Q

Previsão do tempo

19° C
  • Thursday 23° C
  • Friday 22° C
  • Saturday 22° C
20° C
  • Thursday 23° C
  • Friday 23° C
  • Saturday 23° C
20° C
  • Thursday 24° C
  • Friday 24° C
  • Saturday 25° C

Europe Direct Oeste Lezíria e Médio Tejo aumentou área de intervenção

Marlene Sousa

EXCLUSIVO

ASSINE JÁ
O Europe Direct Oeste, Lezíria e Médio Tejo, sediado no Cadaval, passou a incluir a região Médio Tejo na sua área de intervenção, passando assim a atuar em 36 concelhos. A apresentação deste centro de informação europeia, que decorreu no dia 28 de maio na Leader Oeste, estrutura de acolhimento deste centro, contou com a presença eurodeputada Margarida Marques.
Sandra Geada, Pedro Folgado e a eurodeputada Margarida Marques

A eurodeputada recordou que este centro foi criado em 2007, através do “contrato assinado por mim em representação da Comissão Europeia (CE) na altura, e segunda geração em 2010”, apontando que “este centro tem feito um trabalho excelente e por isso tem vindo sistematicamente a renovar a sua colaboração com a CE”.

Além dos fundos comunitários que financiam projetos, Margarida Marques destacou outros benefícios devido “à nossa presença na União Europeia (UE)”. Deu o exemplo do processo de vacinação contra a Covid-19, e, que a CE “comprou vacinas em nome dos 27 países e distribuiu equitativamente entre todos”. “Se Portugal não fosse estado membro da EU talvez só iniciaria o seu processo de vacinação depois do verão e depois dos países com uma grande capacidade financeira”, apontou.

Destacou ainda a aprovação da lei que permite à CE aceder aos mercados de capitais para recolher os 750 mil milhões de euros do fundo de recuperação que vai financiar os planos nacionais de recuperação e resiliência. “Pela primeira vez a CE vai aos mercados na mais alta categoria de classificação em nome dos 27 estados membros para a seguir poder distribuir o financiamento”. “Portugal vai receber cerca de 16 mil milhões de euros deste fundo”, afirmou.

“Temos um impacto brutal na economia e precisamos de a relançar, tendo mais atenção para as alterações climáticas, e assegurar a transição para o digital numa perspetiva igualitária”. “Estas são as prioridades que os estados membros têm que seguir, criando sistemas públicos de saúde e investigação mais resilientes e dar mais atenção aos programas de jovens e formação”, adiantou.

Margarida Marques deixou um apelo aos autarcas, para que tenham nas suas autarquias um “interlocutor que possa promover o debate nas escolas sobre o futuro da Europa”.

A sessão contou também com a presença de Pedro Folgado, presidente da Leader Oeste, e Sandra Geada, gestora do Europe Direct Oeste, Lezíria e Médio Tejo, e com as intervenções, por vídeo, de Elisa Ferreira, comissária europeia da Coesão e Reformas, e de Sofia Colares Alves, chefe da Representação Europeia em Portugal.

A Leader Oeste – Associação para o Desenvolvimento Rural, situada na vila do Cadaval, foi novamente selecionada, pela CE, como estrutura de acolhimento de um Centro Europe Direct da UE. Desde o dia 1 de maio passou a ter também, como área de intervenção, a região Médio Tejo.

Para além dos 12 concelhos do Oeste e dos 11 concelhos da Lezíria do Tejo, o Europe Direct Oeste, Lezíria e Médio Tejo, passou a atuar também nos 13 concelhos do território do Médio Tejo.

É, segundo Sandra Geada, um organismo oficial da UE, constituindo-se como ponto de acesso para todos os que se interessam e queiram saber mais sobre a Europa. É um dos 15 pontos de contacto que existem em Portugal.

Trabalha em estreita colaboração com a representação da CE e com o Gabinete do Parlamento em Portugal.

(0)
Comentários
.

0 Comentários

Deixe um comentário

Últimas

Artigos Relacionados

Simulacro de acidente rodoviário

Um exercício realizado em ambiente real, perante uma situação de acidente rodoviário, com multivítimas, que visou assegurar a mobilização, prontidão, empenhamento e gestão do emprego de meios e recursos de proteção e socorro, foi realizado no dia 4 de junho, no nó da A19/IC9 com o IC2, na localidade de Chão da Feira, Porto de Mós, com o envolvimento de várias forças de segurança e entidades do distrito de Leiria.

exercicio

Protocolo para promover a atividade física

O Município de Caldas da Rainha e Portugal Activo|AGAP assinaram um protocolo de cooperação que visa promover a atividade física em Caldas da Rainha.

Lagoa de Óbidos recebe provas de SUP Race

A Associação de Stand Up Paddleboarding de Portugal (ASUPP) vai organizar, em conjunto com a Federação Portuguesa de Surf e o Município de Óbidos, a Maratona SUP Race, na Lagoa de Óbidos, junto ao Covão dos Musaranhos, nos dias 24 e 25 de junho.