Q

Previsão do tempo

13° C
  • Sunday 15° C
  • Monday 19° C
  • Tuesday 21° C
13° C
  • Sunday 15° C
  • Monday 19° C
  • Tuesday 21° C
13° C
  • Sunday 16° C
  • Monday 21° C
  • Tuesday 23° C

Comemorações dos 107 anos de concelho

Francisco Gomes

EXCLUSIVO

ASSINE JÁ
O concelho do Bombarral assinalou os seus 107 anos de existência com um programa comemorativo que arrancou na noite de 28 de junho com a apresentação, no Teatro Eduardo Brazão, do livro “Da Guerra à Paz – Bombarralenses na Primeira Guerra Mundial”, uma obra da autoria de Fernando Pais que recorda os 131 soldados naturais do Bombarral que participaram naquele conflito.
Atuação de Cuca Roseta (fotos José António)

Ao evento, não aberto ao público, assistiram familiares dos soldados referenciados na obra, a quem foi entregue um exemplar do livro. De seguida subiu ao palco a fadista Cuca Roseta, para uma atuação transmitida no Facebook, tendo a noite finalizado com um espetáculo de fogo de artifício, que ocorreu em vários pontos da vila e do concelho.

O dia seguinte, feriado municipal, iniciou-se com o hastear das bandeiras nos Paços do Município, após o qual foi feita a entrega de uma ambulância de transporte de doentes não urgentes aos Bombeiros Voluntários do Bombarral, numa oferta que envolveu a autarquia e um grupo de emigrantes bombarralenses residentes no Canadá.

O presidente da direção da Associação Humanitária dos Bombeiros Voluntários do Bombarral, Victor Garcia, afirmou que “num ano tão difícil seria impossível fazer investimentos tão necessários à vida desta associação”. As contas deste ano apresentam “um prejuízo elevado”, devido à pandemia, revelou.

O programa comemorativo prosseguiu com a abertura do “Céu de Cor”, iniciativa que cobriu a Rua do Comércio com mais de dois mil aros coloridos ao longo dos cerca de duzentos metros desta artéria da vila do Bombarral, que constitui um ponto de atração de visitantes.

Seguiu-se a inauguração da Horta Comunitária, junto ao Centro de Saúde. Dirige-se a “pessoas de âmbito mais citadino e que não possuem porção nenhuma de terreno para cultivarem, funcionando também como terapia ocupacional”, descreveu o presidente da Câmara Municipal do Bombarral, Ricardo Fernandes.

A abertura do novo espaço da Área de Serviço para Autocaravanas, foi outro dos momentos.

No período da tarde teve lugar a sessão solene da Assembleia Municipal comemorativa do aniversário do concelho, que teve como ponto alto a entrega da “Medalha de Serviço Público – Grau Ouro” ao antigo funcionário da autarquia João Guilherme Gonçalves Gomes.

Na sessão usaram da palavra todos os partidos. Hugo Filipe, representante do CDS, realçou o trabalho passado dos autarcas eleitos pelo CDS, que “estruturam o Bombarral com os equipamentos sociais que melhor servem os bombarralenses na educação, na cultura e no desporto”.

Conceição Brazão, da CDU, manifestou que o concelho “continua sem perspetivas de desenvolvimento para o futuro, a ser um dos concelhos menos desenvolvidos da região Oeste e a não ter políticas que incentivem a natalidade, a fixação de jovens e a criação de emprego”.

Carlos Fonseca, do PSD, afirmou que o executivo camarário “tem de ter uma política de apoio mais real aos bombarralenses mais afetados pela crise económica”, sustentando que o Bombarral “precisa de medidas concretas para que seja um concelho próspero”.

Susana Manco, do PS, disse que “os caprichos políticos terão de terminar, focalizando-se no interesse municipal. É necessário um amplo consenso entre as forças vivas do concelho sobre qual o Bombarral que pretendemos no futuro”.

O presidente da Câmara declarou que “o Bombarral hoje está melhor do que há quatro anos e orgulhamo-nos de fazer parte desta mudança”. “O Bombarral é considerado e faz parte da equação quando estamos no âmbito supramunicipal”, sublinhou.

As comemorações encerraram com a inauguração das instalações do Canil Intermunicipal do Bombarral e Cadaval, obra que vai permitir melhorar significativamente as condições de recolha dos animais abandonados em ambos os concelhos.

O aniversário do concelho integrou ainda a atividade Museu na Aldeia, que se realizou ao longo da tarde na Columbeira, que neste dia recebeu uma peça do acervo do Museu de Leiria.

(0)
Comentários
.

0 Comentários

Deixe um comentário

Artigos Relacionados

Cascas de caracóis iluminaram procissão

As Luminárias de São José tiveram lugar na noite do passado domingo no Carvalhal, Bombarral, onde as ruas principais da aldeia estiveram embelezadas com cascas de caracóis iluminadas, tradição anual secular.

caracois

“Maria Rendinhas” volta às escolas do 1o ciclo

No final de março a “Maria Rendinhas” e as rendas de bilros voltam às escolas do 1o ciclo e jardins de infância de Peniche com oobjetivo de divulgar e fomentar esta arte junto dos mais pequenos. O programa, realizado em colaboração com os agrupamentos escolares, no...

rendas

“Remember Party” no Sport Club do Bairro

O Sport Club do Bairro (Bairro da Senhora da Luz), em Óbidos, vai realizar mais uma noite temática para relembrar os anos 80,90 e 2000, com muita música e diversão, ao som de DJ Gabi. Integrado no “Há Festa no Bairro!”, o evento, no dia 1 de abril, tem início às...

remeberparty