Q

Previsão do tempo

9° C
  • Friday 13° C
  • Saturday 12° C
  • Sunday 12° C
10° C
  • Friday 13° C
  • Saturday 12° C
  • Sunday 13° C
9° C
  • Friday 13° C
  • Saturday 11° C
  • Sunday 13° C

Almoço pedagógico na EHTO dedicado a Raul Proença

Mariana Martinho

EXCLUSIVO

ASSINE JÁ
Depois de homenagear o artista caldense José Malhoa e a pintora Josefa de Óbidos, chegou a vez do almoço temático inspirado na obra do escritor Raul Proença. Este almoço, que se realizou na passada quinta-feira, no restaurante pedagógico da Escola de Hotelaria e Turismo do Oeste, nas Caldas da Rainha, inseriu-se no projeto “Arte e Cultura à mesa”, desenvolvido pelos alunos do terceiro ano do curso Técnicas de Cozinha e Pastelaria (TCP) e de Técnicas de Serviço de Restauração e Bebidas (TSRB).
Grupo de entidades que participou no almoço, com os alunos responsáveis pelo serviço

Num serviço inspirado na vida e obra deste jornalista e bibliotecário, os alunos de TSRB começaram por servir um aperitivo aos clientes, um french negroni, de modo, a “tentar homenageá-lo da melhor maneira possível, com bebidas francesas”.

Já os alunos de TCP procuraram “fazer uma ligação entre os pratos e o percurso de vida do homenageado, escolhendo assim quatro referências ou cidades por onde o autor passou a sua vida”.

Para começar foi servido para entrada um escalope de foie gras, fazendo alusão ao facto de o autor ter estado exilado em Paris durante a ditadura militar. Em seguida foi servida uma desconstrução de bacalhau à Brás, e posteriormente, tripas à moda do Porto, “cidade onde viveu e mais tarde faleceu”. Para a sobremesa, os alunos optaram por preparar trouxas das Caldas com gelado de pera e nata, “doce da cidade onde Raul Proença nasceu e viveu durante algum tempo”.

No almoço estiveram representantes da Câmara Municipal de Caldas da Rainha, o presidente da União de Freguesias de Santo Onofre e Serra do Bouro, Jorge Varela, o presidente da União de Freguesia Nossa Senhora do Pópulo, Coto e S. Gregório, Vítor Marques, o diretor do Agrupamento de Escolas Raul Proença, João Silva, e a professora Isabel Xavier, que referiu que “Raul Proença era uma figura inerente da intelectualidade portuguesa, com um pensamento muito profundo em várias áreas”.

O ciclo de apresentações gastronómicas “Arte e Cultura à mesa” vai terminar esta semana com o almoço na próxima quinta-feira, com um menu dedicado ao mestre Ferreira da Silva, e na sexta-feira, sobre Rafael Bordallo Pinheiro.

(0)
Comentários
.

0 Comentários

Deixe um comentário

Artigos Relacionados

Icónico edifício da Secla vai ser reabilitado

Depois de vários anos ao abandono e já em estado de degradação, o edifício icónico sede da Secla, nas Caldas da Rainha, vai finalmente ser totalmente reabilitado e valorizado.

secla

Candidato do BE luta “por uma linha do Oeste que responda aos desafios atuais”

O candidato do Bloco de Esquerda pelo distrito de Leiria às próximas eleições legislativas, Ricardo Vicente, viajou no passado dia 12 de comboio na Linha do Oeste, de Leiria para Caldas da Rainha, para assinalar a necessidade de requalificar da linha integralmente, e de garantir velocidades de deslocação competitivas com o transporte rodoviário, contrariamente aos resultados previstos pelo Governo para a requalificação no troço de Meleças até Caldas da Rainha.

bloco