Q

Previsão do tempo

16° C
  • Thursday 17° C
  • Friday 20° C
  • Saturday 21° C
17° C
  • Thursday 17° C
  • Friday 20° C
  • Saturday 21° C
17° C
  • Thursday 18° C
  • Friday 21° C
  • Saturday 22° C

Ultimam-se os preparativos para as dragagens na Lagoa

Francisco Gomes
9 de Junho, 2021
Ultimam-se os preparativos para as dragagens da zona a montante (Este) da Lagoa de Óbidos, tendo esta semana sido colocado o corpo central da draga na água, depois de trabalhos para instalar a tubagem subaquática e flutuante que será estendida ao mar para transporte dos inertes, uma empreitada de cerca de quinze milhões de euros aguardada com ansiedade para contribuir para a melhoria da qualidade ambiental.
Trabalhos de preparação da tubagem (foto Vítor Silvério)

A intervenção terá como objetivos específicos o aumento da superfície e volume da Lagoa, melhorar a qualidade da água armazenada, contribuir favoravelmente para a hidrodinâmica e o prisma de maré da lagoa, evitar o isolamento dos braços da Barrosa e do Bom Sucesso, contrariar a progressão da foz do rio Real sobre o corpo principal da lagoa e robustecer o cordão arenoso litoral que protege a Lagoa da agitação marítima.

O material dragado – estimado em 875 mil metros cúbicos de areia – será lançado no mar, para sul, a partir da arriba do Gronho. A intervenção complementa a primeira fase das dragagens, na qual foram retirados 716 mil metros cúbicos de areia da Lagoa.

O prazo de execução dos trabalhos é de 18 meses, estando a obra a cargo do consórcio Alexandre Barbosa Borges, S.A./Vinci-Construction Maritime et Fluvial, FR.

Devido a esta intervenção está interdita desde dia 7 de junho a navegação em certas áreas da Lagoa, como consta de um edital publicado pela capitania do porto de Peniche. Existem bóias equipadas com dispositivos luminosos para sinalização e identificação noturna.

Serão emitidos novos editais com áreas interditas à navegação consoante a fase da dragagem.

Comentários
.

0 Comentários

Deixe um comentário

Artigos Relacionados

Detido na Foz do Arelho por tráfico de droga

Um homem de 27 anos foi detido na Foz do Arelho na passada quarta-feira por tráfico de estupefacientes. No decorrer de uma ação de patrulhamento da GNR das Caldas da Rainha, com o reforço dos postos de São Martinho do Porto e do Bombarral, os militares depararam-se...

246347459 2428007130663237 4279653524251237677 n

Dupla fez roubo em supermercado e foi apanhada a assaltar restaurante

Dois jovens foram imobilizados por clientes quando tentavam assaltar um restaurante em Casais do Baleal, no concelho de Peniche, na noite de passada quinta-feira, depois de terem levado 290 euros de um supermercado na Foz do Arelho, sob ameaça de arma de fogo. Presentes a tribunal, foram deixados em liberdade com apresentações semanais às autoridades policiais, enquanto decorre o processo judicial.

assalto