Q

Previsão do tempo

9° C
  • Tuesday 13° C
  • Wednesday 13° C
  • Thursday 13° C
9° C
  • Tuesday 13° C
  • Wednesday 13° C
  • Thursday 13° C
9° C
  • Tuesday 13° C
  • Wednesday 13° C
  • Thursday 13° C

Recuperado pórtico de entrada da antiga igreja da Benedita

EXCLUSIVO

ASSINE JÁ
No passado domingo foi apresentado à população o pórtico da Benedita, colocado no adro da Igreja Paroquial da freguesia e que recupera 14 peças do pórtico de entrada da antiga Igreja Velha, que foram recolhidas e guardadas.
Pórtico da Benedita, colocado no adro da Igreja Paroquial da freguesia

A obra é do escultor alcobacense Thierry Ferreira e contou com apoio financeiro da Câmara Municipal de Alcobaça concedido à Paróquia da Benedita.

O pórtico da Benedita foi desmontado na década de 60 e integrava a igreja paroquial antiga, que passou a ser designada Igreja Velha quando, em 1955, surgiu a atual. De estilo gótico, semelhante ao pórtico do Mosteiro de Alcobaça, o Pórtico da Benedita é uma referência incontornável de muitas gerações de fregueses que agora podem revisitá-lo junto à atual igreja.

“É um símbolo desta comunidade e do seu rico património que procurámos preservar. A história da Benedita está muito ligada à iconografia da Igreja, tendo este pórtico feito parte da heráldica da Junta de Freguesia. É com grande satisfação que pudemos assistir à conclusão de mais um trabalho de preservação do património cultural e histórico”, friso o presidente da Câmara Municipal de Alcobaça, Paulo Inácio.

(0)
Comentários
.

0 Comentários

Deixe um comentário

Últimas

Artigos Relacionados

Mais eucaliptos nas Caldas

Uma portaria publicada no Diário da República no dia 5 de janeiro aumenta o limite máximo da plantação de eucaliptos em diversos concelhos do país, incluindo Caldas da Rainha, que passa de 5702 para 6272 hectares.

eucaliptos

Museu Nacional Resistência e Liberdade arranca em fevereiro

Tem início em fevereiro a empreitada com vista à instalação do Museu Nacional Resistência e Liberdade na Fortaleza de Peniche, devendo a mesma estar concluída no primeiro trimestre de 2023, de modo a que possa ser inaugurado a 25 de abril de 2023, um ano antes das comemorações do 50º aniversário da Revolução dos Cravos.

museu

Cercina reforça respostas sociais

A Cercina – Cooperativa de Ensino, Reabilitação, Capacitação e Inclusão da Nazaré, reunida em assembleia geral no dia 29 de dezembro, aprovou por unanimidade o Plano de Atividades e Orçamento para 2022.