Q

Previsão do tempo

12° C
  • Friday 13° C
  • Saturday 13° C
  • Sunday 14° C
12° C
  • Friday 14° C
  • Saturday 13° C
  • Sunday 14° C
13° C
  • Friday 14° C
  • Saturday 13° C
  • Sunday 15° C

Baleia com quase 20 metros e 39 toneladas dá à costa morta

EXCLUSIVO

ASSINE JÁ
Uma baleia comum com 18,80 metros de comprimento e que se estima pese perto de 39 toneladas apareceu morta na manhã da passada segunda-feira na Praia de São Romeu, um pesqueiro que não é utilizado por banhistas e que é constituído por pedras, em Salir do Porto, nas Caldas da Rainha, à entrada da baía de São Martinho, tendo sido rebocada para o porto de abrigo da Nazaré.
Arrojada junto à Praia de São Romeu, em Salir do Porto

O pescador Pedro Mendes ia para a faina quando por volta das sete e meia se deparou com a baleia junto às rochas. “Saí para o mar com a minha tripulação e avistámos a baleia rente às pedras. Aproximei-me e vi que que já estava morta. Telefonei logo à Polícia Marítima da Nazaré”, contou.

O comandante da Capitania do Porto da Nazaré, Zeferino Henriques, relatou que “decidimos trazer a baleia para o porto da Nazaré porque não existiam outras condições melhores para ser removida”.

“As condições meteorológicas eram favoráveis. Esperámos que a maré subisse e antes da praia-mar conseguimos removê-la e rebocá-la”, adiantou.

A operação, que envolveu cerca de uma dezena de pessoas, foi concretizada pelas três da tarde por uma lancha da Estação Salva-Vidas da Nazaré, acompanhada por uma lancha da Polícia Marítima. Os bombeiros de São Martinho do Porto prestaram apoio. A ação foi seguida por uma equipa do Centro de Reabilitação de Animais Marinhos situado em Ílhavo, Aveiro. A chegada ao porto da Nazaré aconteceu após mais de três horas.

“O Município das Caldas está a encetar as diligências para que uma empresa especializada venha fazer a recolha”, disse o comandante da capitania. A Proteção Civil das Caldas da Rainha orientou a transferência da baleia para São João da Madeira para ser incinerada.

O animal apresentava alguns ferimentos, mas desconhece-se as causas da morte do mamífero, do sexo masculino, que vão ser apuradas por duas biólogas do centro de reabilitação.

(0)
Comentários
.

0 Comentários

Deixe um comentário

Últimas

Artigos Relacionados

GNR leva presentes de alunos a idosos

Alunos da turma 8C da Escola Básica e Secundária Fernão do Pó, do Bombarral, prepararam presentes alusivos à páscoa para serem distribuídos por idosos que vivem no concelho.

idosos

Barbeiro desaparecido

Um barbeiro brasileiro, de 42 anos, está desaparecido desde 3 de março, havendo suspeitas de que se possa ter afogado no mar na Foz do Arelho, localidade onde residia, mas não havendo testemunhas todas as hipóteses estão em aberto, tendo o caso sido comunicado ao Ministério Público e à Polícia Judiciária.

desaparecido0

Ministério Público acusou menor que terá esfaqueado a irmã até à morte

A jovem de 16 anos que terá esfaqueado até à morte a irmã, três anos mais velha, em agosto do ano passado, na casa onde viviam com o pai, no bairro da Fonte Boa, em Peniche, foi agora acusada pelo Ministério Público dos crimes de homicídio qualificado e profanação de cadáver.

lara