Q

Previsão do tempo

16° C
  • Friday 23° C
  • Saturday 20° C
  • Sunday 24° C
16° C
  • Friday 24° C
  • Saturday 20° C
  • Sunday 24° C
16° C
  • Friday 25° C
  • Saturday 22° C
  • Sunday 26° C

Vários municípios do Oeste condicionados devido à pandemia

Francisco Gomes

EXCLUSIVO

ASSINE JÁ
Desde a passada sexta-feira alguns municípios da região Oeste passaram a estar mais limitados devido à pandemia de Covid-19, como é o caso dos concelhos de Alenquer, Arruda dos Vinhos e Torres Vedras, a quem se se aplicam medidas de risco elevado, e Sobral de Monte Agraço, em risco muito elevado.

Entraram em alerta os municípios de Bombarral, Lourinhã, Nazaré e Óbidos, podendo vir a recuar no desconfinamento.

Vizinho do concelho das Caldas da Rainha, Rio Maior, pertencente ao Ribatejo, está em risco elevado.

De forma a conter o aumento de incidência que se tem verificado, prevê-se nos concelhos de risco elevado e muito elevado que as pessoas se devem abster de circular em espaços e vias públicas e permanecer no respetivo domicílio no período compreendido entre as 23h00 e as 05h00.

Os restaurantes, cafés e pastelarias podem funcionar até às 22h30 (no interior, com um máximo de seis pessoas por grupo e em esplanada dez pessoas por grupo) e o comércio a retalho alimentar, não alimentar e prestação de serviços têm permissão até às 21h00.

Espetáculos culturais podem decorrer até às 22h30, casamentos e batizados com 50% da lotação, eventos em exterior com diminuição de lotação, a definir pela Direção-Geral da Saúde, e Lojas de Cidadão com atendimento presencial por marcação.

Há permissão de prática de todas as modalidades desportivas sem público.

Tanto os concelhos em alerta como todos os outros que não estão em risco elevado ou muito elevado, mantêm-se as atuais regras, entre as quais se destaca a admissão até à meia-noite e encerramento até à uma da manhã dos restaurantes, cafés e pastelarias (máximo de seis pessoas no interior ou dez pessoas em esplanadas) e o restante comércio a poder funcionar com horário do respetivo licenciamento.

Transportes públicos com lotação de dois terços ou com a totalidade da lotação nos transportes que funcionem exclusivamente com lugares sentados, espetáculos culturais até à meia-noite, salas de espetáculos com lotação a 50% e recintos desportivos com 33% da lotação, são algumas das restrições.

Proibidos cortes de serviços essenciais

O Governo anunciou a decisão de prorrogar até 1 de outubro a proibição do corte de serviços essenciais de água, energia eléctrica, gás natural e comunicações eletrónicas.

A medida tinha terminado no último dia de junho, mas devido à incidência da pandemia foi prolongada.

“Jovens sem máscara”

“Nos últimos dias, a subida de casos tem sido evidente, sendo os jovens essencialmente a origem deste surto. Os cuidados são poucos e há que controlar os nossos jovens, nos vários espaços onde possam estar, e garantir que também eles percebam a dificuldade que nos impactará a todos se a constante subida de casos levar ao “encerramento” e recuo no desconfinamento que vínhamos a ter desde há uns bons tempos”, manifestou Walter Chicharro, presidente da Câmara da Nazaré.

“Vem isto a propósito de uma simples passagem pelos vários espaços públicos e privados no concelho onde podemos encontrar jovens, onde é possível ver que se criam ajuntamentos e principalmente que poucos ou nenhuns destes jovens usam máscara”, referiu.

O autarca transmitiu que “fico ainda mais preocupado quando me chegam notícias de festas, em que até uma suposta entrega de teste negativo permite o acesso à mesma. Não sei quem as promove mas sei que assim vamos continuando a criar condições para que o número de casos suba exponencialmente com as consequências que todos sabemos”.

