Q

Previsão do tempo

14° C
  • Sunday 13° C
  • Monday 13° C
  • Tuesday 13° C
14° C
  • Sunday 13° C
  • Monday 13° C
  • Tuesday 13° C
14° C
  • Sunday 13° C
  • Monday 14° C
  • Tuesday 13° C

Parque de merendas de Santa Susana requalificado para ser uma atração do Landal

Francisco Gomes

EXCLUSIVO

ASSINE JÁ
A requalificação do parque de merendas de Santa Susana, na freguesia do Landal, foi inaugurada no passado domingo, no âmbito das comemorações do feriado municipal, numa obra que custou 24500 euros, suportados pela Câmara Municipal das Caldas da Rainha.
O parque ocupa uma área de meio hectare e tem vários equipamentos

Após uma cerimónia religiosa presidida pelo padre José Gonçalves foi descerrada uma placa alusiva à reabilitação deste parque criado em 2000 e que segundo o presidente da junta, Armando Monteiro, “estava degradado” e já ali tinham existido quedas nas escadas. Necessitava de obras e também foi pintado.

Aproveitando a sombra de uma enorme árvore, ao longo de meio hectare dispersa-se este parque, que tem zona infantil, mesas para merendas, casa de banho, um telheiro e é embelezada pela água que jorra num espaço preparado para o efeito.

Torna-se assim “um dos postais que ilustra a beleza da freguesia e que orgulha todos os landalenses”, afirmou a presidente da assembleia de freguesia, Susana Louro.

O presidente da junta quer que o parque seja mais “um produto ícone da freguesia”, a par da codorniz, do pão de ló e da pera rocha.

Armando Monteiro anunciou outros projetos a desenvolver, nomeadamente a recuperação do museu escolar, a criação de um museu de modelismo, a construção em parceria com a junta de A-dos-Francos de um percurso pedonal entre o cruzamento de acesso à A15 (na freguesia de A-dos-Francos) e o Landal, e o desenvolvimento de trilhos turísticos.

“Landal, onde vale a pena viver”, é o novo lema da freguesia, para além do slogan “capital da codorniz”.

Combater redução de serviços na freguesia

Foi durante a presidência de António Augusto que a junta de freguesia desencadeou a construção do parque de merendas, tendo o ex-autarca manifestado que “sinto-me muito satisfeito pela requalificação desta obra, que continua a orgulhar-me”.

Lalanda Ribeiro, presidente da Assembleia Municipal das Caldas da Rainha, destacou a presença neste evento de autarcas que lideraram a junta, considerando justa a “homenagem pelo muito que fizeram pela freguesia”.

O presidente da Câmara, Tinta Ferreira, disse que o parque de merendas “valoriza muito a localidade de Santa Susana”. Por outro lado, a freguesia do Landal “contribui para que o município tenha elementos de atratividade”.

O autarca assegurou também que a Câmara combaterá “tentativas para reduzir serviços” na freguesia, como é o caso do posto médico, que há dias esteve para fechar, mas após conversações “foi garantida a continuidade do atendimento às terças e quintas-feiras”.

Já no caso da falta de alunos na escola para continuar em funcionamento, a situação torna-se mais complicada, pois a queda da natalidade não ajuda.

Associações recebem cheque

Cinco associações em atividade na freguesia do Landal receberam nesta cerimónia um cheque de 200 euros, atribuído pela junta, como forma de apoio perante as dificuldades impostas pela Covid-19.

Foram subsidiados o Futsal Landal, o Ciclolandal, o Grupo de Veteranos do Landal, a Associação Rostos Jovem e o Grupo Desportivo de Santa Susana.

No final do evento houve uma performance de dança por um grupo de jovens e um pequeno lanche.

(0)
Comentários
.

0 Comentários

Deixe um comentário

Últimas

Artigos Relacionados

Reabilitação urbana em A-dos-Francos

Uma sessão de esclarecimento sobre o levantamento das áreas de reabilitação urbana em A-dos-Francos, nas Caldas da Rainha, vai ser realizada no dia 26 de janeiro, pelas 21h, na sede na Junta de Freguesia.

rea

Dois médicos vão reforçar Unidade de Saúde Familiar

Foi concedido um regime de exceção para a Administração Regional de Saúde de Lisboa e Vale do Tejo (ARSLVT) contratar mais dois médicos avençados para ajudar a resolver a atual fraca resposta da Unidade de Saúde Familiar do Bombarral.

usf

Morreu na cama

Os bombeiros das Caldas da Rainha tiveram na manhã da passada sexta-feira de forçar a entrada numa habitação na aldeia do Chão da Parada para tentar socorrer uma mulher de 55 anos que vieram a encontrar deitada na cama em paragem cardiorrespiratória, na sequência de doença súbita.