Q

Previsão do tempo

19° C
  • Saturday 24° C
  • Sunday 21° C
  • Monday 27° C
19° C
  • Saturday 25° C
  • Sunday 22° C
  • Monday 28° C
19° C
  • Saturday 27° C
  • Sunday 23° C
  • Monday 32° C

Livro com rostos de Santo Onofre e Serra do Bouro

EXCLUSIVO

ASSINE JÁ
A União de Freguesias das Caldas da Rainha – Santo Onofre e Serra do Bouro celebra a 12 de junho o dia do padroeiro da sua freguesia urbana, Santo Onofre, com a apresentação do livro “Rostos da União”, a ter lugar na Biblioteca Municipal, às 21h00.

Este livro, com textos de Joana Tornada e fotografias de Carlos Barroso, pretende “homenagear rostos que identificam a união de freguesias como um território comum”, ao mesmo tempo que procura “ajudar a desenvolver uma autoestima comunitária de quem vive em Santo Onofre e na Serra do Bouro”. Para a escolha destes rostos foi pedida a colaboração da associação Património Histórico – Grupo de Estudos, sendo que a historiadora Joana Tornada ficou responsável pelo estudo e apresentação das figuras escolhidas, para além de descrever elementos arquitetónicos, como a Igreja Matriz da Serra do Bouro, o antigo Balneário das Águas Santas e o Matadouro Municipal, e as memórias do então Bairro Além da Ponte e dos naufrágios na costa. No texto introdutório, o presidente da união de freguesias, Jorge Varela, considera que este é “um passo gigante na caminhada que esta comunidade vem fazendo na sua própria construção identitária”. O autarca salienta que a união de freguesias “é constituída por uma comunidade de gente solidária e empreendedora, tendo diversos equipamentos sociais, culturais e desportivos de que se pode orgulhar”. Jorge Varela não esquece o “passado de zona periférica do centro urbano, em que uma parte significativa da população tinha baixos rendimentos”. No âmbito das comemorações do Dia de Santo Onofre, a União de Freguesias vai também voltar a promover as visitas à sua sede dos alunos as turmas do 4o ano do 1o ciclo das escolas que estão no seu território. Este é o terceiro ano que estas visitas acontecem (no ano passado, devido ao confinamento, os alunos tinham aulas em casa e foi feito um vídeo que os professores mostraram aos seus alunos) e a intenção é que as crianças aprendam mais sobre o funcionamento da autarquia.

(0)
Comentários
.

0 Comentários

Deixe um comentário

Artigos Relacionados

“Barcos com História” em exposição em Alfeizerão

“Barcos com História” é como se designa a exposição de modelismo estático de Aníbal Figueiredo que está patente até 31 de julho no espaço Baú das Memórias, em Alfeizerão.Trata-se de uma mostra de 17 miniaturas em madeira que representam barcos que de uma forma ou outra marcaram a história.

Barcos 1

Líder do PCP diz que a construção do novo hospital do Oeste é uma opção do Governo 

O secretário-geral do PCP, Paulo Raimundo, esteve na Festa de Verão do PCP, junto ao Penedo Furado, na Foz do Arelho, no passado dia 14, e disse que a construção do novo hospital do Oeste nesta legislatura é “uma questão de opção do Governo”. “Não me venham dizer que não há dinheiro, é mentira. São precisas opções”, afirmou.

PCP 1

Novo presidente do Rotary quer ajudar os bombeiros com a compra de aparelhos respiratórios

O empresário Luiz Gomes assumiu, no passado dia 8, a liderança do Rotary Club das Caldas da Rainha, sucedendo na função a Hélia Silva na cerimónia de transmissão de tarefas que decorreu no restaurante “A Lareira”, com o lema “A Magia do Rotary”, numa alusão à capacidade que cada rotário tem em melhorar a comunidade onde se enquadra.

presidente 1