PSP termina convívio na praia

Uma festa convívio promovida pela Beach Soccer Worldwide, entidade que organiza eventos de futebol de praia no Estádio do Viveiro, na Nazaré, em colaboração com a Câmara, foi interrompida por agentes da PSP cerca da uma e meia da manhã de 25 de junho.

O convívio, no interior da tenda do estádio, decorria à margem da fase de qualificação para o Campeonato do Mundo 2021 de futebol de praia.

A ordem para o fim da festa foi acatada sem contestação.

Reforço da vacinação

Paulo Inácio, presidente da Câmara de Alcobaça, declarou que “nas próximas duas a três semanas, o reforço de vacinação será substancial, ultrapassando a média das 800 vacinações diárias”.

O autarca apelou “à compreensão dos munícipes relativamente às dificuldades acrescidas que necessariamente ocorrerão devido a este crescimento”, anunciando que a PSP passará a ter presença praticamente constante ao nível da colaboração do tráfego rodoviário junto ao pavilhão gimnodesportivo onde decorre a vacinação, bem como no fornecimento de informação emanada pelas autoridades de saúde.

A presença da Proteção Civil Municipal passará também a ser reforçada.

Confusão nas Caldas

Continuam as filas e os relatos de queixas das pessoas que vão ao Centro de Vacinação das Caldas da Rainha, no Pavilhão da Mata.

O aumento do ritmo de vacinação está a fazer as pessoas esperarem mais nas filas, o que poderia ser encarado como natural, não fosse alguma confusão gerada em vários dias, devido à aglomeração que se registou.

No passado domingo a PSP foi chamada ao local.

Casos ativos aumentam na região Oeste

O total de óbitos associados à Covid-19 na região Oeste situa-se em 738. De acordo com a divulgação até à manhã de 6 de julho, Torres Vedras registava 173 óbitos (mantinha) e era o concelho com mais mortes.

Caldas da Rainha era o segundo município com mais falecimentos, sendo 144 (mantinha). Alcobaça apresentava 78 (mantinha), Alenquer 77 (mantinha), Arruda dos Vinhos 60 (mantinha), Óbidos 49 (mantinha), Peniche 48 (mantinha), Lourinhã 38 (mantinha), Bombarral 23 (mantinha), Sobral de Monte Agraço 20 (mantinha), Nazaré 16 (mantinha) e Cadaval 12 (mantinha).

Em relação aos casos ativos na Região Oeste, a soma não se torna possível uma vez que o concelho de Alenquer deixou de divulgar e a variação é maior do que se passa com o número de óbitos.

Em Torres Vedras havia 166 (mais 65), Lourinhã 90 (mais 61), Caldas da Rainha 78 (menos 5), Sobral de Monte Agraço 75 (mais 49), Alcobaça 47 (mais 13), Nazaré 53 (mais 29), Peniche 41 (mais 33), Arruda dos Vinhos 24 (menos 9), Bombarral 20 (mais 10), Óbidos 13 (mais 5) e Cadaval 4 (mais 2).

Não pertencendo à região Oeste, mas por ser um concelho que faz fronteira com o de Caldas da Rainha, eis os dados referentes a Rio Maior: 52 óbitos (mantinha) e 25 casos ativos (menos 36). No total já houve 2512 (mais 12) e 2435 recuperaram (mais 48). Havia 55 pessoas em vigilância ativa (menos 130).

Total de casos confirmados: Torres Vedras – 6222 (mais 127); Alenquer – 4258 (mais 75); Alcobaça – 3083 (mais 48); Caldas da Rainha – 2655 (mais 20); Peniche – 1910 (mais 34); Lourinhã – 1438 (mais 76); Arruda dos Vinhos – 1315 (mais 16); Sobral de Monte Agraço – 981 (mais 52); Nazaré – 785 (mais 36); Óbidos – 642 (mais 7); Bombarral – 618 (mais15); Cadaval – 571 (mais 6).

