Q

Previsão do tempo

13° C
  • Thursday 15° C
  • Friday 15° C
  • Saturday 14° C
13° C
  • Thursday 16° C
  • Friday 15° C
  • Saturday 14° C
14° C
  • Thursday 16° C
  • Friday 15° C
  • Saturday 15° C

Bombarral criou Centro Local de Apoio à Integração de Migrantes

Mariana Martinho

EXCLUSIVO

ASSINE JÁ
Foi inaugurado no passado dia 9 o Centro Local de Apoio à Integração de Migrantes (CLAIM) do Bombarral, na presença da secretária de Estado para a Integração e as Migrações, Cláudia Pereira. Visa prestar apoio em todo o processo do acolhimento e integração dos migrantes, em articulação com as diversas estruturas locais, bem como promover a interculturalidade a nível local.
Momento do descerramento da placa alusiva ao CLAIM no Bombarral (foto José António)

Este espaço, que funciona no edifício da câmara e que conta com recursos físicos e humanos assegurados pela autarquia, é um projeto que resulta da parceria estabelecida entre o Alto Comissariado para as Migrações e a autarquia do Bombarral, cujo protocolo foi formalmente assinado no decorrer da cerimónia que assinalou o início da atividade deste novo serviço.

“É com enorme regozijo que vejo o Bombarral a entrar para a lista dos Municípios que passam a ter um Centro Local de Apoio à Integração de Migrantes com atendimento personalizado e que conta com a colaboração de técnicos habilitados para o efeito”, disse o presidente da Câmara Municipal do Bombarral, Ricardo Fernandes, na inauguração do CLAIM, considerando que “nada deve ser mais reconfortante para aqueles que são forçados a sair das suas origens para irem atrás de melhores condições de vida do que encontrarem no país de acolhimento estruturas que os ajudem a uma integração mais fácil, alguém que entenda as suas dificuldades e encaminhe para as soluções”.

Para o autarca, “estas estruturas são essenciais para que aqueles que vão chegando se fixem, se integrem e passem a fazer parte da nossa sociedade, assim como os portugueses o são um pouco por todo o mundo”.

Lembrou que “o Bombarral é um concelho de matriz marcadamente rural, que demonstra uma necessidade tremenda de mão de obra para o setor primário, não encontrando já ao dia de hoje gente suficiente para corresponder às necessidades do setor primário, e a solução tem sido encontrada no recurso a população estrangeira”.

Contudo, “todos sabemos da facilidade com que alguns modelos se replicam se não existir a disseminação de estruturas CLAIMs pelo território que permitam ser autênticas portas abertas para os migrantes exporem os seus problemas e dificuldades”.

Por sua vez, a secretária de Estado para a Integração e as Migrações declarou a sua satisfação pela prontidão com que a edilidade respondeu ao desafio da criação de um CLAIM no Bombarral (o 122.º no país), fazendo parte de “uma rede que já está muito estruturada, sendo aquilo que a câmara municipal já faz com outras entidades”.

Procurando assim ir além da simples prestação de informação, o CLAIM tem por missão prestar apoio em todo o processo do acolhimento e integração dos migrantes, em articulação com as diversas estruturas locais, e promover a interculturalidade a nível local.

Neste “centro local”, os migrantes terão acesso a apoio no processo de acolhimento e integração de migrantes, bem como na regularização da situação migratória e em aspetos burocráticos como a nacionalidade, o reagrupamento familiar, a habitação, o trabalho, a segurança social, a saúde ou a educação.

Por fim, desejou que o CLAIM do Bombarral possa “ajudar ao sucesso da integração dos imigrantes, exatamente como queremos que aconteça aos portugueses no estrangeiro, bem como reduzir as desigualdades”.

Na cerimónia, que principiou com o momento do descerramento da placa alusiva ao referido espaço, também esteve presente o vogal do conselho diretivo do Alto Comissariado para as Migrações, José Manuel dos Reis.

(0)
Comentários
.

0 Comentários

Deixe um comentário

Últimas

Artigos Relacionados

PSP intervém em jogo de futebol

O Comando Distrital da Polícia de Leiria da PSP transmitiu que no final de um jogo de futebol do escalão júnior realizado no passado sábado no Campo Luís Duarte, nas Caldas da Rainha, o juiz da partida “comunicou ao comandante do policiamento” ter existido uma “suposta tentativa de agressão ao árbitro” por parte do treinador de uma das equipas.