Q

Previsão do tempo

13° C
  • Thursday 15° C
  • Friday 15° C
  • Saturday 14° C
13° C
  • Thursday 16° C
  • Friday 15° C
  • Saturday 14° C
14° C
  • Thursday 16° C
  • Friday 15° C
  • Saturday 15° C

Livro com rostos de Santo Onofre e Serra do Bouro

EXCLUSIVO

ASSINE JÁ
A União de Freguesias das Caldas da Rainha – Santo Onofre e Serra do Bouro celebra a 12 de junho o dia do padroeiro da sua freguesia urbana, Santo Onofre, com a apresentação do livro “Rostos da União”, a ter lugar na Biblioteca Municipal, às 21h00.

Este livro, com textos de Joana Tornada e fotografias de Carlos Barroso, pretende “homenagear rostos que identificam a união de freguesias como um território comum”, ao mesmo tempo que procura “ajudar a desenvolver uma autoestima comunitária de quem vive em Santo Onofre e na Serra do Bouro”. Para a escolha destes rostos foi pedida a colaboração da associação Património Histórico – Grupo de Estudos, sendo que a historiadora Joana Tornada ficou responsável pelo estudo e apresentação das figuras escolhidas, para além de descrever elementos arquitetónicos, como a Igreja Matriz da Serra do Bouro, o antigo Balneário das Águas Santas e o Matadouro Municipal, e as memórias do então Bairro Além da Ponte e dos naufrágios na costa. No texto introdutório, o presidente da união de freguesias, Jorge Varela, considera que este é “um passo gigante na caminhada que esta comunidade vem fazendo na sua própria construção identitária”. O autarca salienta que a união de freguesias “é constituída por uma comunidade de gente solidária e empreendedora, tendo diversos equipamentos sociais, culturais e desportivos de que se pode orgulhar”. Jorge Varela não esquece o “passado de zona periférica do centro urbano, em que uma parte significativa da população tinha baixos rendimentos”. No âmbito das comemorações do Dia de Santo Onofre, a União de Freguesias vai também voltar a promover as visitas à sua sede dos alunos as turmas do 4o ano do 1o ciclo das escolas que estão no seu território. Este é o terceiro ano que estas visitas acontecem (no ano passado, devido ao confinamento, os alunos tinham aulas em casa e foi feito um vídeo que os professores mostraram aos seus alunos) e a intenção é que as crianças aprendam mais sobre o funcionamento da autarquia.

(0)
Comentários
.

0 Comentários

Deixe um comentário

Últimas

Artigos Relacionados

“Flash mob” comemorou 30 anos da EB de Santo Onofre

Um “flash mob” com a participação de cerca de uma centena de pessoas para assinalar os 30 anos da Escola Básica de Santo Onofre foi o momento alto do Dia Aberto daquele estabelecimento escolar, que decorreu no passado sábado.

dji 0226 0161

PSP intervém em jogo de futebol

O Comando Distrital da Polícia de Leiria da PSP transmitiu que no final de um jogo de futebol do escalão júnior realizado no passado sábado no Campo Luís Duarte, nas Caldas da Rainha, o juiz da partida “comunicou ao comandante do policiamento” ter existido uma “suposta tentativa de agressão ao árbitro” por parte do treinador de uma das equipas.