Foram oito semanas de trabalho e de interação online com os participantes, que tiveram como desafio construir e programar, em casa, um braço robótico, a partir de um kit preparado para o efeito.
“Este novo modelo de bootcamp é uma aposta na continuidade da formação em linguagens de programação e robótica com aplicação prática. É uma oportunidade que os nossos alunos têm de aprender as bases da eletrónica, de escreverem código, e de conseguirem ter o seu primeiro robô construído em casa”, explicou André Duque, coordenador do projeto.
Terminada a iniciativa, o balanço é “extremamente positivo”. “Todos os objetivos foram cumpridos, os participantes estiveram muito focados e empenhados, sendo de destacar o envolvimento dos pais nesta ação. Também eles acabaram por participar no Robot Bootcamp”.
O bootcamp começou em maio com uma sessão exclusiva para pais e encarregados de educação, e contou com uma sessão extra no dia 6 de julho (para correção de código e montagem de pequenas componentes de alguns robôs).
As sessões de trabalho decorreram através da Stepforma, uma plataforma de e-learning propriedade de uma das empresas do Óbidos Parque, a Núcleo Inicial.
O Robot Bootcamp é uma iniciativa lançada em 2015 com o objetivo de proporcionar formação em linguagens de programação, valorizando os currículos de crianças e jovens em idade escolar numa área crucial para o seu futuro profissional. “É a resposta ao compromisso social que assumimos de formação nestas áreas, e é também uma aposta naquilo que é o mais importante da economia digital: o talento”, declarou Miguel Silvestre, diretor executivo do Óbidos Parque.
Inicialmente coordenado pelo Óbidos Parque e pelo município de Óbidos, em parceria com o Agrupamento de Escolas Josefa de Óbidos, o projeto é agora liderado e dinamizado, de forma integral, pelo Óbidos Parque.
0 Comentários