Q

Previsão do tempo

20° C
  • Tuesday 21° C
  • Wednesday 22° C
  • Thursday 20° C
20° C
  • Tuesday 21° C
  • Wednesday 23° C
  • Thursday 21° C
20° C
  • Tuesday 23° C
  • Wednesday 24° C
  • Thursday 22° C

Festival Impulso durante um ano

15 de Junho, 2021
O Festival Impulso vai decorrer no Centro Cultural e de Congressos das Caldas da Rainha entre este mês e maio do próximo ano, com 24 concertos em doze meses, assentando a programação na comunidade de artistas da nova música portuguesa: Acácia Maior, April Marmara, David Bruno, Farwarmth, First Breath After Coma, Glockenwise, Guta, Kiko Dinucci, Luís Severo, Montanhas Azuis, Paus, Sensible Soccers, Tó Trips e Vaiapraia.
O quarteto de Lisboa, Paus, é uma das bandas que vão atuar

Haverá workshops e ciclos de cinema, apostando-se na criação de momentos musicais únicos e inéditos através de residências artísticas que culminarão em apresentações.

O primeiro semestre arranca já no dia 26 deste mês, com o jovem músico e produtor que vive da constante experimentação, Farwarmth, e o quarteto de Lisboa Paus.

A 21 de julho assiste-se a uma dupla improvável: Guta (alter-ego de Cátia Sá), a artista que brinca nos “entremundos”, ondulando entre a música experimental, a eletrónica e a pop, produzindo um som fragmentado e rico em detalhes embora sem ADN definido, e First Breath After Coma, que apresentam o novo álbum visual “Nu” num formato concerto-filme.

A 6 de agosto é a vez da contadora de epopeias imaginadas e romances vividos, April Marmara, apresentar as suas canções. A esta noite junta-se a estreia em quinteto de Montanhas Azuis. À pirâmide original de Marco Franco, Norberto Lobo e Bruno Pernadas – figuras com um papel transversal à música com uma multiplicidade de referências e linguagens que vão do rock, ao jazz, ao improviso – unem-se agora Miguel Nicolau (Memória de Peixe) e Ana Araújo (Mikado Lab).

Terminado o verão é tempo de escutar Acácia Maior em formato banda com Henrique Silva e Luís Firmino, Renato Chantre, Cachupa Psicadélica e Eliana Rosa, que misturam a morna e o reggae ao mesmo tempo que homenageiam a cultura cabo-verdiana. Na mesma noite, a 30 de setembro, sobe também ao palco do CCC o artista multifacetado de Vila Nova de Gaia, David Bruno.

Na noite de 21 de outubro é a vez de Luís Severo, escritor de canções, revitalizador do cancioneiro português, e Vaiapraia – do queerpunk para a coragem da música cantada em português – darem o corpo, a alma e a voz no palco do Impulso.

A 11 de novembro é a vez da voz, dos riffs, do ritmo da bateria, da coesão e da elegância das canções de Glockenwise e da guitarra de Tó Trips – que a par da presença nos Dead Combo, tem vindo a construir uma discografia a solo.

Por fim, a encerrar o primeiro semestre de Impulso, a 10 de dezembro será possível ver e escutar ao vivo o novo disco “Manoel”, de Sensible Soccers, criado a partir de dois filmes do cineasta Manoel de Oliveira, com data prevista de lançamento para setembro deste ano, e ainda o brasileiro Kiko Dinucci, fundador de um dos mais prestigiados grupos representativos da cena musical brasileira contemporânea, Metá Metá.

O Impulso 2021 é uma organização colaborativa entre a Associação Impulso em parceria com a ESAD.CR (Escola Superior de Artes e Design das Caldas da Rainha) através da Licenciatura em Som e Imagem, e com a ADJ.CR (Associação para o Desenvolvimento da Juventude das Caldas da Rainha).

Os nomes para o segundo semestre do Impulso serão anunciados em janeiro de 2022, confirmando-se para já a renovação da parceria iniciada em 2019 com o DocLisboa, com um ciclo de cinema documental a decorrer entre janeiro e junho de 2022.

Os bilhetes para as primeiras sete noites do Impulso 2021 já estão disponíveis online, 10€ (bilhete normal) e 5€ (estudantes).

Comentários
.

0 Comentários

Deixe um comentário

Últimas

Artigos Relacionados

Protocolo apoia estudantes de Moçambique

A Câmara Municipal das Caldas da Rainha, o Politécnico de Leiria (IPL) e o Instituto de Bolsas de Moçambique assinaram, no passado sábado, um protocolo de cooperação que vai apoiar quatro estudantes de Moçambique que ingressem nos cursos Técnicos Superiores Profissionais ministrados pelo IPL.

protocolo

Carlota Canas Franca campeã em Alcobaça

Decorreu no Clube de Ténis de Alcobaça mais uma edição do torneio "Os Caloiros", prova oficial da Federação Portuguesa de Ténis destinada aos escalões de Sub12 e Sub16.

tenis 1

Caldas Rugby Clube mantém invencibilidade

Em jogo da 3ª jornada do campeonato nacional - Fase Apuramento Zona Sul, o Caldas Rugby Clube deslocou-se ao sintético do GD Direito, em Monsanto, para defrontar o ER Galiza, com bastante público afeto às duas equipas.

rugby 1