Q

Previsão do tempo

14° C
  • Saturday 13° C
  • Sunday 14° C
  • Monday 15° C
14° C
  • Saturday 13° C
  • Sunday 14° C
  • Monday 15° C
15° C
  • Saturday 13° C
  • Sunday 14° C
  • Monday 15° C

Ultimam-se os preparativos para as dragagens na Lagoa

Francisco Gomes

EXCLUSIVO

ASSINE JÁ
Ultimam-se os preparativos para as dragagens da zona a montante (Este) da Lagoa de Óbidos, tendo esta semana sido colocado o corpo central da draga na água, depois de trabalhos para instalar a tubagem subaquática e flutuante que será estendida ao mar para transporte dos inertes, uma empreitada de cerca de quinze milhões de euros aguardada com ansiedade para contribuir para a melhoria da qualidade ambiental.
Trabalhos de preparação da tubagem (foto Vítor Silvério)

A intervenção terá como objetivos específicos o aumento da superfície e volume da Lagoa, melhorar a qualidade da água armazenada, contribuir favoravelmente para a hidrodinâmica e o prisma de maré da lagoa, evitar o isolamento dos braços da Barrosa e do Bom Sucesso, contrariar a progressão da foz do rio Real sobre o corpo principal da lagoa e robustecer o cordão arenoso litoral que protege a Lagoa da agitação marítima.

O material dragado – estimado em 875 mil metros cúbicos de areia – será lançado no mar, para sul, a partir da arriba do Gronho. A intervenção complementa a primeira fase das dragagens, na qual foram retirados 716 mil metros cúbicos de areia da Lagoa.

O prazo de execução dos trabalhos é de 18 meses, estando a obra a cargo do consórcio Alexandre Barbosa Borges, S.A./Vinci-Construction Maritime et Fluvial, FR.

Devido a esta intervenção está interdita desde dia 7 de junho a navegação em certas áreas da Lagoa, como consta de um edital publicado pela capitania do porto de Peniche. Existem bóias equipadas com dispositivos luminosos para sinalização e identificação noturna.

Serão emitidos novos editais com áreas interditas à navegação consoante a fase da dragagem.

(0)
Comentários
.

0 Comentários

Deixe um comentário

Últimas

Artigos Relacionados

GNR leva presentes de alunos a idosos

Alunos da turma 8C da Escola Básica e Secundária Fernão do Pó, do Bombarral, prepararam presentes alusivos à páscoa para serem distribuídos por idosos que vivem no concelho.

idosos

Barbeiro desaparecido

Um barbeiro brasileiro, de 42 anos, está desaparecido desde 3 de março, havendo suspeitas de que se possa ter afogado no mar na Foz do Arelho, localidade onde residia, mas não havendo testemunhas todas as hipóteses estão em aberto, tendo o caso sido comunicado ao Ministério Público e à Polícia Judiciária.

desaparecido0