Q

Previsão do tempo

16° C
  • Friday 17° C
  • Saturday 15° C
  • Sunday 15° C
16° C
  • Friday 17° C
  • Saturday 15° C
  • Sunday 15° C
17° C
  • Friday 17° C
  • Saturday 15° C
  • Sunday 16° C
Paulo Pessoa de Carvalho

“O concelho precisa de uma mudança e de um estímulo novo”

Marlene Sousa

EXCLUSIVO

ASSINE JÁ
Continua o programa “Especial Autárquicas 2021” da Rádio Mais Oeste e JORNAL DAS CALDAS. Paulo Pessoa de Carvalho, candidato à Câmara Municipal das Caldas da Rainha pela Coligação “Caldas Mais Rainha”, foi o entrevistado no passado dia 22. A coligação é liderada pelo CDS-PP e congrega o Partido da Terra (MPT), o Partido Popular Monárquico (PPM) e o Nós, Cidadãos (NC), que segundo Paulo Pessoa de Carvalho, “poderão oferecer às Caldas da Rainha um caminho de futuro”.
O empresário acha que “Caldas não se projeta para fora”

JORNAL DAS CALDAS: Porquê esta coligação na sua candidatura?

Paulo Pessoa de Carvalho: Refleti muito sobre a forma como me deveria candidatar à Câmara das Caldas. Pensei fazê-lo sempre com o apoio do CDS-PP, que é o meu partido e aquele que defende os valores que eu mais acredito e transmito aos meus filhos e netos. Com o MPT as questões ambientais estão muito presentes como também estão no PPM. São partidos que têm uma abertura a um tipo de pessoas que não querem estar agarradas a uma ideologia política, mas têm ideias válidas. O objetivo foi claramente alargar o espectro, procurando pessoas capazes de ter um sentido crítico e apresentar soluções em prol do concelho.

J.C. – Disse na apresentação da sua candidatura que quer um patamar de excelência para as Caldas do qual nunca devíamos ter saído. Quando é que tivemos esse patamar e quando é que o perdemos?

P.P.C: Tivemos esse patamar antes e no pós 25 de Abril até a década de 80. Daí para a frente Caldas da Rainha começou a perder a sua excelência. Houve uma altura que disputávamos com Leiria, que nos ultrapassou. Depois começámos a disputar com Torres Vedras, que também agora é mais importante que Caldas.

Fomos de facto uma referência em termos nacionais. Era o local onde as pessoas vinham fazer férias e onde vinham às compras porque tínhamos marcas de referência. Caldas tinha um comércio com poder e riqueza e vinham imensas pessoas de Lisboa fazer as suas compras.

Nós também tivemos uma indústria riquíssima onde a cerâmica se afirmou com a Secla e Rafael Bordalo Pinheiro. Sei que o mercado mudou, nomeadamente devido ao mercado asiático, mas de facto houve uma despreocupação com aquilo que é o motor de uma cidade.

J,C.- Continuamos no meio de uma pandemia. Ninguém esperava e deitou abaixo a economia. Tem algum plano para a inversão e para cativar mais pessoas às Caldas da Rainha?

P.P.C: A Covid-19 não travou a nossa estratégia para o concelho e é isso que pretendemos seguir. Em primeiro lugar as Caldas tem que ser comunicada para dentro e para fora. Caldas não se vende e projeta para fora. Com base numa comunicação diferente podemos chamar mais empresas para investir e criar um atrativo turístico que seja diferenciador. Comunicar muito bem para dentro e para fora é o nosso principal objetivo. Temos que criar impactos positivos com tudo o que fazemos.

Temos a Foz do Arelho que é única, uma vida rural em nosso torno fantástica e freguesias que oferecem qualidade de vida. Existe a Praça da Fruta que podia ser mais atrativa e convidativa.

Vamos ter também muitas novidades no setor agrícola.

J.C. – Uma forte machadada foi a anulação de muitos eventos nas Caldas da Rainha devido à pandemia…

P.P.C.: É verdade. Estávamos já com alguma dinâmica de eventos quando aconteceu a interrupção do mês de março.

No entanto se eu tivesse na Câmara havia mais dinâmica, eventos, atividades, investidores e negócios.

J.C. – Vai organizar nas Caldas um evento em agosto?

P.P.C.: Eu estive muitos anos ligado a eventos e continuo. Trabalhei com a Câmara das Caldas, fez-se o Verão da Foz. Estudo a vida dos diferentes concelhos do país e vejo o que posso fazer e proponho eventos. Naturalmente com a Covid-19 muitas coisas foram canceladas e deixámos de fazer espectáculos, entre outras iniciativas.

Agora acho que já estão reunidas as condições para voltar e vou levar a cabo a 20 de agosto um concerto na Expoeste com o cantor José Cid. Não é uma iniciativa de campanha política, mas acho que as atividades têm que retomar a favor da cultura e economia, adaptando-se às novas realidades. Estou em conversa com a Direção Geral de Saúde para perceber o processo e as regras para que o espetáculo decorra com segurança. É um desafio e uma prova que a vida tem que continuar. Os tempos mudaram e temos que viver de forma diferente e responsável.

