Q

Previsão do tempo

11° C
  • Sunday 13° C
  • Monday 15° C
  • Tuesday 16° C
12° C
  • Sunday 13° C
  • Monday 15° C
  • Tuesday 16° C
12° C
  • Sunday 13° C
  • Monday 16° C
  • Tuesday 17° C

Exposição “Toalha, Café e Vinho sobre a Mesa”

EXCLUSIVO

ASSINE JÁ
Desde o dia 9 de junho que a exposição "Toalha, Café e Vinho sobre a Mesa", de Jorge Mangorrinha, está patente no Café Maratona, nas Caldas da Rainha, com novos quadros relativamente à exposição anterior na Casa Antero, em maio, e à exposição/instalação “Viagem ao Centro da Cidade", que em abril esteve na galeria do Centro Turismo.

A novidade são três obras pintadas recorrendo apenas a café derramado em toalha de papel, numa alusão ao espaço de cafetaria do Maratona. Transitam a pintura “100/Sem Aquistas”, feita a pincel e com café e vinho, numa alusão ao termalismo caldense, e duas outras de origem abstrata a partir da mesma conjugação do vinho com o café derramados sobre papel texturado. “Estou convicto de que a arte se torna possível através de todas as formas de produção, que encontram suporte e plena liberdade de expressão e ação. Nesta técnica, há sempre da minha parte a tentativa de descoberta do processo de passagem do abstrato ao figurativo, quando finalizo cada obra. Diria que parto do abstrato para criar algo com acrescido caráter simbólico e expressivo”, descreve Jorge Mangorrinha. “Coloco toalhas de papel na mesa e sem objetivo prévio e com movimentos bruscos o material é lançado com espontaneidade. A partir de uma relação corporal com a pintura, talvez estas obras sejam gestuais e performativas, na sua produção, talvez sejam pintura de ação. Há liberdade, subjetivismo, improvisação e espontaneidade”, relatou o autor, que é pós doutorado em turismo e doutorado em urbanismo, professor em turismo e quadro superior da Câmara Municipal de Lisboa no pelouro do urbanismo.

(0)
Comentários
.

0 Comentários

Deixe um comentário

Últimas

Artigos Relacionados

Torres Vedras contra novo hospital nas Caldas

A Assembleia Municipal de Torres Vedras aprovou por unanimidade, no último dia de novembro, uma moção de repúdio à posição do presidente da câmara das Caldas da Rainha ao defender a construção do novo hospital da região no seu concelho.

hospital

Interrupção nos jogos de futebol

Tendo em consideração o aumento exponencial de casos de Covid-19 e os pedidos de alterações de jogos devido a esta situação, a direção da Associação de Futebol de Leiria (AFL) decidiu interromper os jogos nos escalões de cariz classificativo de petizes, traquinas, benjamins e infantis sub/12 de futebol/futsal, entre 6 de dezembro e 10 de janeiro.

pexels kampus production 8941581 1