Q

Previsão do tempo

19° C
  • Friday 23° C
  • Saturday 26° C
  • Sunday 23° C
19° C
  • Friday 23° C
  • Saturday 26° C
  • Sunday 24° C
19° C
  • Friday 25° C
  • Saturday 29° C
  • Sunday 25° C

“Arte e Cultura à mesa” ilustrou Josefa de Óbidos na Escola de Hotelaria do Oeste

Marina Ferreira

EXCLUSIVO

ASSINE JÁ
As mais recentes apresentações gastronómicas no restaurante Pedagógico Ferreira da Silva, na Escola de Hotelaria e Turismo do Oeste (EHTO), nas Caldas da Rainha, têm vindo a homenagear as artes e artistas da região.
Mesa dos convidados

Na passada quinta-feira a ementa homenageou a pintora Josefa de Óbidos. Os alunos tinham como desafio a criação de iguarias que representassem as obras da artista, que “é uma imagem de marca da nossa região” salientou o diretor da EHTO, Daniel Pinto.

Para começar foi servido um vol-au-vent com puré de maçã e redução de vinho do porto, seguindo-se como entrada ovos Benedict com molho pesto e espinafres.

O prato principal foi perna de cordeiro recheada. O menu apenas incluiu um prato principal de carne, pois “Josefa de Óbidos não pintava obras ilustrando as pescas”, salientaram os alunos responsáveis pela confeção dos pratos. Para finalizar foi servido um pão de ló como sobremesa e um cocktail inspirado na obra “Casamento místico de Santa Catarina” (1640), utilizando Aguardente da Lourinhã e Ginja de Óbidos na sua confeção.

O vinho servido ao longo da refeição foi Casa das Gaeiras Tinto DOC Óbidos.

O almoço contou com a presença de representantes da Câmara Municipal de Óbidos, Óbidos Criativa, Ginja Vila Rainhas, Parque Tecnológico de Óbidos e outros convidados.

Margarida Reis, vereadora da Câmara Municipal de Óbidos, elogiou a pesquisa dos alunos sobre o tema e obras da artista, assim como a ligação feita aos pratos. “O que nós hoje saboreámos foi cultura”, afirmou.

O menu foi elaborado pelos alunos do 3º ano de Técnicas de Cozinha e Pastelaria, em conjugação com o 3º ano de Técnicas de Serviço de Restauração e Bebidas.

O almoço temático volta-se a repetir no dia 20 de maio, homenageando Raúl Proença.

(0)
Comentários
.

0 Comentários

Deixe um comentário

Últimas

Artigos Relacionados

Enchente nas Tasquinhas ajudou financeiramente associações e expositores 

A Expotur – Tasquinhas das Caldas da Rainha, de 5 a 14 de agosto, no salão da Expoeste, foi muito visitada, tendo proporcionado receitas às associações e expositores, que se mostraram, na generalidade, satisfeitos com a adesão ao evento, após dois anos de pausa devido à pandemia.

tasquinhas vale serrao

Feira de 15 de Agosto desiludiu vendedores e visitantes

A tradicional feira do 15 de Agosto nas Caldas da Rainha foi considerada este ano “muito fraquinha, desde feirantes a carrosséis”, sendo este comentário de um dos visitantes idêntico a muitos outros ouvidos, inclusive dos vendedores.

agosto1

Modelo e agricultora em concurso da SIC

A modelo Marie Brethenoux, de 34 anos, que desde 2021 está a viver na Serra do Bouro, nas Caldas da Rainha, onde se ocupa da reformulação da quinta da família, dedicando-se também ali aos trabalhos rurais, vai participar na nova temporada de ‘Quem Quer Namorar com o Agricultor’, programa da SIC.

marie