Q

Previsão do tempo

10° C
  • Friday 14° C
  • Saturday 13° C
  • Sunday 14° C
11° C
  • Friday 14° C
  • Saturday 13° C
  • Sunday 14° C
11° C
  • Friday 13° C
  • Saturday 12° C
  • Sunday 14° C

Ministra no lançamento do “Jogo da Cooperação” no Complexo Escolar do Alvito

Mariana Martinho (texto) / Marina Ferreira (fotos)

EXCLUSIVO

ASSINE JÁ
O “Jogo da Cooperação” é a nova ferramenta lúdica inspirada no tradicional Jogo da Glória, com vista a levar até aos mais pequenos o conceito de “cooperação”. Este jogo, que foi criado pela Confecoop – Confederação Cooperativa Portuguesa, foi apresentado no passado dia 25 no Complexo Escolar do Alvito, em Óbidos, envolvendo os alunos do 1º e 2º anos da instituição de ensino, e ainda a presença da ministra do Trabalho, Solidariedade e Segurança Social, Ana Mendes Godinho.
O lançamento do jogo contou com a presença da ministra do Trabalho, Solidariedade e Segurança Social

Com um tabuleiro gigante colocado no pátio do complexo do Alvito, cerca de 20 crianças levaram à prática os desafios lançados pelo “Jogo da Cooperação”, que nasceu da necessidade de pôr os mais novos a pensar em cooperar.

“Nós cooperamos pouco, somos um bocado individualistas, andamos a correr atrás daquilo que nos faz falta e se chegarmos primeiro do que o outro tanto melhor”, explicou o presidente da Confecoop, Rogério Cação, referindo que é um encontro de mecanismos e caminhos que façam as crianças perceber que podem ir mais longe se colaborarem uns com os outros.

Também surgiu do facto de haver pouca gente nova no associativismo, “e se queremos inverter essa situação temos de começar nas escolas”.

Na prática, “o objetivo é colocar o ‘Jogo da Cooperação’ nas escolas e que estas os venham a utilizar”, frisou Rogério Cação, que também pretende que futuramente seja alargado para outras questões mais transversais, como de género, da inclusão, tolerância, pobreza e fome, sendo “um ponto de partida para que estas possam ser abordadas na sala de aula, com as crianças do pré-escolar e 1º ciclo”.

Já a ministra do Trabalho, Solidariedade e Segurança Social, que lançou o primeiro dado do jogo, referiu que “este momento simbólico demostra o interesse e o entusiasmo destas crianças em participar neste jogo, que é uma forma de estimular os valores da cooperação e do cooperativismo”.

Recordou que “a pandemia foi ela própria prova de que, em conjunto, fazemos muito melhor e graças ao trabalho articulado com as cooperativas, associações do setor social, segurança social e as autarquias, e só assim foi possível ultrapassar situações que nos pareciam impossíveis”.

Para Ana Mendes Godinho, “o lançamento do ‘Jogo da Cooperação’ também assinala um pouco os tempos que vivemos, que são tempos de transformação e de percebermos, como sociedade, como podemos responder de melhor forma aos grandes desafios”.

Na iniciativa também esteve presente o presidente da Câmara Municipal de Óbidos, Humberto Marques, que enalteceu o trabalho desenvolvido neste jogo, que “é a conceção da sociedade do futuro”, bem como Elisabete Moita, diretora distrital da Segurança Social de Leiria, Ana Luísa Pereira, da Cooperativa António Sérgio para a Economia Social, e José Santos, diretor do agrupamento escolar.

(0)
Comentários
.

0 Comentários

Deixe um comentário

Últimas

Artigos Relacionados

GNR leva presentes de alunos a idosos

Alunos da turma 8C da Escola Básica e Secundária Fernão do Pó, do Bombarral, prepararam presentes alusivos à páscoa para serem distribuídos por idosos que vivem no concelho.

idosos

Infantis obidenses vencem em futsal

Em jogo da 4ª jornada da Divisão Distrital - Grupo B de futsal em infantis, no pavilhão da EB 2-3 D. Luís de Ataíde, em Peniche, defrontaram-se no passado dia 24 o Peniche Amigos Clube “B” e a Associação Desportiva de Óbidos. O resultado foi de 2-6.

futsal

Concerto solidário com Guiné

Um concerto solidário de angariação de bens para apoio do trabalho missionário na Guiné vai ter lugar no dia 30 de março, às 20h30, e no dia 31 de março, às 16h00, nos Pimpões, nas Caldas da Rainha.

concerto