Q

Previsão do tempo

21° C
  • Monday 22° C
  • Tuesday 20° C
  • Wednesday 20° C
23° C
  • Monday 23° C
  • Tuesday 20° C
  • Wednesday 21° C
25° C
  • Monday 25° C
  • Tuesday 22° C
  • Wednesday 22° C

Chef das Caldas abre restaurante na Nazaré

Marlene Sousa

EXCLUSIVO

ASSINE JÁ
Diogo Vasques, chef natural das Caldas, que se formou no curso de Técnicas de Cozinha e Pastelaria na Escola de Hotelaria e Turismo do Oeste (EHTO), cumpriu um dos seus sonhos e abriu um restaurante na Nazaré. O espaço, situado na Rua Branco Martins, n. 25 B, numa perpendicular à marginal, chama-se “Caelesti-Tapas Wine Bar”.
Alfredo Soares (barman), Diogo Vasques (chef) e Taciana Mendes

Aos 25 anos, Diogo Vasques conta já com um percurso profissional invejável, desenvolvido em cozinhas de restaurantes tão conceituados como o Pestana Palace (Lisboa), Marriott Praia d’El Rey, DOP-Rui Paula (Porto), Sons Tons & Sabores (Caldas da Rainha), Tibino (Foz do Arelho), Jamon Jamon (Óbidos) e Aki d’el Mar (Nazaré).

O projeto estava na gaveta e surgiu a oportunidade. Como já conhecia o mercado da Nazaré, soube que era o local ideal para abrir o seu restaurante. Pensou o conceito e preparou tudo para a inauguração, que aconteceu a 14 de maio.

“Caelesti”, denominação latina de Celeste em homenagem à sua avó paterna, pretende ser um emblema da Nazaré pela excelência dos produtos, inovação, sabor e pela frescura.

Neste restaurante os clientes podem encontrar as mais diversas tapas, como salada de polvo, ameijoa, mix do mar (gambas, lulinhas, choquinhos fritos), mexilhão vinagrete, espetadas de camarão, pica-pau de vitela, tábua de queijos e enchidos, entre outros.

Tem ainda tapas especiais, como os secretos de porco preto ibérico e o bife da vazia laminado.

Diogo Vasques também confeciona pratos com massa fresca (caseira) e tem na ementa pasta nero com marisco, pasta de legumes, entre outras.

Há uma variedade de hambúrgueres criativos e diferentes, como por exemplo, a de cozido à portuguesa ou de bacalhau à brás, que já é um sucesso da casa.

O espaço tem opções vegan e vegetariano, onde pode degustar o pica-pau de seitan, legumes salteados ou o pimento padron. O objetivo é ir aumentando a ementa e criar pratos novos.

Os vinhos, gin e os cocktails são apostas fortes para quem queira desfrutar de um drink acompanhado pelas tapas. Os vinhos podem ser vendidos ao copo e o barman, Alfredo Soares, da Foz do Arelho, serve uma variedade de cocktails criativos.

O gosto pela cozinha ganhou forma quando tinha 12 anos. O curso na EHTO foi determinante no seu rumo profissional e escolha, ainda que “a sua paixão foi sempre a cozinha”. Diogo Vasques diz que o curso “muito contribuiu para a minha autoconfiança enquanto profissional, permitindo-me enfrentar os mais variados desafios”.

Um deles é este novo projeto, que apesar da pandemia considerou que era a altura certa. “Agora é marcar a diferença e conquistar os clientes”, afirmou.

Um outro projeto e sonho que tem é de um dia “construir de raiz o seu próprio restaurante”.

O diretor da EHTO, Daniel Pinto que esteve presente na inauguração do restaurante, elogiou o chef caldense que “é o exemplo dos objetivos da escola, que é um aluno fazer a sua formação, trabalhar no setor e depois abrir o seu próprio negócio”. “Durante a formação os alunos também aprendem a fazer a gestão de um restaurante, que é muito importante para quem pretende abrir o seu estabelecimento”, sublinhou.

Com a abertura do Caelesti-Tapas Wine Bar, Diogo Vasques criou o seu próprio posto de trabalho e também do barman. Durante o verão conta a ajuda da sua namorada, Taciana Mendes, que é designer gráfica e que fez a decoração do espaço e criou o logótipo do restaurante.

“Caelesti-Tapas Wine Bar” está aberto de terça-feira a domingo, entre as 12h00 e as 24h00. Tem capacidade para 84 pessoas (atualmente devido à pandemia 40 pessoas) e possui duas esplanadas, uma aberta e outra fechada.

(0)
Comentários
.

0 Comentários

Deixe um comentário

Últimas

Artigos Relacionados

Apartamento assaltado

Um apartamento foi assaltado na manhã do passado dia 18 na Travessa do Sol Nascente (junto ao Campo da Feira), nas Caldas da Rainha.

FootMania concentra dezenas de equipas de futebol juvenil

Entre 26 de junho e 7 de julho, Caldas da Rainha volta a acolher o FootMania, torneio internacional de futebol juvenil, que envolve a participação de jovens nacionais e estrangeiros, seus treinadores, dirigentes e familiares.