Q

Previsão do tempo

8° C
  • Tuesday 13° C
  • Wednesday 13° C
  • Thursday 13° C
8° C
  • Tuesday 13° C
  • Wednesday 13° C
  • Thursday 13° C
9° C
  • Tuesday 13° C
  • Wednesday 13° C
  • Thursday 13° C

Trio detido com 115 quilos de meixão

Francisco Gomes

EXCLUSIVO

ASSINE JÁ
No seguimento de uma investigação que decorria há cerca de dois anos, os elementos do Núcleo de Investigação de Crimes e Contraordenações Ambientais da GNR deram no passado dia 27 cumprimento a quatro mandados de busca domiciliária, tendo detido na Nazaré um homem de 48 anos pelo crime de dano contra a natureza e detetado 1,8 quilos de meixão vivo em depósitos de água com sistemas de oxigenação, para comercialização.
Dinheiro e equipamentos apreendidos

No decorrer da operação foram ainda apreendidos 1750 euros, diversos telemóveis, rádios, munições e materiais associados à prática da pesca ilegal de meixão.

O meixão apreendido foi devolvido ao seu habitat natural e o processo remetido ao Tribunal Judicial de Leiria.

No decorrer da investigação, no total, foram apreendidos 115 quilos de meixão e detidos três indivíduos.

Esta ação contou com o reforço da estrutura de investigação criminal e da estrutura de proteção da natureza e do ambiente do Comando Territorial de Leiria da GNR, e com o apoio da PSP e do Instituto da Conservação da Natureza e das Florestas.

A enguia juvenil/meixão é uma espécie considerada em perigo e que tem sofrido grande redução em razão da pesca ilegal, que impede o normal ciclo de reprodução e coloca em causa a sustentabilidade da espécie. O valor do meixão no mercado final (países europeus e asiáticos), varia consoante os meses e pode alcançar um valor de seis mil euros por quilo.

(0)
Comentários
.

0 Comentários

Deixe um comentário

Últimas

Artigos Relacionados

Condenado a prisão por furto de automóveis

Um homem de 39 anos que furtou dois automóveis de um armazém, cada um avaliado em mais de vinte mil euros, foi condenado pelo Tribunal das Caldas da Rainha a quatro anos e quatro meses de prisão.

prisao

Apreendidos 250 quilos de pescada sem dimensão

Um homem de 44 anos, foi detetado no passado dia 14 nas imediações da lota da Nazaré, no porto de abrigo, na posse de 248 quilos de pescada sem a medida mínima estipulada por lei para ser comercializada, resultando na sua apreensão, uma vez que o respeito dos tamanhos de captura visa a salvaguardar a gestão sustentável do pescado e sua rentabilidade potencial.

pescada 1

Polícia Marítima apreende artes de pesca

A Polícia Marítima da Nazaré apreendeu na tarde da passada sexta-feira sete artes de pesca ilegais, com 750 metros de comprimento no total, entre a praia da Légua, em Alcobaça, e a praia do Salgado, na Nazaré.

redes