Q

Previsão do tempo

19° C
  • Friday 19° C
  • Saturday 20° C
  • Sunday 24° C
19° C
  • Friday 19° C
  • Saturday 20° C
  • Sunday 24° C
19° C
  • Friday 19° C
  • Saturday 22° C
  • Sunday 25° C

Celebrações nas Caldas do Dia Mundial do Dador de Sangue

Francisco Gomes

EXCLUSIVO

ASSINE JÁ
A Federação Portuguesa de Dadores Benévolos de Sangue (Fepodabes) vai realizar uma sessão comemorativa do Dia Mundial do Dador de Sangue (14 de junho) no próximo domingo, pelas 15h00, no Caldas Internacional Hotel, para homenagear dadores com mais de 75 dádivas, o dirigente do ano e a associação do ano.
A Fepodabes defende a dispensa de comparência ao serviço para os dadores de sangue no dia da dádiva

A Fepodabes defende a dispensa de comparência ao serviço para os dadores de sangue no dia da dádiva, possibilidade que foi retirada em 2011.

A Assembleia da República aprovou em 2012 o estatuto do dador de sangue, mas manteve essa lacuna. “É urgente a alteração do estatuto do dador de sangue, com a reposição do direito aos dadores de sangue de se ausentarem das suas atividades profissionais para sangue”, manifesta a Fepodabes.

“Os dadores são fundamentais, pois não há sangue sem dadores. Na ausência de componentes sanguíneos artificiais, não há nenhuma alternativa ao sangue de dador”, faz notar.

Segundo aponta, “contrariamente ao que acontece em muitos outros países, em Portugal a dádiva de sangue não é remunerada, ou seja, é benévola e altruísta. Ao mesmo tempo, verifica-se que o número de dadores tende a diminuir, sendo também relativamente frequentes as quebras dos stocks de sangue a nível nacional, matérias que devem levar os decisores políticos a refletir”.

O presidente da Fepodabes, Alberto Mota, explica esta reivindicação: “Entre 2011 e 2021 perderam-se cerca de 40 mil dadores regulares, número que é verdadeiramente preocupante e que tem um forte impacto na disponibilidade de sangue nos serviços de saúde”. Adianta ainda que “são necessárias cerca de mil unidades de sangue todos os dias”, pelo que “para dar resposta a estas necessidades, é necessária a mobilização da sociedade para a dádiva benévola”.

“Existe aqui uma incoerência incompreensível, pois próprio estatuto do dador de sangue refere o dever cívico de todo o cidadão saudável contribuir para a satisfação das necessidades de sangue da comunidade, bem como considera-se o dador convocado para nova doação desde que decorrido o intervalo mínimo fixado entre as dádivas”, indica o presidente da Fepodabes.

(0)
Comentários
.

0 Comentários

Deixe um comentário

Artigos Relacionados

Papagaios gigantes coloriram o céu na Foz do Arelho

O passado fim-de-semana foi de grande animação na Foz do Arelho, com diversos eventos a terem lugar, no âmbito do 2º Festival da Lagoa. No domingo, os papagaios tomaram conta do céu.

primeira

Urgência de Ginecologia/Obstetrícia e Bloco de Partos continuam fechados ao fim de semana

A Urgência de Ginecologia/Obstetrícia e Bloco de Partos no hospital das Caldas da Rainha, na Unidade Local de Saúde (ULS) do Oeste, vão continuar a não receber utentes entre as manhãs de sexta-feira e de segunda-feira e quem necessitar de assistência médica deverá dirigir-se ao Hospital de Santarém, pertencente à ULS da Lezíria.

urgencia

“Mural dos afetos” dá as boas-vindas a quem chega à cidade

A imagem de uma mãe abraçada à filha embeleza a fachada de um edifício na Rua General Amílcar Mota, na entrada sul da cidade. Trata-se de um mural de arte urbana, da autoria de Daniel Eime, que identifica Caldas da Rainha como uma cidade que há uma dezena de anos faz parte do Movimento Cidade dos Afetos.

afetos