Q

Previsão do tempo

14° C
  • Friday 17° C
  • Saturday 15° C
  • Sunday 14° C
14° C
  • Friday 17° C
  • Saturday 15° C
  • Sunday 15° C
14° C
  • Friday 16° C
  • Saturday 14° C
  • Sunday 15° C
Escaparate

A dinastia da mediocridade

Rui Calisto

EXCLUSIVO

ASSINE JÁ
A atual postura de alguns políticos revela-nos algo muito elementar: Que a maioria são “mimados meninos ocidentais, que têm tudo e reclamam sempre”.

Durante estes três anos e oito meses de mandato, como deputado na União de Freguesias de Caldas da Rainha – N. S. do Pópulo, Coto e São Gregório, depois de mais de sessenta manifestações em sessões da Assembleia de Freguesia (divididas por propostas, reclamações, comunicados, intervenções, etc.) e de percorrer sistematicamente toda a freguesia (uma área com, aproximadamente, 32 Km2, e com cerca de 19 mil habitantes), sou confrontado com uma frase curiosa: “Não gosto do modo como fazes política”.

Deve ser porque sou interventivo, pugno pela democracia, não fico no sofá a mandar palavreado oco para o ar, e defendo os direitos (cobrando deveres) dos fregueses (e não só dos que me elegeram).

A política que se faz em Portugal, neste século XXI, é miserável, pois valoriza-se mais a simpatia do político do que o trabalho por ele efetuado.

A demagogia pulula diariamente, em todos os concelhos. A desonestidade política chega a patamares inacreditáveis, onde vence quem engendrar as maiores falsidades, quem mais investir na distorção das ideias, quem alardear gongoricamente diferentes promessas, mesmo que seja uma estupidez como o “durante o meu mandato jamais irei derrubar uma árvore”.

Neste último quesito, porém, pode ocorrer que, durante o tal mandato, “por uma terrível necessidade de planeamento urbanístico”, o mesmo poderá mandar abaixo algumas dúzias de espécimes, só porque sim…

Se a maioria dos militantes partidários – sem conhecer a freguesia e o concelho onde reside – deixa-se levar pelos “falinhas mansas”, os políticos matreiros, as raposas, que possuem a perfídia, a mentira, e o engodo como isca, imaginem o que acontece com o modesto eleitor… Que não faz a mínima ideia de como se deve gerir um organismo público, e que não sabe a diferença entre as competências de uma Junta e de uma Câmara Municipal.

Em todos os partidos políticos há o deputado, ou o vereador, que nunca se deslocou a uma freguesia, desconhecendo completamente quais os problemas da mesma, e como pode ajudar a resolvê-los. Além disso, jamais (em quatro anos de Junta, de Assembleia, ou de Câmara) apresentou uma simples proposta, ou alguma ideia sobre o mais banal dos assuntos.

Mas vão para as redes sociais criar movimento, alardear uma preocupação fabulosa com os seus fregueses, e propagar “a urgente salvação dos gatinhos de rua”. Mas se pedimos uma posição definida acerca da extinção das touradas, dão de ombros, pois é um assunto polémico, e temas desse porte não convém discutir, afinal o fofo é parecer simpático e bonito nessas redes, e nas reuniões dos órgãos autárquicos.

Hoje em dia, a internet é utilizada para apregoar um discurso político que não se coaduna com a verdade, pois, a maioria dos eleitos, por nunca terem andado no terreno, desconhecem, por exemplo, qual o motivo pelo qual a água potável não chega com qualidade a uma freguesia. A articulação é toda feita à base do parecer. O mau político corrompe os seus pares, com conveniências que se perfilam às dele, e conspurca o debate leal, claro e honesto.

Depois de uma eleição, com uma tremenda derrota assegurada, esse mau político culpa o adversário pelo seu desaire, mas, na realidade, foi ele que o iniciou, quando dividiu o partido em fações e quando decidiu não ir ao encontro dos fregueses, durante os quatro anos de mandato que teve, anteriormente, em suas mãos.

O verdadeiro diálogo democrático, e a inquietação com o bem-estar da população, é de somenos importância para o político chico-esperto. Reconhecê-lo é lição de casa para todos os eleitores. Boa sorte. Ou será: Boa praia e bom futebol?

(0)
Comentários
.

0 Comentários

Deixe um comentário

Artigos Relacionados

PSP intervém em jogo de futebol

O Comando Distrital da Polícia de Leiria da PSP transmitiu que no final de um jogo de futebol do escalão júnior realizado no passado sábado no Campo Luís Duarte, nas Caldas da Rainha, o juiz da partida “comunicou ao comandante do policiamento” ter existido uma “suposta tentativa de agressão ao árbitro” por parte do treinador de uma das equipas.

Bárbara Costa no “Centro das Conversas”

A iniciativa “Centro das Conversas”, realizada no passado dia 20, no Shopping Center La Vie Caldas da Rainha, contou com a presença de Bárbara Costa, Miss Petite Mesoamérica Portugal 2024 e vencedora do Mesoamerica International 2024, concurso de beleza e dança.

miss