Q

Previsão do tempo

11° C
  • Saturday 13° C
  • Sunday 9° C
  • Monday 11° C
12° C
  • Saturday 13° C
  • Sunday 9° C
  • Monday 11° C
13° C
  • Saturday 13° C
  • Sunday 8° C
  • Monday 11° C

Festival Impulso durante um ano

EXCLUSIVO

ASSINE JÁ
O Festival Impulso vai decorrer no Centro Cultural e de Congressos das Caldas da Rainha entre este mês e maio do próximo ano, com 24 concertos em doze meses, assentando a programação na comunidade de artistas da nova música portuguesa: Acácia Maior, April Marmara, David Bruno, Farwarmth, First Breath After Coma, Glockenwise, Guta, Kiko Dinucci, Luís Severo, Montanhas Azuis, Paus, Sensible Soccers, Tó Trips e Vaiapraia.
O quarteto de Lisboa, Paus, é uma das bandas que vão atuar

Haverá workshops e ciclos de cinema, apostando-se na criação de momentos musicais únicos e inéditos através de residências artísticas que culminarão em apresentações.

O primeiro semestre arranca já no dia 26 deste mês, com o jovem músico e produtor que vive da constante experimentação, Farwarmth, e o quarteto de Lisboa Paus.

A 21 de julho assiste-se a uma dupla improvável: Guta (alter-ego de Cátia Sá), a artista que brinca nos “entremundos”, ondulando entre a música experimental, a eletrónica e a pop, produzindo um som fragmentado e rico em detalhes embora sem ADN definido, e First Breath After Coma, que apresentam o novo álbum visual “Nu” num formato concerto-filme.

A 6 de agosto é a vez da contadora de epopeias imaginadas e romances vividos, April Marmara, apresentar as suas canções. A esta noite junta-se a estreia em quinteto de Montanhas Azuis. À pirâmide original de Marco Franco, Norberto Lobo e Bruno Pernadas – figuras com um papel transversal à música com uma multiplicidade de referências e linguagens que vão do rock, ao jazz, ao improviso – unem-se agora Miguel Nicolau (Memória de Peixe) e Ana Araújo (Mikado Lab).

Terminado o verão é tempo de escutar Acácia Maior em formato banda com Henrique Silva e Luís Firmino, Renato Chantre, Cachupa Psicadélica e Eliana Rosa, que misturam a morna e o reggae ao mesmo tempo que homenageiam a cultura cabo-verdiana. Na mesma noite, a 30 de setembro, sobe também ao palco do CCC o artista multifacetado de Vila Nova de Gaia, David Bruno.

Na noite de 21 de outubro é a vez de Luís Severo, escritor de canções, revitalizador do cancioneiro português, e Vaiapraia – do queerpunk para a coragem da música cantada em português – darem o corpo, a alma e a voz no palco do Impulso.

A 11 de novembro é a vez da voz, dos riffs, do ritmo da bateria, da coesão e da elegância das canções de Glockenwise e da guitarra de Tó Trips – que a par da presença nos Dead Combo, tem vindo a construir uma discografia a solo.

Por fim, a encerrar o primeiro semestre de Impulso, a 10 de dezembro será possível ver e escutar ao vivo o novo disco “Manoel”, de Sensible Soccers, criado a partir de dois filmes do cineasta Manoel de Oliveira, com data prevista de lançamento para setembro deste ano, e ainda o brasileiro Kiko Dinucci, fundador de um dos mais prestigiados grupos representativos da cena musical brasileira contemporânea, Metá Metá.

O Impulso 2021 é uma organização colaborativa entre a Associação Impulso em parceria com a ESAD.CR (Escola Superior de Artes e Design das Caldas da Rainha) através da Licenciatura em Som e Imagem, e com a ADJ.CR (Associação para o Desenvolvimento da Juventude das Caldas da Rainha).

Os nomes para o segundo semestre do Impulso serão anunciados em janeiro de 2022, confirmando-se para já a renovação da parceria iniciada em 2019 com o DocLisboa, com um ciclo de cinema documental a decorrer entre janeiro e junho de 2022.

Os bilhetes para as primeiras sete noites do Impulso 2021 já estão disponíveis online, 10€ (bilhete normal) e 5€ (estudantes).

(0)
Comentários
.

0 Comentários

Deixe um comentário

Últimas

Artigos Relacionados

Atividade desportiva na Escola de Sargentos

Lara Pereira, aluna do 3º ano do Curso Profissional de Técnico de Desporto, equivalente ao 12º ano, na Escola Secundária Rafael Bordalo Pinheiro, nas Caldas da Rainha, vai realizar uma atividade desportiva na Escola de Sargentos do Exército, no âmbito da PAP (Prova de Aptidão Profissional).

Pimpões em 2.º no Meeting Internacional do Estoril em natação

A equipa dos Pimpões demonstrou o seu elevado nível competitivo no XXII Meeting Internacional do Estoril, realizado nos dias 11 e 12 de janeiro. O clube destacou-se pelo desempenho coletivo e pelos vários pódios conquistados pelos seus atletas, consolidando-se como uma das equipas mais consistentes da competição.

estoril