Q

Previsão do tempo

20° C
  • Sunday 19° C
  • Monday 18° C
  • Tuesday 21° C
20° C
  • Sunday 19° C
  • Monday 19° C
  • Tuesday 21° C
20° C
  • Sunday 20° C
  • Monday 20° C
  • Tuesday 23° C

Ministra no lançamento do “Jogo da Cooperação” no Complexo Escolar do Alvito

Mariana Martinho (texto) / Marina Ferreira (fotos)

EXCLUSIVO

ASSINE JÁ
O “Jogo da Cooperação” é a nova ferramenta lúdica inspirada no tradicional Jogo da Glória, com vista a levar até aos mais pequenos o conceito de “cooperação”. Este jogo, que foi criado pela Confecoop – Confederação Cooperativa Portuguesa, foi apresentado no passado dia 25 no Complexo Escolar do Alvito, em Óbidos, envolvendo os alunos do 1º e 2º anos da instituição de ensino, e ainda a presença da ministra do Trabalho, Solidariedade e Segurança Social, Ana Mendes Godinho.
O lançamento do jogo contou com a presença da ministra do Trabalho, Solidariedade e Segurança Social

Com um tabuleiro gigante colocado no pátio do complexo do Alvito, cerca de 20 crianças levaram à prática os desafios lançados pelo “Jogo da Cooperação”, que nasceu da necessidade de pôr os mais novos a pensar em cooperar.

“Nós cooperamos pouco, somos um bocado individualistas, andamos a correr atrás daquilo que nos faz falta e se chegarmos primeiro do que o outro tanto melhor”, explicou o presidente da Confecoop, Rogério Cação, referindo que é um encontro de mecanismos e caminhos que façam as crianças perceber que podem ir mais longe se colaborarem uns com os outros.

Também surgiu do facto de haver pouca gente nova no associativismo, “e se queremos inverter essa situação temos de começar nas escolas”.

Na prática, “o objetivo é colocar o ‘Jogo da Cooperação’ nas escolas e que estas os venham a utilizar”, frisou Rogério Cação, que também pretende que futuramente seja alargado para outras questões mais transversais, como de género, da inclusão, tolerância, pobreza e fome, sendo “um ponto de partida para que estas possam ser abordadas na sala de aula, com as crianças do pré-escolar e 1º ciclo”.

Já a ministra do Trabalho, Solidariedade e Segurança Social, que lançou o primeiro dado do jogo, referiu que “este momento simbólico demostra o interesse e o entusiasmo destas crianças em participar neste jogo, que é uma forma de estimular os valores da cooperação e do cooperativismo”.

Recordou que “a pandemia foi ela própria prova de que, em conjunto, fazemos muito melhor e graças ao trabalho articulado com as cooperativas, associações do setor social, segurança social e as autarquias, e só assim foi possível ultrapassar situações que nos pareciam impossíveis”.

Para Ana Mendes Godinho, “o lançamento do ‘Jogo da Cooperação’ também assinala um pouco os tempos que vivemos, que são tempos de transformação e de percebermos, como sociedade, como podemos responder de melhor forma aos grandes desafios”.

Na iniciativa também esteve presente o presidente da Câmara Municipal de Óbidos, Humberto Marques, que enalteceu o trabalho desenvolvido neste jogo, que “é a conceção da sociedade do futuro”, bem como Elisabete Moita, diretora distrital da Segurança Social de Leiria, Ana Luísa Pereira, da Cooperativa António Sérgio para a Economia Social, e José Santos, diretor do agrupamento escolar.

(0)
Comentários
.

0 Comentários

Deixe um comentário

Últimas

Artigos Relacionados

Compromisso de Óbidos com o Governo desbloqueia verbas do PRR

O Município de Óbidos anunciou que foi decisivo para desbloquear o acesso do Governo aos 713 milhões de euros do Plano de Recuperação e Resiliência (PRR) retidos por Bruxelas, ao ter assinado, no dia 17 de maio, o auto de transferência de competências na área da saúde.

PRR

Criatividade de alunas da Escola de Hotelaria posta à prova

Realizou-se a 2ª edição do EstrELA Monumental, evento criado pelo Mosteiro do Leitão, restaurante na Batalha, com o apoio da Escola de Hotelaria e Turismo do Oeste (EHTO). Neste estabelecimento de ensino, 17 alunas estiveram na manhã de 21 de maio a preparar os seus pratos de autor, de modo a convencer o júri a tornarem-se um dos quatro pratos vencedores. 

monumental

Cardeal na celebração dos Votos Perpétuos de religiosa caldense

No dia 1 de junho, pelas 17h00, na Igreja Paroquial das Caldas da Rainha, terá lugar a Celebração da Profissão Religiosa dos Votos Perpétuos da Irmã Ana Margarida Lucas, da Congregação das Irmãs Dominicanas de Santa Catarina de Sena, presidida pelo Cardeal D. Manuel Clemente, Patriarca Emérito de Lisboa. Haverá depois um jantar convívio no Centro Paroquial.

religiosa