Q

Previsão do tempo

14° C
  • Friday 23° C
  • Saturday 19° C
  • Sunday 24° C
15° C
  • Friday 24° C
  • Saturday 19° C
  • Sunday 25° C
15° C
  • Friday 25° C
  • Saturday 21° C
  • Sunday 26° C

“Razia” em abate de árvores surpreende população

Francisco Gomes

EXCLUSIVO

ASSINE JÁ
O abate de dezenas de árvores no Pinhal de Santo Isidoro, próximo da Escola Superior de Artes e Design das Caldas da Rainha e nas traseiras da Escola de Sargentos do Exército, gerou a indignação da população, que defendeu que foi posta em causa uma zona verde de lazer, mas o Centro Hospitalar do Oeste (CHO), proprietário do pinhal, alegou que havia árvores doentes e que foi obrigado a criar uma faixa de gestão de combustíveis, por estar sob a ameaça de coimas pela GNR.
Corte de árvores no Pinhal de Santo Isidoro

É grande a extensão de árvores cortada no pinhal e foi isso mesmo que alertou a população, que foi surpreendida com o abate. Os moradores nas redondezas estão chocados.

“As árvores foram para o chão. Aqui nidificavam gaios e corvos, e as aves estão a sobrevoar à procura dos ninhos que desapareceram. Os esquilos andam à procura de comida nos quintais”, relatou Anabela Barosa, que manifestou que o pinhal “é utilizado para lazer, correr ou andar de bicicleta, e ficámos sem uma mancha verde, um pulmão”.

Madalena Rebelo comentou que “este abate é uma razia. Podiam ser cortadas as árvores doentes e velhas e as restantes ficarem intactas, e não é isso que está a acontecer. Dá-me vontade de chorar”.

Para Pedro Leitão, aquele pinhal “é um local de repouso e extremamente bonito, é muito triste vê-lo ser destruído com pouco critério”. Segundo apontou, “algumas destas árvores têm um estatuto especial de proteção, como sobreiros, e embora não tenham sido cortados, ficaram extremamente danificados com o corte dos pinheiros”.

Rodolfo Morais foi outro dos populares que compareceu no local na passada segunda-feira de manhã para “expressar o meu descontentamento”. “Houve um desbaste enorme. Podiam cortar uma árvore e deixar duas ou cortar duas e deixar uma, mas nem isso tiveram cuidado. Foi mesmo para arrasar”, declarou.

Hospital justifica corte com ameaças de coimas

A administração do CHO explicou ao JORNAL DAS CALDAS que o pinhal “apresentava patologias de diversa natureza, tendo sido inclusivamente objeto de queixa por parte de um morador vizinho [o JORNAL DAS CALDAS apurou tratar-se uma situação mais próxima do Bairro de São Cristóvão e não na área agora cortada]”.

Em concreto, tinha “uma densidade muito elevada, com os pinheiros em competição, muito altos e finos, com árvores a secar e a morrer e já com árvores marcadas pela presença de nemátodo do pinheiro [doença da murchidão], que obrigava ao corte das árvores afetadas e de outras que se viessem a revelar afetadas”.

Por outro lado, o pinhal “não possuía a Faixa de Gestão de Combustíveis, sendo que as copas das árvores não distavam entre si os dez metros de separação regulamentarmente estabelecido para o pinheiro bravo”.

“Por estas razões o pinhal encontrava-se sinalizado para coimas pela GNR, que não foram concretizadas por atenção às ações do CHO no sentido de resolver a situação, embora mais demorada por força de toda a turbulência resultante da pandemia”, informou a administração hospitalar.

Para além disso, acrescentou, “o pinhal já havia ultrapassado o seu termo de explorabilidade, pelo que haveria que proceder-se também ao abate das árvores”.

Segundo o CHO, foram cortados pinheiros bravos e toda a gestão desta ação “foi articulada e acompanhada com a Câmara Municipal de Caldas da Rainha, através do seu Gabinete Técnico Florestal, suprindo dificuldades técnicas do CHO nesta matéria”.

Confrontada com a contestação popular, a administração garantiu que “o abate das árvores decorreu de forma não só regulamentar, como articulada com as entidades competentes e o processo foi público e absolutamente transparente [segundo o JORNAL DAS CALDAS teve conhecimento, foi publicado na imprensa um edital de concurso público para a realização do serviço]”.

“Terá havido algum desconhecimento dos factos concretos e que levou a que alguns populares fizessem um juízo não correspondente à salvaguarda pelo CHO deste pinhal”, afirmou a administração, assegurando que será feita a reflorestação do Pinhal de Santo Isidoro, “uma vez terminado o processo de corte atual”.

Câmara pede intervenção do ICNF

O assunto foi levado na passada segunda-feira à reunião de Câmara pelo vereador do PS, Luís Patacho, tendo o presidente da Câmara, Tinta Ferreira, pedido para ser contactado o Instituto de Conservação de Natureza e Florestas (ICNF) para ajudar a dissipar dúvidas se houve alguma irregularidade na intervenção.

Apesar de achar que foi feito dentro da legalidade, Luís Patacho considerou que o abate “foi excessivo”, declarando que agora “há que pressionar o CHO para reflorestar de imediato”.

Por outro lado, espera que a ação não seja repetida caso tenha de haver uma intervenção mais próxima da Escola de Artes e Design das Caldas da Rainha.

Vítor Dinis, da Comissão de Utentes do CHO, que contactou o Gabinete Técnico Florestal da Câmara, manifestou que “embora a ação respeite a legalidade, o corte devia ser gradual, de forma espaçada”.

“O impacto visual era outro e a segurança mantinha-se”, sustentou.

(0)
Comentários
.

0 Comentários

Deixe um comentário

Artigos Relacionados

Papagaios gigantes coloriram o céu na Foz do Arelho

O passado fim-de-semana foi de grande animação na Foz do Arelho, com diversos eventos a terem lugar, no âmbito do 2º Festival da Lagoa. No domingo, os papagaios tomaram conta do céu.

primeira

Urgência de Ginecologia/Obstetrícia e Bloco de Partos continuam fechados ao fim de semana

A Urgência de Ginecologia/Obstetrícia e Bloco de Partos no hospital das Caldas da Rainha, na Unidade Local de Saúde (ULS) do Oeste, vão continuar a não receber utentes entre as manhãs de sexta-feira e de segunda-feira e quem necessitar de assistência médica deverá dirigir-se ao Hospital de Santarém, pertencente à ULS da Lezíria.

urgencia

“Mural dos afetos” dá as boas-vindas a quem chega à cidade

A imagem de uma mãe abraçada à filha embeleza a fachada de um edifício na Rua General Amílcar Mota, na entrada sul da cidade. Trata-se de um mural de arte urbana, da autoria de Daniel Eime, que identifica Caldas da Rainha como uma cidade que há uma dezena de anos faz parte do Movimento Cidade dos Afetos.

afetos