Total de casos recuperados: Torres Vedras – 5883 (mais 62); Alcobaça – 2958 (mais 35); Caldas da Rainha – 2433 (mais 25); Peniche – 1821 (mais 1); Lourinhã – 1310 (mais 15); Arruda dos Vinhos – 1231 (mais 25); Sobral de Monte Agraço – 886 (mais 3); Nazaré – 716 (mais 7); Óbidos – 580 (mais 2); Bombarral – 575 (mais 5); Cadaval – 555 (mais 4). Alenquer não divulgou.

Ao nível das freguesias, no concelho de Peniche existiam 16 casos na cidade (mais 14), 16 em Atouguia da Baleia (mais 14), 7 na Serra d’El Rei (mais 4) e 2 em Ferrel (mais 1). Em quarentena estavam 330 (mais 66).

A distribuição de casos ativos pelas freguesias de Torres Vedras fazia-se da seguinte forma: União de Freguesias de Santa Maria, São Pedro e Matacães: 47 (mais 19); União de Freguesias de A-dos-Cunhados e Maceira: 29 (mais 11); Silveira: 28 (mais 19); Ventosa: 12 (menos 8); União das Freguesias de Campelos e Outeiro da Cabeça: 8 (mais 7); União das Freguesias de Dois Portos e Runa: 8 (mais 8); São Pedro da Cadeira: 7 (mais 5); Ponte do Rol: 6 (mais 5); Freiria 5 (menos 3); Turcifal: 5 (menos 3); União das Freguesias de Carvoeira e Carmões: 5 (mais 4); Ramalhal: 4 (menos 1); União das Freguesias de Maxial e Monte Redondo: 2 (mais 2)

Existiam 407 contatos (mais103) sob vigilância ativa das autoridades de saúde.

Na semana de 27 de junho a 3 de julho, foram realizados 3659 testes, que apresentaram uma taxa de positividade de 3,3%.

O número de casos de Covid-19 associado a trabalhadores agrícolas e com quem coabitam e trabalhadores em empresas não agrícolas registava 26 casos ativos (mais 8).

Na Nazaré havia 47 casos na vila (mais 27), cinco em Valado dos Frades (mais 3) e um em Famalicão (menos 1).

Na Lourinhã havia 234 pessoas em isolamento (mais 140) e 24 em vigilância passiva (mais 8).

Em Sobral de Monte Agraço havia 155 pessoas (mais 55) em vigilância ativa (efetuada pela autoridade de saúde – confinamento obrigatório), 58 (mais 26) em vigilância sobreativa (efetuada pelos médicos de medicina geral e familiar), 13 em vigilância passiva (mais 2) e 213 (mais 81) em isolamento.

(0)
Comentários
.

0 Comentários

Deixe um comentário

Artigos Relacionados

Os Golpe lançaram novo álbum “Terra do Diabo”

O grupo musical Golpe lançou um novo álbum, intitulado “Terra do Diabo”. O quinteto é da Benedita, mas tem dois elementos que são das Caldas da Rainha.
Da banda fazem parte Carlos Marques (voz, baixo e guitarra acústica), Samuel Lucas (guitarra e back vocals), João Carlos (teclados) e os músicos das Caldas da Rainha, Luís Agostinho (teclados) e Louie Russo (bateria e back vocals).

golpe 1

Papagaios gigantes coloriram o céu na Foz do Arelho

O passado fim-de-semana foi de grande animação na Foz do Arelho, com diversos eventos a terem lugar, no âmbito do 2º Festival da Lagoa. No domingo, os papagaios tomaram conta do céu.

primeira

Urgência de Ginecologia/Obstetrícia e Bloco de Partos continuam fechados ao fim de semana

A Urgência de Ginecologia/Obstetrícia e Bloco de Partos no hospital das Caldas da Rainha, na Unidade Local de Saúde (ULS) do Oeste, vão continuar a não receber utentes entre as manhãs de sexta-feira e de segunda-feira e quem necessitar de assistência médica deverá dirigir-se ao Hospital de Santarém, pertencente à ULS da Lezíria.

urgencia