Q

Previsão do tempo

11° C
  • Thursday 15° C
  • Friday 14° C
  • Saturday 13° C
11° C
  • Thursday 15° C
  • Friday 14° C
  • Saturday 13° C
12° C
  • Thursday 15° C
  • Friday 14° C
  • Saturday 13° C

Baleia com quase 20 metros e 39 toneladas dá à costa morta

EXCLUSIVO

ASSINE JÁ
Uma baleia comum com 18,80 metros de comprimento e que se estima pese perto de 39 toneladas apareceu morta na manhã da passada segunda-feira na Praia de São Romeu, um pesqueiro que não é utilizado por banhistas e que é constituído por pedras, em Salir do Porto, nas Caldas da Rainha, à entrada da baía de São Martinho, tendo sido rebocada para o porto de abrigo da Nazaré.
Arrojada junto à Praia de São Romeu, em Salir do Porto

O pescador Pedro Mendes ia para a faina quando por volta das sete e meia se deparou com a baleia junto às rochas. “Saí para o mar com a minha tripulação e avistámos a baleia rente às pedras. Aproximei-me e vi que que já estava morta. Telefonei logo à Polícia Marítima da Nazaré”, contou.

O comandante da Capitania do Porto da Nazaré, Zeferino Henriques, relatou que “decidimos trazer a baleia para o porto da Nazaré porque não existiam outras condições melhores para ser removida”.

“As condições meteorológicas eram favoráveis. Esperámos que a maré subisse e antes da praia-mar conseguimos removê-la e rebocá-la”, adiantou.

A operação, que envolveu cerca de uma dezena de pessoas, foi concretizada pelas três da tarde por uma lancha da Estação Salva-Vidas da Nazaré, acompanhada por uma lancha da Polícia Marítima. Os bombeiros de São Martinho do Porto prestaram apoio. A ação foi seguida por uma equipa do Centro de Reabilitação de Animais Marinhos situado em Ílhavo, Aveiro. A chegada ao porto da Nazaré aconteceu após mais de três horas.

“O Município das Caldas está a encetar as diligências para que uma empresa especializada venha fazer a recolha”, disse o comandante da capitania. A Proteção Civil das Caldas da Rainha orientou a transferência da baleia para São João da Madeira para ser incinerada.

O animal apresentava alguns ferimentos, mas desconhece-se as causas da morte do mamífero, do sexo masculino, que vão ser apuradas por duas biólogas do centro de reabilitação.

(0)
Comentários
.

0 Comentários

Deixe um comentário

Últimas

Artigos Relacionados

Choque aparatoso na Rua Vitorino Fróis

Um choque aparatoso entre duas viaturas na Rua Vitorino Fróis, na cidade das Caldas da Rainha, ao final da manhã desta terça-feira, levou a que um dos carros ficasse virado de lado. Os dois condutores foram assistidos pelos bombeiros mas recusaram transporte ao hospital.

Pai e filho julgados por matar rapariga

Inicia-se nesta quarta-feira, 30 de novembro, no Tribunal de Leiria, o julgamento do jovem de 20 anos e do pai, de 46 anos, acusados de estarem envolvidos na morte de Soraia Sousa, de 18 anos, a 3 de outubro do ano passado, no largo junto à estação de caminhos de...

martinganca