Q

Previsão do tempo

14° C
  • Saturday 13° C
  • Sunday 14° C
  • Monday 15° C
14° C
  • Saturday 13° C
  • Sunday 14° C
  • Monday 15° C
15° C
  • Saturday 13° C
  • Sunday 14° C
  • Monday 15° C

Equipa de patinagem artística no gelo sediada em A-dos-Negros

Francisco Gomes

EXCLUSIVO

ASSINE JÁ
Aquela que se apresenta como “a primeira equipa de patinagem artística no gelo em Portugal” está sediada em A-dos-Negros, no concelho de Óbidos, e chama-se Revolution Figure Skating Club, sendo “uma associação sem fins lucrativos oficialmente registada”.
Cátia Gonçalves, Carla de Almeida (treinadora) e Alexandra Duarte numa pista em Madrid

O projeto desta equipa começou há cerca de dois anos, quando atletas de vários pontos do país se conheceram, por acaso, ao treinarem na pista de gelo do Palácio do Gelo, em Viseu, a única que funciona o ano inteiro e onde há a possibilidade de se ter aulas de patinagem artística na escola local.

“Por reconhecermos que havia uma lacuna em Portugal, ao não haver aposta formativa nesta modalidade olímpica, começando logo pela falta de pistas de gelo no território nacional, que não sejam as pistas que apenas estão montadas algumas semanas por altura do natal, resolvemos unir esforços e mudar o estado das coisas”, revelou Alexandra Duarte, presidente da equipa.

“Em conjunto, descobrimos que a paixão pela modalidade nos levava a todos a fazer viagens de várias horas e a suportar os gastos com essas deslocações, alojamento e aluguer do gelo, só para podermos ir treinar em Viseu. Unimos esforços, atletas e uma treinadora residente em Viseu, lusodescendente que foi campeã nacional na sua terra natal, África do Sul, Carla de Almeida, e construímos a equipa, com o apoio da Federação de Desportos de Inverno de Portugal”, adiantou.

Atualmente, entre os membros encontram-se atletas residentes nos concelhos de Amadora, Lisboa, Matosinhos, Óbidos, Odivelas, S. João da Madeira e Viseu.

A Revolution Figure Skating Club continua a desenvolver o seu trabalho, apesar das dificuldades. Para além de uma pista de gelo com as dimensões adequadas, os obstáculos passam também pela inexistência de um local, em Portugal, onde possa mandar afiar as lâminas dos patins, que carecem desse tipo de intervenção com alguma regularidade.

(0)
Comentários
.

0 Comentários

Deixe um comentário

Últimas

Artigos Relacionados

GNR leva presentes de alunos a idosos

Alunos da turma 8C da Escola Básica e Secundária Fernão do Pó, do Bombarral, prepararam presentes alusivos à páscoa para serem distribuídos por idosos que vivem no concelho.

idosos

Infantis obidenses vencem em futsal

Em jogo da 4ª jornada da Divisão Distrital - Grupo B de futsal em infantis, no pavilhão da EB 2-3 D. Luís de Ataíde, em Peniche, defrontaram-se no passado dia 24 o Peniche Amigos Clube “B” e a Associação Desportiva de Óbidos. O resultado foi de 2-6.

futsal

Concerto solidário com Guiné

Um concerto solidário de angariação de bens para apoio do trabalho missionário na Guiné vai ter lugar no dia 30 de março, às 20h30, e no dia 31 de março, às 16h00, nos Pimpões, nas Caldas da Rainha.

concerto