Q

Previsão do tempo

12° C
  • Wednesday 20° C
  • Thursday 17° C
  • Friday 17° C
13° C
  • Wednesday 20° C
  • Thursday 17° C
  • Friday 17° C
12° C
  • Wednesday 22° C
  • Thursday 17° C
  • Friday 18° C

Agrupamento de Escolas Josefa de Óbidos aposta “num novo projeto educativo”

Mariana Martinho

EXCLUSIVO

ASSINE JÁ
O Agrupamento de Escolas Josefa de Óbidos tem vindo a “construir um novo projeto educativo” para os seus 1344 alunos, apostando assim “fortemente” na implementação de plataformas digitais e na transição para a sustentabilidade.
O agrupamento aposta “fortemente” no digital e na sustentabilidade (foto Marina Ferreira)

Esta mudança, segundo o diretor do agrupamento, José Santos, também se “deveu à pandemia de Covid-19, que nos obrigou a repensar o nosso sistema de ensino, impondo assim uma alteração rápida no sistema de ensino e nos processos de aprendizagem”. O novo processo de aprendizagem coloca assim o aluno no centro, sendo “eles próprios a construir esse processo, em que o professor é apenas um tutor para guiar esse desenvolvimento”, explicou José Santos, que há cerca de três anos, juntamente com a equipa da direção, tem vindo a mudar a visão em relação à escola, implementando assim novas dinâmicas, certificações de qualidade, uma autoavaliação efetiva e práticas de avaliação baseada na formação.

Além dessa “alteração forçada da aprendizagem”, o ensino à distância também promoveu a transição para o digital. “O ideal é que tenhamos uma escola com recursos para que se consiga essa transição digital, que permita ao aluno trabalhar e construir o seu próprio conhecimento”, destacou José Santos, adiantando que também estão a promover a “transição para o verde”.

Para o diretor do agrupamento, “a nossa escola vai utilizar mais recursos, mas vai ter que saber o que vai fazer com esses recursos, e por isso, o nosso projeto educativo vai estar fortemente centrado nestas duas vertentes, o digital e a sustentabilidade”.

No que diz respeito à “área verde”, o agrupamento tem vindo a implementar vários projetos como o “Eco escolas”, a biblioteca verde, onde se estimula o uso das plantas para criar espaços de aprendizagem e estar, a reutilização de recursos através de parcerias, as ciências experimentais, de modo a sensibilizar os alunos para o respeito pelo ambiente e diversidade, e ainda está a concorrer para obter o Selo Escola Saudável. No futuro irá receber fontes de financiamento inerentes ao digital para aproveitar a energia eólica e solar.

Relativamente ao digital, a escola tem encontra-se a modernizar todo o parque tecnológico do agrupamento, a melhorar a rede interna de internet das escolas, a criar as salas de aula do futuro, sendo laboratórios de aprendizagem, e ainda a “apostar fortemente nas bibliotecas tornando-as em centros de recursos”.

Igualmente apostou numa nova oferta formativa para o próximo ano letivo, em que os cursos profissionais disponíveis estão relacionados com a gestão de equipamentos informáticos, técnico de multimédia, e ainda cozinha e pastelaria, restauração e bar, para uma melhor adequação ao mercado de trabalho.

(0)
Comentários
.

0 Comentários

Deixe um comentário

Artigos Relacionados

Praxe solidária com crianças

A Távola Elíptica Veterânica e a Comissão de Praxe da Escola Superior de Artes e Design das Caldas da Rainha realizam uma iniciativa de praxe solidária no dia 25 de abril, a favor das crianças mais necessitadas de diversos países em desenvolvimento.

praxe

Exposição de Thiago Gadelha

O Espaço AbraçAr-te, na Rua Principal, 56, na Mata de Porto Mouro, em Santa Catarina, acolhe a exposição "O Quarto”, de Thiago Gadelha, inaugurada no dia 20 de abril.