Q

Previsão do tempo

14° C
  • Saturday 13° C
  • Sunday 14° C
  • Monday 15° C
14° C
  • Saturday 13° C
  • Sunday 14° C
  • Monday 15° C
15° C
  • Saturday 13° C
  • Sunday 14° C
  • Monday 15° C

Almoço pedagógico na EHTO dedicado a Raul Proença

Mariana Martinho

EXCLUSIVO

ASSINE JÁ
Depois de homenagear o artista caldense José Malhoa e a pintora Josefa de Óbidos, chegou a vez do almoço temático inspirado na obra do escritor Raul Proença. Este almoço, que se realizou na passada quinta-feira, no restaurante pedagógico da Escola de Hotelaria e Turismo do Oeste, nas Caldas da Rainha, inseriu-se no projeto “Arte e Cultura à mesa”, desenvolvido pelos alunos do terceiro ano do curso Técnicas de Cozinha e Pastelaria (TCP) e de Técnicas de Serviço de Restauração e Bebidas (TSRB).
Grupo de entidades que participou no almoço, com os alunos responsáveis pelo serviço

Num serviço inspirado na vida e obra deste jornalista e bibliotecário, os alunos de TSRB começaram por servir um aperitivo aos clientes, um french negroni, de modo, a “tentar homenageá-lo da melhor maneira possível, com bebidas francesas”.

Já os alunos de TCP procuraram “fazer uma ligação entre os pratos e o percurso de vida do homenageado, escolhendo assim quatro referências ou cidades por onde o autor passou a sua vida”.

Para começar foi servido para entrada um escalope de foie gras, fazendo alusão ao facto de o autor ter estado exilado em Paris durante a ditadura militar. Em seguida foi servida uma desconstrução de bacalhau à Brás, e posteriormente, tripas à moda do Porto, “cidade onde viveu e mais tarde faleceu”. Para a sobremesa, os alunos optaram por preparar trouxas das Caldas com gelado de pera e nata, “doce da cidade onde Raul Proença nasceu e viveu durante algum tempo”.

No almoço estiveram representantes da Câmara Municipal de Caldas da Rainha, o presidente da União de Freguesias de Santo Onofre e Serra do Bouro, Jorge Varela, o presidente da União de Freguesia Nossa Senhora do Pópulo, Coto e S. Gregório, Vítor Marques, o diretor do Agrupamento de Escolas Raul Proença, João Silva, e a professora Isabel Xavier, que referiu que “Raul Proença era uma figura inerente da intelectualidade portuguesa, com um pensamento muito profundo em várias áreas”.

O ciclo de apresentações gastronómicas “Arte e Cultura à mesa” vai terminar esta semana com o almoço na próxima quinta-feira, com um menu dedicado ao mestre Ferreira da Silva, e na sexta-feira, sobre Rafael Bordallo Pinheiro.

(0)
Comentários
.

0 Comentários

Deixe um comentário

Últimas

Artigos Relacionados

GNR leva presentes de alunos a idosos

Alunos da turma 8C da Escola Básica e Secundária Fernão do Pó, do Bombarral, prepararam presentes alusivos à páscoa para serem distribuídos por idosos que vivem no concelho.

idosos

Barbeiro desaparecido

Um barbeiro brasileiro, de 42 anos, está desaparecido desde 3 de março, havendo suspeitas de que se possa ter afogado no mar na Foz do Arelho, localidade onde residia, mas não havendo testemunhas todas as hipóteses estão em aberto, tendo o caso sido comunicado ao Ministério Público e à Polícia Judiciária.

desaparecido0