Q

Previsão do tempo

19° C
  • Thursday 23° C
  • Friday 22° C
  • Saturday 22° C
19° C
  • Thursday 23° C
  • Friday 23° C
  • Saturday 23° C
19° C
  • Thursday 24° C
  • Friday 24° C
  • Saturday 25° C

Trio detido com 115 quilos de meixão

Francisco Gomes

EXCLUSIVO

ASSINE JÁ
No seguimento de uma investigação que decorria há cerca de dois anos, os elementos do Núcleo de Investigação de Crimes e Contraordenações Ambientais da GNR deram no passado dia 27 cumprimento a quatro mandados de busca domiciliária, tendo detido na Nazaré um homem de 48 anos pelo crime de dano contra a natureza e detetado 1,8 quilos de meixão vivo em depósitos de água com sistemas de oxigenação, para comercialização.
Dinheiro e equipamentos apreendidos

No decorrer da operação foram ainda apreendidos 1750 euros, diversos telemóveis, rádios, munições e materiais associados à prática da pesca ilegal de meixão.

O meixão apreendido foi devolvido ao seu habitat natural e o processo remetido ao Tribunal Judicial de Leiria.

No decorrer da investigação, no total, foram apreendidos 115 quilos de meixão e detidos três indivíduos.

Esta ação contou com o reforço da estrutura de investigação criminal e da estrutura de proteção da natureza e do ambiente do Comando Territorial de Leiria da GNR, e com o apoio da PSP e do Instituto da Conservação da Natureza e das Florestas.

A enguia juvenil/meixão é uma espécie considerada em perigo e que tem sofrido grande redução em razão da pesca ilegal, que impede o normal ciclo de reprodução e coloca em causa a sustentabilidade da espécie. O valor do meixão no mercado final (países europeus e asiáticos), varia consoante os meses e pode alcançar um valor de seis mil euros por quilo.

(0)
Comentários
.

0 Comentários

Deixe um comentário

Artigos Relacionados

Despiste mata motociclista

Um motociclista de 41 anos faleceu na noite da passada segunda-feira em Chão de Sapo, no Cadaval, na sequência do despiste da mota que conduzia.

Simulacro de acidente rodoviário

Um exercício realizado em ambiente real, perante uma situação de acidente rodoviário, com multivítimas, que visou assegurar a mobilização, prontidão, empenhamento e gestão do emprego de meios e recursos de proteção e socorro, foi realizado no dia 4 de junho, no nó da A19/IC9 com o IC2, na localidade de Chão da Feira, Porto de Mós, com o envolvimento de várias forças de segurança e entidades do distrito de Leiria.

exercicio

Protocolo para promover a atividade física

O Município de Caldas da Rainha e Portugal Activo|AGAP assinaram um protocolo de cooperação que visa promover a atividade física em Caldas da Rainha.