Q

Previsão do tempo

13° C
  • Friday 13° C
  • Saturday 13° C
  • Sunday 14° C
13° C
  • Friday 13° C
  • Saturday 13° C
  • Sunday 14° C
13° C
  • Friday 14° C
  • Saturday 13° C
  • Sunday 14° C

Comemorações dos 107 anos de concelho

Francisco Gomes

EXCLUSIVO

ASSINE JÁ
O concelho do Bombarral assinalou os seus 107 anos de existência com um programa comemorativo que arrancou na noite de 28 de junho com a apresentação, no Teatro Eduardo Brazão, do livro “Da Guerra à Paz – Bombarralenses na Primeira Guerra Mundial”, uma obra da autoria de Fernando Pais que recorda os 131 soldados naturais do Bombarral que participaram naquele conflito.
Atuação de Cuca Roseta (fotos José António)

Ao evento, não aberto ao público, assistiram familiares dos soldados referenciados na obra, a quem foi entregue um exemplar do livro. De seguida subiu ao palco a fadista Cuca Roseta, para uma atuação transmitida no Facebook, tendo a noite finalizado com um espetáculo de fogo de artifício, que ocorreu em vários pontos da vila e do concelho.

O dia seguinte, feriado municipal, iniciou-se com o hastear das bandeiras nos Paços do Município, após o qual foi feita a entrega de uma ambulância de transporte de doentes não urgentes aos Bombeiros Voluntários do Bombarral, numa oferta que envolveu a autarquia e um grupo de emigrantes bombarralenses residentes no Canadá.

O presidente da direção da Associação Humanitária dos Bombeiros Voluntários do Bombarral, Victor Garcia, afirmou que “num ano tão difícil seria impossível fazer investimentos tão necessários à vida desta associação”. As contas deste ano apresentam “um prejuízo elevado”, devido à pandemia, revelou.

O programa comemorativo prosseguiu com a abertura do “Céu de Cor”, iniciativa que cobriu a Rua do Comércio com mais de dois mil aros coloridos ao longo dos cerca de duzentos metros desta artéria da vila do Bombarral, que constitui um ponto de atração de visitantes.

Seguiu-se a inauguração da Horta Comunitária, junto ao Centro de Saúde. Dirige-se a “pessoas de âmbito mais citadino e que não possuem porção nenhuma de terreno para cultivarem, funcionando também como terapia ocupacional”, descreveu o presidente da Câmara Municipal do Bombarral, Ricardo Fernandes.

A abertura do novo espaço da Área de Serviço para Autocaravanas, foi outro dos momentos.

No período da tarde teve lugar a sessão solene da Assembleia Municipal comemorativa do aniversário do concelho, que teve como ponto alto a entrega da “Medalha de Serviço Público – Grau Ouro” ao antigo funcionário da autarquia João Guilherme Gonçalves Gomes.

Na sessão usaram da palavra todos os partidos. Hugo Filipe, representante do CDS, realçou o trabalho passado dos autarcas eleitos pelo CDS, que “estruturam o Bombarral com os equipamentos sociais que melhor servem os bombarralenses na educação, na cultura e no desporto”.

Conceição Brazão, da CDU, manifestou que o concelho “continua sem perspetivas de desenvolvimento para o futuro, a ser um dos concelhos menos desenvolvidos da região Oeste e a não ter políticas que incentivem a natalidade, a fixação de jovens e a criação de emprego”.

Carlos Fonseca, do PSD, afirmou que o executivo camarário “tem de ter uma política de apoio mais real aos bombarralenses mais afetados pela crise económica”, sustentando que o Bombarral “precisa de medidas concretas para que seja um concelho próspero”.

Susana Manco, do PS, disse que “os caprichos políticos terão de terminar, focalizando-se no interesse municipal. É necessário um amplo consenso entre as forças vivas do concelho sobre qual o Bombarral que pretendemos no futuro”.

O presidente da Câmara declarou que “o Bombarral hoje está melhor do que há quatro anos e orgulhamo-nos de fazer parte desta mudança”. “O Bombarral é considerado e faz parte da equação quando estamos no âmbito supramunicipal”, sublinhou.

As comemorações encerraram com a inauguração das instalações do Canil Intermunicipal do Bombarral e Cadaval, obra que vai permitir melhorar significativamente as condições de recolha dos animais abandonados em ambos os concelhos.

O aniversário do concelho integrou ainda a atividade Museu na Aldeia, que se realizou ao longo da tarde na Columbeira, que neste dia recebeu uma peça do acervo do Museu de Leiria.

(0)
Comentários
.

0 Comentários

Deixe um comentário

Últimas

Artigos Relacionados

GNR leva presentes de alunos a idosos

Alunos da turma 8C da Escola Básica e Secundária Fernão do Pó, do Bombarral, prepararam presentes alusivos à páscoa para serem distribuídos por idosos que vivem no concelho.

idosos

Infantis obidenses vencem em futsal

Em jogo da 4ª jornada da Divisão Distrital - Grupo B de futsal em infantis, no pavilhão da EB 2-3 D. Luís de Ataíde, em Peniche, defrontaram-se no passado dia 24 o Peniche Amigos Clube “B” e a Associação Desportiva de Óbidos. O resultado foi de 2-6.

futsal

Concerto solidário com Guiné

Um concerto solidário de angariação de bens para apoio do trabalho missionário na Guiné vai ter lugar no dia 30 de março, às 20h30, e no dia 31 de março, às 16h00, nos Pimpões, nas Caldas da Rainha.

concerto