Q

Previsão do tempo

15° C
  • Friday 16° C
  • Saturday 14° C
  • Sunday 14° C
16° C
  • Friday 16° C
  • Saturday 14° C
  • Sunday 15° C
16° C
  • Friday 16° C
  • Saturday 14° C
  • Sunday 15° C

Parque de merendas de Santa Susana requalificado para ser uma atração do Landal

Francisco Gomes

EXCLUSIVO

ASSINE JÁ
A requalificação do parque de merendas de Santa Susana, na freguesia do Landal, foi inaugurada no passado domingo, no âmbito das comemorações do feriado municipal, numa obra que custou 24500 euros, suportados pela Câmara Municipal das Caldas da Rainha.
O parque ocupa uma área de meio hectare e tem vários equipamentos

Após uma cerimónia religiosa presidida pelo padre José Gonçalves foi descerrada uma placa alusiva à reabilitação deste parque criado em 2000 e que segundo o presidente da junta, Armando Monteiro, “estava degradado” e já ali tinham existido quedas nas escadas. Necessitava de obras e também foi pintado.

Aproveitando a sombra de uma enorme árvore, ao longo de meio hectare dispersa-se este parque, que tem zona infantil, mesas para merendas, casa de banho, um telheiro e é embelezada pela água que jorra num espaço preparado para o efeito.

Torna-se assim “um dos postais que ilustra a beleza da freguesia e que orgulha todos os landalenses”, afirmou a presidente da assembleia de freguesia, Susana Louro.

O presidente da junta quer que o parque seja mais “um produto ícone da freguesia”, a par da codorniz, do pão de ló e da pera rocha.

Armando Monteiro anunciou outros projetos a desenvolver, nomeadamente a recuperação do museu escolar, a criação de um museu de modelismo, a construção em parceria com a junta de A-dos-Francos de um percurso pedonal entre o cruzamento de acesso à A15 (na freguesia de A-dos-Francos) e o Landal, e o desenvolvimento de trilhos turísticos.

“Landal, onde vale a pena viver”, é o novo lema da freguesia, para além do slogan “capital da codorniz”.

Combater redução de serviços na freguesia

Foi durante a presidência de António Augusto que a junta de freguesia desencadeou a construção do parque de merendas, tendo o ex-autarca manifestado que “sinto-me muito satisfeito pela requalificação desta obra, que continua a orgulhar-me”.

Lalanda Ribeiro, presidente da Assembleia Municipal das Caldas da Rainha, destacou a presença neste evento de autarcas que lideraram a junta, considerando justa a “homenagem pelo muito que fizeram pela freguesia”.

O presidente da Câmara, Tinta Ferreira, disse que o parque de merendas “valoriza muito a localidade de Santa Susana”. Por outro lado, a freguesia do Landal “contribui para que o município tenha elementos de atratividade”.

O autarca assegurou também que a Câmara combaterá “tentativas para reduzir serviços” na freguesia, como é o caso do posto médico, que há dias esteve para fechar, mas após conversações “foi garantida a continuidade do atendimento às terças e quintas-feiras”.

Já no caso da falta de alunos na escola para continuar em funcionamento, a situação torna-se mais complicada, pois a queda da natalidade não ajuda.

Associações recebem cheque

Cinco associações em atividade na freguesia do Landal receberam nesta cerimónia um cheque de 200 euros, atribuído pela junta, como forma de apoio perante as dificuldades impostas pela Covid-19.

Foram subsidiados o Futsal Landal, o Ciclolandal, o Grupo de Veteranos do Landal, a Associação Rostos Jovem e o Grupo Desportivo de Santa Susana.

No final do evento houve uma performance de dança por um grupo de jovens e um pequeno lanche.

(0)
Comentários
.

0 Comentários

Deixe um comentário

Artigos Relacionados

ASAE apreende mais de 4 toneladas de carne imprópria para consumo

A Autoridade de Segurança Alimentar e Económica (ASAE), através da Unidade Regional do Sul - Unidade Operacional de Santarém, procedeu, no final da semana passada, à execução de quatro mandados de busca, realizados “no âmbito do combate ao crime de abate clandestino e comercialização de géneros alimentícios anormais avariados ou corruptos”, nos concelhos de Batalha e Caldas da Rainha.

carne

“Flash mob” comemorou 30 anos da EB de Santo Onofre

Um “flash mob” com a participação de cerca de uma centena de pessoas para assinalar os 30 anos da Escola Básica de Santo Onofre foi o momento alto do Dia Aberto daquele estabelecimento escolar, que decorreu no passado sábado.

dji 0226 0161