Q

Previsão do tempo

14° C
  • Wednesday 22° C
  • Thursday 24° C
  • Friday 23° C
14° C
  • Wednesday 23° C
  • Thursday 24° C
  • Friday 23° C
14° C
  • Wednesday 26° C
  • Thursday 25° C
  • Friday 25° C

“Razia em abate de árvores”

Ema Miguel Bento Militante Chega – Concelhia de Caldas da Rainha

EXCLUSIVO

ASSINE JÁ
Foi com bastante atenção que li este artigo publicado no Jornal das Caldas e tenho algumas considerações em que fiquei a pensar…

1) A administração do CHO – Centro Hospitalar do Oeste alega que o pinhal apresentava patologias de diversa natureza, que tinha uma densidade muito elevada, com os pinheiros em competição com árvores a secar e a morrer e já com árvores marcadas pela presença de nemátodo do pinheiro (doença da murchidão), que obrigava ao corte das árvores afetadas e de outras que se viessem a revelar afetadas. Ora quem é que fez esta análise ao CHO? Em que se basearam para chegarem a este entendimento? Se entendi bem o que li, cortaram as árvores que estavam afetadas e cortaram as outras que se viessem a revelar afetadas? É caso para dizer, “corta-se tudo pela raiz”, não há tratamentos, não há tentativas de reverter a situação…corta-se tudo!

2) Para além desta praga do nemátodo do pinheiro, afinal parece que o pinhal estava sinalizado pela GNR para a cobrança de coimas por não terem sido desbastadas as copas das árvores que não cumpriam o distanciamento de 10 metros regulamentados. Solução? Corta-se tudo que assim pelo menos nem sequer existem copas! Então a GNR foi simpática em ter “perdoado” o pagamento das coimas, mas pressionou ao desbaste das copas que resultou num quadro de abate das árvores? Não se entende o porquê sequer da administração do CHO chamar a GNR para este assunto…

3) Diz a administração do CHO que o processo foi público e transparente porque foi afixado um edital a informar que estaria aberto concurso para a realização do serviço… foi? E porque é que eu (como muitos outros), munícipe de Caldas da Rainha não tive conhecimento? Foi devidamente afixado? Onde está a informação acerca da ação e do porquê da mesma? Quer-me a mim parecer que estão a “tapar o sol com a peneira”. Peço a quem tiver o edital ou que tenha lido o edital que me elucide se o mesmo era para concurso de empresa para realizar o serviço ou se era a informar o porquê do abate das árvores…

4) Se todo este processo foi articulado com a Câmara Municipal de Caldas da Rainha através do Gabinete Técnico Florestal, então o sr. presidente Tinta Ferreira não estava devidamente informado acerca da legalidade de toda esta ação? Porque teve de recorrer ao ICNF – Instituto da Conservação da Natureza e das Florestas para que estes averiguassem se haveria irregularidades em todo o processo? Deixa seguir um significativo abate de árvores de uma zona de lazer, convívio, desporto, de encontro de famílias sem se certificar se incorre em alguma ilegalidade? Há comunicação dentro dos departamentos da Câmara Municipal? O sr. presidente está “perto” de todos os departamentos que tem de gerir? Não deveria ser tudo estudado, analisado, avaliado, decidido antes de se iniciar uma ação desta natureza? Ou põem a “carroça à frente dos bois”? Parece-me que quis sacudir responsabilidades e atirou a “batata quente” para o ICNF.

5) O sr. vereador Luis Patacho acha que foi legal todo este abate das árvores, mas também acha que foi excessivo…pergunto onde andou o sr. vereador durante todo este tempo de análise, avaliação, estudo, decisão do processo de abate das árvores…acha que foi legal mas espera que não aconteça mais?

A verdade é que Caldas da Rainha ficou sem parte de um pulmão, a verdade é que os munícipes não são “tidos nem achados”, a verdade é que a Câmara Municipal das Caldas da Rainha não quer nem saber se existem atletas a treinarem nesse pinhal, se existem famílias a conviverem e a guardarem memórias, se existem pais a passearem com os seus bebés, se existem pessoas a passearem os seus animais…não…o que de facto importa para a Câmara Municipal de Caldas da Rainha são números, politiquices e acordos…mas nós dizemos chega a esta falta de incoerência, chega a esta falta de familiaridade para com os munícipes, dizemos que chega a estas artimanhas da Câmara com outras entidades, dizemos chega de mais dos mesmos!

(0)
Comentários
.

0 Comentários

Deixe um comentário

Artigos Relacionados

Interrupção de fornecimento de água

Vai decorrer a interrupção de fornecimento de água entre 17 de abril e 3 de maio, das 09h00 às 13h00 e as 14h00 e as 18h00, no centro de Salir do Porto, na zona limitada pelas ruas Humberto Delgado, Primeiro de Maio, Castelo e 25 de Abril.

Restrições à circulação rodoviária

Devido à execução de trabalhos de pavimentação, a circulação rodoviária será alvo de condicionamentos na cidade das Caldas da Rainha, na Rua 31 de janeiro entre 15 e 17 de abril, na Avenida Eng.º Marcelo Morgado, nos dias 18, 19, 22 e 23 de abril, e na Avenida General Pedro Cardoso nos dias 22, 23, 24 e 26 de abril.

Roadshow Eleições Europeias

Organizado pela Agência Nacional de Erasmus+ Juventude/Desporto e Corpo Europeu de Solidariedade, em parceria com os Multiplicadores da Rede Eurodesk - Município das Caldas da Rainha e Leader Oeste, o Roadshow Eleições Europeias passou pelas Caldas da Rainha no dia 9, entre as 10h00 e as 17h00, na Praça da Universidade.

road1