Q

Previsão do tempo

14° C
  • Thursday 17° C
  • Friday 16° C
  • Saturday 17° C
14° C
  • Thursday 17° C
  • Friday 17° C
  • Saturday 17° C
14° C
  • Thursday 18° C
  • Friday 18° C
  • Saturday 19° C

Os riscos da tensão arterial descontrolada

Veríssimo Silvestre, coordenador de Medicina Geral e Familiar Clínica CUF Mafra

EXCLUSIVO

ASSINE JÁ
A tensão arterial é a força que possibilita o fluxo de sangue dentro das nossas artérias, permitindo o transporte de oxigénio e nutrientes a todo o nosso corpo. A pressão arterial depende de três fatores: da capacidade do coração bombear o sangue, da resistência das artérias e do volume de sangue existente.
Veríssimo Silvestre, coordenador de Medicina Geral e Familiar Clínica CUF Mafra

É uma doença que se carateriza por aumento da pressão do sangue nas artérias, acima de níveis considerados normais e a partir dos quais pode causar danos em órgãos, tais como os rins e o coração.

Estima-se que em 2015, 36% da população residente em Portugal, com idade compreendida entre os 25 e os 74 anos de idade, tinha hipertensão arterial e que apenas cerca de 70% destes doentes estavam diagnosticados e tratados.

Muitas vezes, esta doença é assintomática, e tardiamente diagnosticada, provocando alterações nos vasos, tornando-os mais frágeis, assim como no coração, fazendo com que este tenha alterações estruturais. Estas alterações condicionam consequências a longo prazo, aumentando a mobilidade dos pacientes.

Uma analogia simples para nós percebermos as consequências da hipertensão arterial é imaginarmos uma mangueira, que durante anos recebe água com uma pressão superior à qual estaria preparada. Ao longo dos anos a mangueira vai ficando mais frágil podendo rebentar. A melhor forma de prevenir este evento seria reduzir a pressão sobre essa mangueira de forma a prolongar a sua longevidade. O mesmo se passa nas nossas artérias, se a pressão sobre elas exercida for sempre alta, a probabilidade de haver uma rotura de um vaso e consequentemente um evento fatal, será maior.

Quais são, então, os valores ideais de tensão arterial?

120 mmHg para a tensão sistólica (TAS), ou seja, a pressão do sangue quando o coração contrai e de 80 mmHg para a tensão diastólica (TAD) a pressão do sangue quando o coração relaxa.

Apesar de existirem valores ótimos de tensão arterial, só devemos intervir farmacologicamente quando os valores de TAS é de valor igual ou superior a 140 mmHg e de TAD superior ou igual a 90 mmHg.

O que pode influenciar a subida dos valores?

Existem fatores de risco para o aumento dos valores de tensão arterial, tais como a dieta, a obesidade ou o tabagismo. A dieta rica em sal é um dos principais fatores de risco para o desenvolvimento de hipertensão arterial. O consumo de conservas ou de alimentos com sal, tão tradicionais na dieta Portuguesa, quando em demasia, contribuem para a elevada prevalência desta doença no nosso país. Este foi um dos motivos que levou a CUF e o Pingo Doce a criarem o Programa “Menos Sal Portugal” com o objetivo de ajudar as famílias portuguesas a mudarem comportamentos no que respeita ao consumo de sal. Deixo a sugestão de consulta do site https://menossalportugal.pt, para conhecer algumas dicas simples para reduzir o consumo de sal.

O acompanhamento médico é fundamental?

Os doentes hipertensos devem ser acompanhados no seu médico assistente, com periodicidade semestral, de forma a vigiar possíveis consequências da hipertensão arterial no organismo e controlar os valores de tensão arterial. Mesmo em tempos de pandemia este acompanhamento deve ser mantido. Não basta tomar medicação para, é preciso que os valores de tensão arterial se encontrem controlados, sendo necessário um controlo dos valores por parte do doente em articulação com o seu médico e a realização de exames complementares diagnóstico para avaliar órgãos diretamente relacionados com esta patologia como o coração ou o rim.

(0)
Comentários
.

0 Comentários

Deixe um comentário

Artigos Relacionados

Cascas de caracóis iluminaram procissão

As Luminárias de São José tiveram lugar na noite do passado domingo no Carvalhal, Bombarral, onde as ruas principais da aldeia estiveram embelezadas com cascas de caracóis iluminadas, tradição anual secular O evento, organizado pela Irmandade do Santíssimo...

caracois

“Maria Rendinhas” volta às escolas do 1o ciclo

No final de março a “Maria Rendinhas” e as rendas de bilros voltam às escolas do 1o ciclo e jardins de infância de Peniche com oobjetivo de divulgar e fomentar esta arte junto dos mais pequenos. O programa, realizado em colaboração com os agrupamentos escolares, no...

rendas

“Remember Party” no Sport Club do Bairro

O Sport Club do Bairro (Bairro da Senhora da Luz), em Óbidos, vai realizar mais uma noite temática para relembrar os anos 80,90 e 2000, com muita música e diversão, ao som de DJ Gabi. Integrado no “Há Festa no Bairro!”, o evento tem início às 22h30, na sede da...

remeberparty