Q

Previsão do tempo

7° C
  • Thursday 14° C
  • Friday 13° C
  • Saturday 11° C
7° C
  • Thursday 14° C
  • Friday 13° C
  • Saturday 12° C
7° C
  • Thursday 14° C
  • Friday 13° C
  • Saturday 11° C

Cinema no Agrupamento de Escolas D. João II das Caldas da Rainha

Marlene Sousa

EXCLUSIVO

ASSINE JÁ
A festa do cinema voltou ao Agrupamento de Escolas D. João II, em Caldas da Rainha, com mais uma edição do Festival IndieJúnior Escolas 2021.
Alunos dos 10 aos 15 anos fizeram a curadoria dos filmes exibidos

O Cineclub do Agrupamento continuou a reforçar a sua parceria com o Indie Lisboa, participando, uma vez mais, nesta iniciativa cinéfila, “numa época em que o setor cultural luta contra tantas adversidades para conseguir retomar a sua atividade regular”, diz nota de imprensa enviada pela escola.

Em mais um ano atípico, devido à pandemia, “voltamos a olhar para a importância do cinema através de filmes tão divertidos quanto inspiradores”.

Com o apoio da União das Freguesias de Caldas da Rainha, Nossa S.ª do Pópulo, Coto e São Gregório, durante dois dias alunos dos 1.º, 2.º e 3.º ciclos do ensino básico assistiram no CCC das Caldas da Rainha, “nas melhores condições técnicas, a um conjunto de obras de cinema de qualidade, produzidas um pouco por todo o mundo, para crianças e jovens”.

A colaboração com as escolas foi este ano intensificada com a participação de alguns estabelecimentos educativos na atividade “Eu Programo Um Festival de Cinema”, iniciativa que juntou os programadores do festival aos jovens programadores das escolas selecionadas.

Foram alunos dos 10 aos 15 anos, das escolas participantes, que fizeram a curadoria dos filmes exibidos nas sessões a apresentar a todos os outros espetadores, através de uma seleção criteriosa dos filmes recebidos. O desenho da sessão de 2.º ciclo “O Lugar das Memórias (+10 anos) contou com a colaboração da Escola Básica e secundária Josefa de Óbidos. Para a sessão de 3.º ciclo, “Pensar, Sonhar e Voar” (+12 anos) o desafio foi lançado à Escola Básica 2, 3 Almeida Garrett, na Amadora.

Findas as sessões de cinema, os alunos puderam expressar as suas opiniões críticas votando nas suas preferências. “A escolha não se afigurou fácil, já que muitas das obras a concurso eram detentoras de narrativas muito atuais e ofereciam muitas perspetivas de debate, algo notório nas primeiras trocas de impressões entre os nossos alunos”, adianta a nota.

(0)
Comentários
.

0 Comentários

Deixe um comentário

Últimas

Artigos Relacionados

Inês Belbute com medalha de bronze na marcha

Inês Belbute, atleta da Escola de Atletismo do Arneirense, das Caldas da Rainha, alcançou o 3° lugar no Campeonato Nacional de Marcha em Estrada, realizado em Porto de Mós, com a marca de 29 minutos e 42 segundos.

atleta

Gaeirense com vitória caseira no futsal

O Gaeirense arrancou com uma goleada a fase de manutenção/descida do Campeonato Nacional da III Divisão de Futsal, série 6. Vitória caseira por 5-1, diante da Casa do Benfica da Golegã.

Nova loja de produtos para animais de estimação

A Goldpet - Produtos para animais de estimação, Lda abriu uma loja nas Caldas da Rainha, estando o evento formal de inauguração marcado para sábado, a partir das 10h00.

goldpet2