Q

Previsão do tempo

21° C
  • Monday 25° C
  • Tuesday 25° C
  • Wednesday 21° C
21° C
  • Monday 25° C
  • Tuesday 25° C
  • Wednesday 21° C
21° C
  • Monday 27° C
  • Tuesday 27° C
  • Wednesday 22° C

Equipa de patinagem artística no gelo sediada em A-dos-Negros

Francisco Gomes
11 de Junho, 2021
Aquela que se apresenta como “a primeira equipa de patinagem artística no gelo em Portugal” está sediada em A-dos-Negros, no concelho de Óbidos, e chama-se Revolution Figure Skating Club, sendo “uma associação sem fins lucrativos oficialmente registada”.
Cátia Gonçalves, Carla de Almeida (treinadora) e Alexandra Duarte numa pista em Madrid

O projeto desta equipa começou há cerca de dois anos, quando atletas de vários pontos do país se conheceram, por acaso, ao treinarem na pista de gelo do Palácio do Gelo, em Viseu, a única que funciona o ano inteiro e onde há a possibilidade de se ter aulas de patinagem artística na escola local.

“Por reconhecermos que havia uma lacuna em Portugal, ao não haver aposta formativa nesta modalidade olímpica, começando logo pela falta de pistas de gelo no território nacional, que não sejam as pistas que apenas estão montadas algumas semanas por altura do natal, resolvemos unir esforços e mudar o estado das coisas”, revelou Alexandra Duarte, presidente da equipa.

“Em conjunto, descobrimos que a paixão pela modalidade nos levava a todos a fazer viagens de várias horas e a suportar os gastos com essas deslocações, alojamento e aluguer do gelo, só para podermos ir treinar em Viseu. Unimos esforços, atletas e uma treinadora residente em Viseu, lusodescendente que foi campeã nacional na sua terra natal, África do Sul, Carla de Almeida, e construímos a equipa, com o apoio da Federação de Desportos de Inverno de Portugal”, adiantou.

Atualmente, entre os membros encontram-se atletas residentes nos concelhos de Amadora, Lisboa, Matosinhos, Óbidos, Odivelas, S. João da Madeira e Viseu.

A Revolution Figure Skating Club continua a desenvolver o seu trabalho, apesar das dificuldades. Para além de uma pista de gelo com as dimensões adequadas, os obstáculos passam também pela inexistência de um local, em Portugal, onde possa mandar afiar as lâminas dos patins, que carecem desse tipo de intervenção com alguma regularidade.

Comentários
.

0 Comentários

Deixe um comentário

Últimas

Artigos Relacionados

Presidente da Câmara dá pelouros ao PS para garantir governação

Decorreu na passada sexta-feira a cerimónia de tomada de posse dos novos órgãos municipais em Peniche. Um acordo entre o presidente da Câmara e o PS foi a forma encontrada para garantir uma governação estável, por existirem quatro forças diferentes eleitas para a autarquia.

peni

Hospital retoma curso de preparação para futuras mamãs

O Serviço de Obstetrícia do Centro Hospitalar do Oeste (CHO) retomou na semana passada as sessões presenciais do curso de preparação para o parto e parentalidade, suspensas desde abril de 2020 no âmbito das medidas de combate à pandemia de Covid-19.

parto1

Eleitos do Município do Cadaval tomaram posse

Realizou-se no passado dia 11 a cerimónia de instalação dos órgãos municipais do Cadaval para o mandato 2021-2025. Para além da tomada de posse, teve lugar a eleição da mesa da Assembleia.

cada