Q

Previsão do tempo

18° C
  • Sunday 22° C
  • Monday 22° C
  • Tuesday 19° C
18° C
  • Sunday 22° C
  • Monday 22° C
  • Tuesday 21° C
20° C
  • Sunday 25° C
  • Monday 25° C
  • Tuesday 23° C

Nova viatura para limpeza do areal da praia da Foz do Arelho

Marlene Sousa

EXCLUSIVO

ASSINE JÁ
Começou a funcionar na Foz do Arelho, na passada quarta-feira, a nova viatura para limpeza da praia, que agora está a ser feita pelos serviços municipalizados das Caldas (SMAS).
O novo equipamento permite fazer uma limpeza diária no areal da praia

Foram apresentados, no dia 9 de junho, na Foz do Arelho, a nova viatura de limpeza do areal e um sistema robotizado profissional para inspeção visual de tubagens em redes de saneamento que permite identificar os eventuais problemas que possam surgir.

A aquisição da nova viatura – um investimento de 65 mil euros -, vai ao encontro da preocupação do Município relativamente à limpeza da praia que, anualmente, tem vindo a receber um dos mais importantes galardões de qualidade: a Bandeira Azul da Europa.

De acordo com o administrador delegado dos SMAS, José Moura, o novo equipamento irá permitir “fazer uma limpeza diária ao areal na praia da lagoa e do mar”. “Quando os banhistas chegarem à praia de manhã a areia estará lisa e limpa”, informou.

O administrador delegado dos SMAS apresentou ainda o novo sistema robotizado de inspeção de condutas, que permite uma rápida e segura avaliação da condição da rede e localização de problemas ocultos.

Investimento de cerca de 20 mil euros, o equipamento consegue mostrar através de vídeo e fotografia as condutas subterrâneas num comprimento de cerca de 100 metros, identificando os problemas. “Com este sistema não é necessário aceder ao interior das condutas ou intervir na estrada toda porque o equipamento vai-nos sinalizar e localizar onde está o problema”, explicou o responsável.

José Moura destacou a importância do equipamento no âmbito das novas tecnologias, uma vez que o concelho tem “900 quilómetros de rede de água, cerca de 400 de saneamento e 150 quilómetros de rede pluvial (água da chuva)”.

“Os SMAS estão a fazer um investimento nas novas tecnologias porque a água, saneamento e recolha do lixo são áreas fundamentais que têm que acompanhar a inovação”, salientou.

(0)
Comentários
.

0 Comentários

Deixe um comentário

Últimas

Artigos Relacionados

Workshop de Forró 

A Associação Óbidos Dance organiza um Workshop de Forró com a colaboração do Espaço Baião - Centro Cultural e Escola de Dança, no dia 18 de maio, entre as 16h00 e as 18h00, no Largo de São Marcos, nas Gaeiras.

workshop forro

Colóquio “Portugal na Idade do Gelo”

A Arméria - Movimento Ambientalista de Peniche e o Rotary Clube de Peniche organizam no dia 10 de maio, pelas 21h00, no Auditório Municipal de Peniche, o colóquio "Portugal na Idade do Gelo: do sistema do Almonda à Gruta do Caldeirão, passando pela Furninha", tendo como orador convidado João Zilhão.