Q

Previsão do tempo

11° C
  • Wednesday 17° C
  • Thursday 17° C
  • Friday 17° C
12° C
  • Wednesday 17° C
  • Thursday 17° C
  • Friday 17° C
12° C
  • Wednesday 18° C
  • Thursday 17° C
  • Friday 18° C

Exposição sobre vários olhares da Praça da República

Marlene Sousa

EXCLUSIVO

ASSINE JÁ
O Agrupamento de Escolas Raul Proença inaugurou no passado dia 19, no Céu de Vidro, nas Caldas da Rainha, a exposição “Da Rodilha à Praça”, que reflete vários olhares da Praça da República (Praça da Fruta).
A exposição está patente até ao dia 27 de junho no Céu de Vidro

No ano letivo 2019/2020 o Agrupamento de Escolas Raul Proença aderiu ao Plano Nacional das Artes (PNA) mas devido à pandemia só foi possível neste ano letivo implementar o seu Projeto Cultural de Escola. O tema trabalhado foi a Praça da República (Praça da Fruta) e envolveu mais de 600 alunos do 1º ciclo ao 12º ano de escolaridade e foi feito em parceria com entidades locais, estruturas artísticas, culturais e patrimoniais, como a Câmara Municipal, ESAD.CR, Museu José Malhoa e Associação Património Histórico.

A exposição, que estará patente até ao dia 27 de junho é composta pelos vários trabalhos de desenho, pintura, aguarela, 3D, maquetes, pintura em pano cru, pintura em azulejo, máscaras, entre outros, que os estudantes fizeram à volta do tema da Praça da Fruta desde o início ao ano letivo.

Uma das atividades partiu da pintura a óleo do Museu José Malhoa “A Vendedeira de Laranjas”, de Maria de Lourdes de Mello e Castro, onde debaixo do chapéu de sol azul em frente de um cesto com laranjas e limões, uma vendedora idosa, sorridente, de frente para o observador, exibe uma laranja na mão direita.

“A partir do quadro os alunos tentaram saltar para 1929, data da obra, e criaram uma história e fizeram um autorretrato de como seriam se estivessem naquela data a vender laranjas na Praça da Fruta”, explicou a professora de desenho, Dulce Nunes, coordenadora do Projeto Cultural de Escola no âmbito do PNA.

Outra das atividades contemplou a interpretação da calçada portuguesa com estruturas em 3D em cartolina com os desenhos originais da calçada da Praça da República.

Também foi trabalhada a alimentação saudável, onde os alunos visitaram a Praça da Fruta e recolheram imagens dos produtos vendidos e ambiente envolvente desta praça que é única no país. Criaram máscaras de proteção individual com o tema da alimentação saudável.

Os estudantes do sétimo ano fizeram uma recolha do som da “desmontagem das bancas da Praça da Fruta e os alunos de dança trabalharam esses sons”, adiantou a coordenadora.

Da mostra faz parte também uma maquete à escala da Praça da República. Está exposta ainda uma maquete de uma instalação a partir dos elementos originais das estruturas da Praça da Fruta inspirada no trabalho diário da sua desmontagem.

Para o próximo ano letivo o Projeto Cultural de Escola será focado no Hospital Termal, em parceria com o Museu do Hospital e das Caldas e ESAD.CR.

Segundo Cândida Calado, presidente do Conselho Geral do Agrupamento de Escolas Raul Proença, este projeto pretende coadunar o processo de ensino e aprendizagem com as práticas artísticas integrando-as no contexto educativo, permitindo assim um maior acesso à cultura a todos os alunos do agrupamento. “Pretende reforçar o contributo da formação artística pela consciência da cidadania e respeito pela herança cultural”, referiu a responsável, destacando o facto de as artes “permitirem a realização de projetos transversais”. “Aproxima a arte e o património aos estudantes”, realçou.

A vice-presidente da autarquia caldense, Maria João Domingos, que esteve presente na inauguração da exposição, destacou a “capacidade de liderança do Agrupamento de Escolas Raul Proença na implementação do seu projeto cultural que criou sinergias e demonstrou capacidade, descoberta e processo criativo”.

(0)
Comentários
.

0 Comentários

Deixe um comentário

Artigos Relacionados

Pensado um grande parque que crie nas Caldas uma centralidade urbana de cultura, saúde e bem-estar

O Masterplan do Termalismo, apresentado pelo arquiteto urbanista Bruno Soares, na sessão da Assembleia Municipal que decorreu a 16 de abril, defende criar nas Caldas da Rainha um grande Parque das Termas, que totaliza cerca de 40 hectares no seu conjunto. O objetivo principal é fazer a ligação entre o Parque D. Carlos I, a Mata D. Leonor, a Quinta da Boneca, Centro de Artes, o Museu de Cerâmica e o Centro Histórico das Termas, com a instalação de um percurso pedonal estruturante transversal.

masterplan 1

“É preciso criar uma maior consciencialização ambiental na população”

Emídio Sousa fez o seu primeiro ato público como secretário de Estado do Ambiente nas Caldas da Rainha, no âmbito da sessão de abertura da 30ª edição das Jornadas Pedagógicas de Educação Ambiental, que decorreram no Centro Cultural e de Congressos (CCC) entre os dias 19 e 21 de abril.

jornadas

Dino D’ Santiago no concerto de 14 de maio

Este ano o tradicional concerto de 14 de maio com o palco colocado na Praça 25 de Abril, junto ao edifício da Câmara Municipal das Caldas da Rainha, será protagonizado pelo músico e compositor Dino D' Santiago, atualmente um dos artistas mais aclamados pelo público em Portugal.

dino santiago