Q

Previsão do tempo

20° C
  • Tuesday 21° C
  • Wednesday 22° C
  • Thursday 20° C
20° C
  • Tuesday 21° C
  • Wednesday 23° C
  • Thursday 21° C
21° C
  • Tuesday 23° C
  • Wednesday 24° C
  • Thursday 22° C

Tomada de posse do novo segundo comandante e da primeira mulher adjunta nos bombeiros

Francisco Gomes
16 de Junho, 2021
Realizou-se na passada quinta-feira a tomada de posse do novo segundo comandante dos bombeiros voluntários das Caldas da Rainha, Ricardo Soares, e da adjunta de comando, Bruna Simões, em cerimónia no quartel, onde foi apresentado o transformado veículo de combate a incêndios florestais, num investimento de 35 mil euros, suportado pela associação humanitária e pela Câmara. Em 125 anos de existência da associação humanitária dos bombeiros voluntários das Caldas da Rainha, é a primeira vez que uma mulher faz parte do comando.
Os quatro elementos do comando e “novo” veículo de combate a incêndios florestais

Os bombeiros voluntários das Caldas da Rainha têm um novo segundo comandante. Ricardo Soares, que era adjunto, ocupa o lugar deixado vago por José António, o que tornou possível a Bruna Simões chegar a adjunta do comando.

Na cerimónia de tomada de posse, Bruna Simões antecipou tempos futuros: “Sou a primeira mulher nesta casa a chegar ao comando mas não serei a última”. Considerando ser “um marco histórico” na vida desta associação humanitária, sublinhou a presença no evento da primeira “primeira mulher bombeiro em Portugal”, Teresa Dantas, atual segundo comandante do quadro de honra dos voluntários de Lisboa.

Ricardo Soares assumiu funções admitindo ser “um cargo de elevado responsabilidade” e disse “esperar estar ao nível das expetativas nos próximos cinco anos”.

O segundo comandante entrou aos nove anos para a fanfarra dos bombeiros. Passou depois para a escola de recrutas e em 2012 ascendeu o posto de adjunto de comando. Faz parte de uma família de bombeiros. “Somos treze mas já fomos quinze”, declarou, prometendo “empenho, trabalho e dedicação”.

O comandante da corporação, Nelson Santos, apontou que os dois empossados apresentam “elevada competência e perfil adequado”.

“O Ricardo tem sido fundamental para a organização do corpo de bombeiros e o braço direito do comandante. A Bruna apresenta grande disponibilidade e enormes capacidades”, comentou, completando a referência à composição do comando com o outro adjunto, Paulo Martins. “A equipa está boa”, manifestou.

“As funções de comando são duras. Abdicamos muito de nós”, alertou Nelson Santos.

Luís Botelho, presidente da direção, realçou o “relacionamento entre o comando e os corpos diretivos”, enquanto que Vasco Baptista, vice-presidente da assembleia geral, frisou que “vai aumentar o nível de responsabilidade”.

Lalanda Ribeiro, presidente da Assembleia Municipal, fez notar a importância das famílias dos bombeiros no seu desempenho, enquanto que o presidente da Câmara, Tinta Ferreira, afirmou estar “orgulhoso” da corporação, que está “numa posição de charneira”.

Apontou também acreditar que Bruna Simões chegou ao comando não por uma questão de quotas mas foi escolhida “pelo seu trabalho e competência”.

Nesta cerimónia foi apresentado um veículo de combate a incêndios florestais que sofreu remodelações, num investimento de 35 mil euros, suportado pela associação humanitária e pela Câmara, e que passará a ser a primeira viatura para saídas para fora do concelho.

Comentários
.

0 Comentários

Deixe um comentário

Últimas

Artigos Relacionados

Carlota Canas Franca campeã em Alcobaça

Decorreu no Clube de Ténis de Alcobaça mais uma edição do torneio "Os Caloiros", prova oficial da Federação Portuguesa de Ténis destinada aos escalões de Sub12 e Sub16.

tenis 1

Caldas Rugby Clube mantém invencibilidade

Em jogo da 3ª jornada do campeonato nacional - Fase Apuramento Zona Sul, o Caldas Rugby Clube deslocou-se ao sintético do GD Direito, em Monsanto, para defrontar o ER Galiza, com bastante público afeto às duas equipas.

rugby 1

Caldense Rodrigo Mateus vence “Mostra o que vales 2” no La Vie

O caldense Rodrigo Mateus, de 16 anos, estudante na Escola Secundária Raul Proença, foi o vencedor do Concurso “Mostra o que Vales 2”, que decorreu no Centro Comercial La Vie Caldas da Rainha e que tem como objetivo encontrar um jovem talento na área musical.

la vie 2