Q

Previsão do tempo

13° C
  • Thursday 16° C
  • Friday 16° C
  • Saturday 14° C
13° C
  • Thursday 17° C
  • Friday 16° C
  • Saturday 14° C
14° C
  • Thursday 17° C
  • Friday 16° C
  • Saturday 14° C

Casa José Saramago acolhe nova Biblioteca Municipal

EXCLUSIVO

ASSINE JÁ
Foi inaugurada no passado dia 8, em Óbidos, na Casa José Saramago, a nova Biblioteca Municipal. Um espaço que integra um novo projeto cultural e educativo, desenhado a pensar nas pessoas e nas suas histórias. A programação, assente em quatro eixos – som, palavra, imagem e objeto – pretende possibilitar uma troca direta de conhecimentos e experiências, saberes e fazeres entre todas as gerações.
Pilar del Rio marcou presença na inauguração

“O conhecimento vem, sobretudo, a partir dos livros”, refere o presidente da Câmara Municipal de Óbidos, reafirmando a ideia de que “somos os livros que lemos”. Humberto Marques diz que acredita “na dimensão humana do ser” e, por isso, é preciso “ter boas bibliotecas para que as pessoas possam chegar àquilo que nós sonhamos para o território”.

Aludindo à posição de José Saramago, Humberto Marques destacou a importância “da democratização dos livros”. “Considero que essa é uma responsabilidade pública e temos de democratizar esse acesso”, concluiu.

Uma ideia defendida por Pilar del Rio, viúva de José Saramago e presidente da Casa com o nome do Nobel português da Literatura. “Para as pessoas da zona, é importante ter uma biblioteca, porque nem todos têm dinheiro para comprar livros”, disse, exemplificando que “toda a formação de José Saramago foi feita em bibliotecas municipais”. “Se não fossem as bibliotecas, nunca teria sido escritor, mas também não teria sido o homem que foi e continua a ser”, garantiu Pilar Del Rio, frisando que “uma biblioteca não é um museu”. “Os livros têm pessoas dentro”, vincou.

José Pinho, da Sociedade Óbidos Vila Literária, disse que a Casa Saramago “deveria ter uma atividade regular e, depois de ver o que aqui está hoje, estou com uma grande satisfação”.

Ana Sofia Godinho, chefe de Divisão de Educação do Município de Óbidos, manifestou que “queremos que os obidenses se revejam nesta casa, nesta biblioteca”. A responsável explicou que, para além das valências tradicionais de uma biblioteca e dos quatro eixos que vão nortear a sua estratégia, “recuperámos o Story Centre, que é a forma como as crianças veem o [seu] território e vamos ter a primeira exposição dos trabalhos desses alunos e queremos, ao longo do tempo, ir atualizando [todo este espólio]”.

A Casa José Saramago – Biblioteca Municipal de Óbidos, abre das 10h00 às 18h00, de segunda a sexta, com uma lotação máxima de 25 pessoas, devido às restrições que se encontram em vigor.

(0)
Comentários
.

0 Comentários

Deixe um comentário

Últimas

Artigos Relacionados

Óbidos Vila Gaming regressa de 4 a 12 de maio

Estava previsto realizar-se de dois em dois anos, mas o sucesso da primeira edição em 2023 fez com que o Óbidos Vila Gaming voltasse a repetir-se já este ano, de 4 a 12 de maio.

obidosgaming2

PSP intervém em jogo de futebol

O Comando Distrital da Polícia de Leiria da PSP transmitiu que no final de um jogo de futebol do escalão júnior realizado no passado sábado no Campo Luís Duarte, nas Caldas da Rainha, o juiz da partida “comunicou ao comandante do policiamento” ter existido uma “suposta tentativa de agressão ao árbitro” por parte do treinador de uma das equipas.

Bárbara Costa no “Centro das Conversas”

A iniciativa “Centro das Conversas”, realizada no passado dia 20, no Shopping Center La Vie Caldas da Rainha, contou com a presença de Bárbara Costa, Miss Petite Mesoamérica Portugal 2024 e vencedora do Mesoamerica International 2024, concurso de beleza e dança.

miss