J.C. – O Paulo Pessoa de Carvalho é empresário e é oriundo de uma família de empresários que deixaram história em Caldas da Rainha com a Secla. Como é que se pode ajudar a revitalizar o comércio tradicional das Caldas?

P.P.C.: Os tempos mudaram e há muitas compras online e as pessoas gostam de ir passear para os centros comerciais. Acho que a autarquia tem que criar condições atrativas. Vender uma imagem global da cidade não é o comerciante que o faz. Tem que haver uma comunicação certa para o exterior que passe a mensagem de Caldas como uma cidade de qualidade e isso não está a acontecer. Primeiro criava mais atração na cidade para captar mais visitantes e isso dinamizava mais o comércio.

Não posso deixar de falar da Secla e do meu avô porque é uma espinha brutal. Se um dia ganhar o Euromilhões uma coisa que fazia era criar novamente a Secla, que marcou esta cidade.

J.C. – O que defende para as Caldas: a requalificação do Hospital das Caldas ou um novo Hospital do Oeste, mesmo que saia do concelho?

P.P.C.: Não podemos olhar só para o nosso umbigo, não somos os donos do Oeste. Defendo a parceria com concelhos vizinhos em diversas áreas em prol da região. Acho fundamental lutar pelo novo Hospital do Oeste e claro que fique nas Caldas ou junto a um concelho que faça fronteira com o nosso. Hoje se uma pessoa parte um braço vai à unidade das Caldas e é transferido para Torres Vedras. Temos que lutar com todas as nossas forças para que seja possível nascer o novo Hospital do Oeste.

A linha do Oeste é outra luta. Apesar de já haver avanços, há pequenos pormenores que têm de ser melhorados.

J.C. – Sempre vai concorrer a todas as freguesias do concelho das Caldas? Quem são os candidatos à Câmara?

P.P.C.: Na apresentação da minha candidatura apresentei a cabeça de lista à Assembleia Municipal, a caldense e deputada municipal do CDS-PP, Sofia Cardoso. Apresentei ainda o candidato à União de Freguesias de Nossa Senhora do Pópulo, Coto e São Gregório, Rui Vieira, e o candidato a presidente da União de Freguesias de Santo Onofre e Serra do Bouro, Carlos Elias.

Reconheço-me como um guerreiro que vai à luta. Mas lamento dizer que não vou concorrer a todas as freguesias. Falei com dezenas de pessoas e de facto gente competente, mas que tem um receio enorme do poder instalado. A força do PSD aqui é brutal e as pessoas têm medo de ir contra este partido porque trabalham na coletividade ou porque pertencem ao clube ou àquela escola. O que aconteceu foi uma preparação em todas as freguesias onde ficou uma semente, com representantes nas assembleias. Nós vamos concorrer à presidência de sete juntas de freguesia. Além das que já referi vamos candidatar-nos à União de Freguesias de Tornada e Salir do Porto, Foz do Arelho, Santa Catarina, Salir de Matos e A-dos-Francos.

A equipa à Câmara Municipal, para além de mim, é composta por Ágata Ferreira (médica), Luís Branco (economista), Clara Roque (solicitadora), Francisco Toscano (empresário), Filipa Martino (empresária), Pedro Félix (engenheiro civil), Susete Santos (empresária) e Manuel Isaac (ex-autarca e ligado ao setor agrícola).

É uma equipa com uma experiência de vida que pode fazer a diferença pelas Caldas.

J.C. – Na apresentação da sua candidatura o presidente do CDS-PP, Francisco Rodrigues dos Santos, falou dos políticos presos e que a corrupção continua a ser um dos principais problemas em Portugal. Defende que haja uma verdadeira mobilização da classe política contra a corrupção?

P.P.C.: De facto alguns mereciam estar presos e não estão. Acontece de uma forma descarada e inadmissível e é preciso travar estes comportamentos execráveis das pessoas que têm cargos públicos de grande responsabilidade. Há uma grande falta de respeito e acho que ninguém espera políticos fantásticos, mas sim honestos.

J.C. – Qual a mensagem que quer deixar aos caldenses que vão votar a 26 de setembro?

P.P.C: Estejam atentos ao nosso programa em concreto que vai ser divulgado brevemente. Acreditem que eu estou nisto de coração e cheio de vontade de dar o melhor pela minha cidade. Queremos uma cidade mais “rainha” e voltar a ter a excelência que já teve. O concelho precisa de uma mudança e de um estímulo novo.

(0)
Comentários
.

0 Comentários

Deixe um comentário

Últimas

Artigos Relacionados

“Flash mob” comemorou 30 anos da EB de Santo Onofre

Um “flash mob” com a participação de cerca de uma centena de pessoas para assinalar os 30 anos da Escola Básica de Santo Onofre foi o momento alto do Dia Aberto daquele estabelecimento escolar, que decorreu no passado sábado.

dji 0226 0161

PSP intervém em jogo de futebol

O Comando Distrital da Polícia de Leiria da PSP transmitiu que no final de um jogo de futebol do escalão júnior realizado no passado sábado no Campo Luís Duarte, nas Caldas da Rainha, o juiz da partida “comunicou ao comandante do policiamento” ter existido uma “suposta tentativa de agressão ao árbitro” por parte do treinador de uma das equipas.