Q

Previsão do tempo

16° C
  • Friday 23° C
  • Saturday 23° C
  • Sunday 23° C
17° C
  • Friday 23° C
  • Saturday 23° C
  • Sunday 23° C
17° C
  • Friday 26° C
  • Saturday 25° C
  • Sunday 26° C

Cafés e restaurantes alargam horário mas bares e discotecas permanecem fechados

Francisco Gomes

EXCLUSIVO

ASSINE JÁ
A partir de 14 de junho vai ser alargado o horário de encerramento dos restaurantes, cafés e pastelarias (com as atuais regras de lotação) até à uma da manhã, com admissão de clientes até à meia-noite. A medida consta da resolução aprovada pelo Conselho de Ministros, no passado dia 2, que prossegue a estratégia de levantamento das ações de confinamento no âmbito do combate à pandemia, definindo novas etapas.

O comércio em geral pode voltar a funcionar no horário do respetivo licenciamento. Contudo, os bares e discotecas vão permanecer encerrados até 31 de agosto. Os equipamentos culturais podem funcionar até à meia-noite para efeitos de entradas e encerramento à uma da manhã, com lotação até 50% de forma a garantir um lugar de intervalo entre espetadores/coabitantes. As festas e romarias populares vão continuar suspensas durante os meses de julho e agosto. O teletrabalho vai deixar de ser obrigatório, sendo apenas recomendado quando as atividades o permitam Os transportes coletivos em que só existem lugares sentados podem ter lotação completa, enquanto outros transportes coletivos dois terços da lotação.

Táxis e transporte individual e remunerado de passageiros em veículos descaraterizados a partir de plataforma eletrónica ficam com lotação limitada aos bancos traseiros. Os eventos desportivos passam a ter público nos escalões de formação e modalidades amadoras com lugares marcados, com 33% da lotação em recintos desportivos e com lotação e regras a definir pela Direção-Geral da Saúde (DGS) fora de recintos desportivos. A partir de 28 de junho será possível público nos eventos desportivos dos escalões profissionais ou equiparados, com regras a definir pela DGS. As Lojas de Cidadão passarão a funcionar sem marcação prévia. A situação de calamidade vai prosseguir e a obrigatoriedade do uso da máscara permanece quando não for possível manter o distanciamento. Um dos critérios a considerar para a avaliação da situação epidemiológica continua a ser a matriz de risco da transmissibilidade do vírus e do nível de incidência, embora para alguns territórios os valores a considerar da incidência cumulativa a 14 dias sejam elevados para o dobro. Sem prejuízo de poderem ser aplicáveis medidas mais restritivas, as novas fases aplicam-se aos municípios em função da respetiva situação epidemiológica, designadamente àqueles cujo nível de incidência seja inferior a 120 casos por 100 mil habitantes na avaliação cumulativa a 14 dias (ou superior a 240 casos por cada 100 mil habitantes no caso dos territórios de baixa densidade). Aos concelhos cujo nível de incidência seja superior a 120 casos por 100 mil habitantes (ou 240 por 100 mil em alguns territórios) ou superior a 240 casos por 100 mil habitantes (ou 480 por 100 mil em alguns territórios) correspondem, no essencial, respetivamente, os níveis de 19 de abril e de 1 de maio.

(0)
Comentários
.

0 Comentários

Deixe um comentário

Últimas

Artigos Relacionados

Um dia de folga para o Joaquim Sá

A Associação MVC (Movimento Viver o Concelho) vai desenvolver um projeto que procura dar um dia de folga ao trabalho diário executado por Joaquim Sá para assegurar refeições a pessoas necessitadas, uma missão em que se tem empenhado nas Caldas da Rainha desde os anos 80 do século passado. 

quim2

Matilde Cardoso vence nos 10 km da Benedita

Matilde Cardoso, do Clube de Atletismo de Óbidos, foi a 1ª classificada do escalão sub 23 do 4º Grande Prémio de Atletismo da Benedita. A prova decorreu no passado dia 28.

matilde