Q

Previsão do tempo

18° C
  • Saturday 20° C
  • Sunday 23° C
  • Monday 21° C
18° C
  • Saturday 21° C
  • Sunday 23° C
  • Monday 22° C
19° C
  • Saturday 22° C
  • Sunday 24° C
  • Monday 23° C

Projeto incentiva crianças a “aprender ao ar livre e a brincar” na Mata Rainha D.Leonor

Mariana Martinho

EXCLUSIVO

ASSINE JÁ
“Hello Nature" é o novo projeto de cariz social, ambiental e educativo, que se realiza semanalmente na Mata Rainha D. Leonor, em Caldas da Rainha, dinamizado pela Associação Juvenil Biogleba. Arrancou no início deste ano letivo 2020/2021, com doze crianças do concelho, dos 2 aos 6 anos, que diariamente têm um contacto com a natureza, através de atividades guiadas e brincadeiras livres.
As atividades decorrem na Mata

Com base na metodologia Forest School (escola da floresta), segundo explicou o presidente da Associação Biogleba, Tiago Fidalgo, este é um ensino não formal ao ar livre, onde as crianças podem ter contacto com o exterior e as aprendizagens são feitas num contexto de floresta ou de jardim, sendo realizadas através de experiências práticas, orientadas pelos coordenadores.

A associação conta que “há muito que sentimos que nem todas as famílias têm a oportunidade de proporcionar esta experiência ao ar livre ao mais pequenos, onde possam assumir riscos, conhecer o meio envolvente e ainda ter liberdade para se expressar”. Além disso “as crianças que estão na creche não têm estes recursos naturais, estando por vezes confinadas a uma sala”. Face a isso “sentimos que era uma necessidade, pois está comprovado que cada vez mais as crianças precisam da natureza para se desenvolverem”.

O projeto, que é “100% outdoor” arrancou em setembro do ano passado, e “antes da pandemia já tínhamos pensado que fazia todo sentido”. “Se antes da pandemia as crianças já tinham pouco contacto, depois da pandemia ainda pior, com o encerramento dos parques infantis, e por isso decidimos que seria o momento ideal”, explicou o responsável pelo projeto, que conta com a parceria da União de Freguesias de Nossa Senhora do Pópulo, Coto e S. Gregório, que cedeu um espaço na Mata para as suas ações.

Neste momento, as atividades decorrem de segunda-feira a sexta-feira, entre as 09h e as 13h, cabendo às crianças e aos pais a decisão de escolher os dias. “No total temos 12 crianças, que entre elas vão escolhendo os dias”, sublinhou Tiago Fidalgo, adiantando que o grupo atualmente só tem capacidade para receber por dia 10 crianças.

Depois de cantarem a música das boas vindas junto ao abrigo construído com ajuda do Centro de Educação Especial Rainha D. Leonor, as crianças a natureza para desenvolverem “brincadeiras sem fim, construções inesperadas e amizades sentidas”. Também são feitos recortes, colagens, pinturas ou modelagem.

Para o responsável, “este tipo de atividades contribui para a construção e ampliação das competências artísticas durante a infância, e ainda para o desenvolvimento da coordenação motora, perceção visual e imaginação”. Contudo, “o mais importante é que possam brincar e explorar livremente”.

Orientados sempre por dois coordenadores, as crianças começam por realizar uma atividade dirigida de trabalho de motricidade fina e das competências psicomotoras, e posteriormente, decidem o que querem fazer. “Valorizamos mais a questão do respeito, da criatividade, da autonomia, da expressão e socialização das crianças, sendo algo que peca nas instituições”, frisou Tiago Fidalgo.

Apesar de ter estado parado devido à pandemia, “o Hello Nature voltou em abril com mais adesão e mais parcerias, que têm contribuído para o seu sucesso”.

As atividades, que podem ser inscritas através do e-mail info@biogleba.pt ou pelas redes sociais, são neste momento suportadas pelos pais das crianças, pois “um projeto tão embrionário como este não tinha outra forma de ser realizado sem o apoio deles”. No futuro, o objetivo é tentar que o projeto seja social, através da criação de uma bolsa para receber crianças com menos oportunidades, e ainda alargar a ação ao fim de semana, para que haja atividades dirigidas às famílias.

Além deste projeto, a associação Biogleba procura promover em parceria com outras instituições e escolas atividades de desenvolvimento comunitário, desportivo e ambiental, tendo atualmente vários projetos na gaveta, como é o caso de um intercâmbio europeu ao abrigo do programa Eramus +.

(0)
Comentários
.

0 Comentários

Deixe um comentário

Artigos Relacionados

Papagaios gigantes coloriram o céu na Foz do Arelho

O passado fim-de-semana foi de grande animação na Foz do Arelho, com diversos eventos a terem lugar, no âmbito do 2º Festival da Lagoa. No domingo, os papagaios tomaram conta do céu.

primeira

Urgência de Ginecologia/Obstetrícia e Bloco de Partos continuam fechados ao fim de semana

A Urgência de Ginecologia/Obstetrícia e Bloco de Partos no hospital das Caldas da Rainha, na Unidade Local de Saúde (ULS) do Oeste, vão continuar a não receber utentes entre as manhãs de sexta-feira e de segunda-feira e quem necessitar de assistência médica deverá dirigir-se ao Hospital de Santarém, pertencente à ULS da Lezíria.

urgencia

“Mural dos afetos” dá as boas-vindas a quem chega à cidade

A imagem de uma mãe abraçada à filha embeleza a fachada de um edifício na Rua General Amílcar Mota, na entrada sul da cidade. Trata-se de um mural de arte urbana, da autoria de Daniel Eime, que identifica Caldas da Rainha como uma cidade que há uma dezena de anos faz parte do Movimento Cidade dos Afetos.

afetos