Q

Previsão do tempo

14° C
  • Friday 16° C
  • Saturday 14° C
  • Sunday 14° C
14° C
  • Friday 16° C
  • Saturday 14° C
  • Sunday 15° C
14° C
  • Friday 16° C
  • Saturday 14° C
  • Sunday 15° C
Escaparate

Fraternidade ecuménica

Rui Calisto

EXCLUSIVO

ASSINE JÁ
No dia 19 de maio, em conhecido e respeitado restaurante, tive o prazer e a alegria de estar em extremoso convívio com um alargado grupo de amigos, possuidores de ideologias políticas diversas e adeptos das mais variadas agremiações desportivas, componentes que poderiam dividir-nos, porém, não foi o caso, pois o que nos une é a mais alta estima e consideração, amparadas pela real unidade do ser, pelo amor ao próximo, e pela compreensão do que está contido na origem da fraternidade.
Rui Calisto

Viver em harmonia e paz é respeitar o pensamento do outro, não o achincalhando com elucubrações mentirosas, destiladas em venenos. Quem age deste modo não merece estar numa roda de amigos, em saudável camaradagem.

Admitir que toda a pessoa é única é um exercício que deve ser feito constantemente. Compreender que cada um pode possuir uma religião, uma nacionalidade, e uma ideologia política diferente da nossa, é um passo enorme em direção à não-violência.

Sem homofobia, sem racismo, sem machismo/feminismo exacerbados, espontaneamente, alteramos o pensamento, encaminhando-o para uma dimensão onde a tolerância nos conduzirá a caminhos de maior reflexão, regiões cerebrais que nos farão compreender, por exemplo, que a corrupção é o grande problema da Humanidade, e que, acabar com esse mal absoluto levar-nos-á a suprimir a fome que assola diversos países.

Pensar no outro de um modo amplo, estendendo-lhe a mão quando necessitar, pode evitar muitas manifestações irracionais.

A maioria dos seres humanos ainda não consegue compreender o significado de liberdade, de justiça, de harmonia, de fraternidade, de igualdade e todos os discursos distorcidos que pronunciam visam apenas o lucro fácil, a posição política e a soberba social. Nada tenho contra os que assim pensam, mas como deixam de existir pontos de debate, quando a matéria se sobrepõe ao espírito, as conversas diluem-se e, certamente, a amizade se esvanece.

Alphonse de Lamartine (1790-1869), em pequena, porém sábia, reflexão, disse-nos que “O egoísmo e o ódio têm uma só pátria. A fraternidade não a tem”. Não pode ter, pois deve ser ampla e irrestrita, planetária – e, um dia, quem sabe, (multi)universal.

A civilização do amor deve sobrepor-se à do ódio, ponto inicial para a edificação de uma sociedade melhor.

“Desejo ardentemente que, neste tempo que nos cabe viver, reconhecendo a dignidade de cada pessoa humana, possamos fazer renascer, entre todos, um anseio mundial de fraternidade” (“Fratelli Tutti”. Papa Francisco).

“Todos Irmãos”. Com esta enunciação o Papa evoca São Francisco de Assis (1181 ou 1182-1226), sugerindo que cada um de nós siga o seu caminho, colocando um pouco de sabor a Evangelho na sua vida. Sábias palavras, inspiradas, certamente, pela real unidade do ser, pelo amor ao próximo, e pela compreensão do que está contido na origem da fraternidade.

Francisco poderia estar connosco naquele jantar. Se estivesse, com certeza, pedir-lhe-ia para explanar acerca de “Quem é o meu próximo?”, para reavivar outros valores que estão esquecidos por todos nós. Préstimos de tal importância que podem – com a força anímica que possuem – ajudar na reconstrução do Templo de Salomão que há dentro de cada um, sem sentimentos vagos e sem ideais abstratos.

Essa reedificação, seguindo o mestre de construção Hiram Abiff, influenciará a nossa alma a investir numa conduta virtuosa, fraterna e ecuménica.

(0)
Comentários
.

0 Comentários

Deixe um comentário

Artigos Relacionados

PSP intervém em jogo de futebol

O Comando Distrital da Polícia de Leiria da PSP transmitiu que no final de um jogo de futebol do escalão júnior realizado no passado sábado no Campo Luís Duarte, nas Caldas da Rainha, o juiz da partida “comunicou ao comandante do policiamento” ter existido uma “suposta tentativa de agressão ao árbitro” por parte do treinador de uma das equipas.

Bárbara Costa no “Centro das Conversas”

A iniciativa “Centro das Conversas”, realizada no passado dia 20, no Shopping Center La Vie Caldas da Rainha, contou com a presença de Bárbara Costa, Miss Petite Mesoamérica Portugal 2024 e vencedora do Mesoamerica International 2024, concurso de beleza e dança.

miss