Q

Previsão do tempo

14° C
  • Tuesday 16° C
  • Wednesday 14° C
  • Thursday 15° C
14° C
  • Tuesday 16° C
  • Wednesday 14° C
  • Thursday 15° C
14° C
  • Tuesday 17° C
  • Wednesday 14° C
  • Thursday 16° C

Ciclovia na Rua Vitorino Fróis vai ter novo traçado

Francisco Gomes

EXCLUSIVO

ASSINE JÁ
A Câmara Municipal das Caldas da Rainha pediu ao projetista da ciclovia que pretende ligar o Parque Urbano "Abraço Verde" e a Escola Superior de Artes e Design das Caldas da Rainha, no âmbito das obras de regeneração urbana, para fazer uma “proposta de novo traçado”, na sequência dos protestos, em abril, dos moradores e empresários com lojas na Rua Vitorino Fróis, que apresentaram uma queixa ao Ministério Público por considerarem existir violação de regras urbanísticas, nomeadamente por retirar lugares de estacionamento junto aos imóveis.
As obras na Rua Vitorino Fróis foram logo suspensas após o protesto dos moradores e lojistas

O vereador da regeneração urbana, Hugo Oliveira, revelou que na altura solicitou a suspensão dos trabalhos tendo em vista a necessidade de averiguar a classificação da área do loteamento em causa.

Tendo em conta que os proprietários informaram que o terreno onde iria passar a ciclovia resultava de uma operação de loteamento, solicitou o processo aos serviços e conjuntamente com os funcionários do Município verificou que “o terreno resulta de uma área de cedência para o domínio público do Município com indicação de lugares de estacionamento no âmbito de operação urbanística, pelo que inviabiliza a passagem da ciclovia pelo terreno, uma vez que só era possível se a maioria dos proprietários concordasse com tal”.

Foi contactado o projetista por forma a fazer uma proposta de novo traçado que “não colida com o impedimento descrito”.

O vereador Luís Patacho, do PS, fez notar que os moradores “não tiveram conhecimento prévio das obras relativas à construção da ciclovia”, chamando a atenção da Câmara que os munícipes “devem ser informados previamente das obras a realizar pelo Município, bem como dos constrangimentos ou das soluções alternativas propostas.

O autarca referiu que, aquando da aprovação deste projeto, a Câmara concordou criar bolsas de estacionamento nas traseiras dos prédios, a fim de colmatar os lugares de estacionamento que iriam ser suprimidos, contudo, as obras iniciaram-se sem a concretização desta alternativa ao estacionamento ou de outra que resolva os problemas dos moradores e lojistas, que não aceitam a solução de estacionamento junto ao Cencal.

(0)
Comentários
.

0 Comentários

Deixe um comentário

Últimas

Artigos Relacionados

Gaeiras reúne 100 artistas e cerca de 2000 presépios

De 8 a 26 de dezembro vai decorrer no Convento de São Miguel, nas Gaeiras, a 14ª Grande Exposição de Presépios. Durante estes dias, entre as 14 e as 18 horas, poderão ser vistas as obras de 100 artistas e apreciados cerca de dois mil presépios. A diversidade dos materiais, como o barro, a casca de ovo, a madeira, o ferro, o tecido, a joalharia, a cortiça, o vidro, ou até mesmo componentes eletrónicos, constitui uma atração.

presepios

EBI Santo Onobre quer incentivar utilização da bicicleta

No âmbito do Desporto Escolar (DE), a Escola Básica de Santo Onofre, nas Caldas da Rainha, aderiu ao projeto “DE sobre rodas”, que consiste em recolher bicicletas que sirvam para crianças, dos 5 aos 12 anos, ainda em condições para serem usadas, mesmo que precisem de uma pequena reparação.

bicicletas