Q

Previsão do tempo

6° C
  • Thursday 11° C
  • Friday 13° C
  • Saturday 12° C
4° C
  • Thursday 10° C
  • Friday 13° C
  • Saturday 12° C
6° C
  • Thursday 11° C
  • Friday 13° C
  • Saturday 12° C

Dragagens na Lagoa de Óbidos começam daqui a um mês

Marlene Sousa

EXCLUSIVO

ASSINE JÁ
A consignação da empreitada de dragagem da zona superior da Lagoa de Óbidos foi assinada no dia 27 de abril, no Parque Tecnológico de Óbidos, e as dragagens devem iniciar-se daqui um mês. Em declarações à imprensa, o vice-presidente da APA - Agência Portuguesa do Ambiente, Pimenta Machado, disse que a draga está neste momento a “ser montada em França e deverá chegar daqui a um mês, data de arranque dos trabalhos na Lagoa”.
Assinatura da consignação da empreitada de dragagem da Lagoa de Óbidos

A cerimónia contou com a presença da secretária de Estado do Ambiente, Inês dos Santos Costa, que salientou que esta obra é a concretização de um “plano de gestão ambiental muito maior que simplesmente a retirada de 900 mil metros cúbicos de areia, que irá melhorar a qualidade ambiental e preservar este recurso que é fundamental para a vivência desta região”.

“São mais de 15 milhões de euros de investimento nesta fase e não iremos ficar por aqui”, apontou. Ainda segundo Inês dos Santos Costa, o Governo irá “continuar ativamente a trabalhar através dos programas de proteção da orla costeira, área a que estão destinados“140 milhões de euros doPOSEUR (Programa Operacional Sustentabilidade e Eficiência no Uso de Recursos)” dos quais “115 milhões já estão aprovados”.

Para a secretária de Estado do Ambiente, é também importante aos líderes locais, “sejam eles cidadãos agentes económicos ou autarcas, perceberem que proteger o recurso não se esgota na limpeza dos rios e das ribeiras ou na dragagem neste caso, se depois não se atua, por exemplo,nas ligações indevidas, para garantir a ligação de habitações às redes de saneamento ou se não se faz o devido planeamento das ligações industriais”.

Segundo o vice-presidente da APA, um dos grandes objetivos da obra é “melhorar a qualidade da água e a relação que ela tem com o mar”.

Com a intervenção pretende-se evitar o isolamento dos Braços da Barrosa e do Bom Sucesso e robustecer o cordão arenoso litoral que protege a Lagoa da agitação marítima. “Os cerca de 900 mil metros cúbicos dragados vão ser colocados no litoral, minimizando impactos na costeira”, adiantou.

“É o maior investimento da APA previsto para este ano”, afirmou Pimenta Machado, durante a apresentação da empreitada, garantindo que vão “reunir todos os meses para que a obra, que tem a duração de 18 meses, corra na perfeição”.

O presidente da Câmara de Óbidos, Humberto Marques, alertou para o facto de “parte dos canais já estarem completamente obstruídos devido ao atraso das dragagens”, sublinhando a necessidade de manter “dragagens permanentes, para assegurar que não se perde a eficácia da intervenção”. Revelou ainda que os dois municípios “mantêm depois desta intervenção a total disponibilidade de adquirir a draga”.

O autarca alertou ainda para outra preocupação, que é “a passagem das condutas por cima do areal da praia sul de Óbidos”, defendendo “outra solução que não crie problemas aos banhistas”.

O autarca apelou ainda para que o Governo assegure “apoios aos pescadores e mariscadores” caso, durante as dragagens, “se verifique uma diminuição da qualidade da água” que ponha em causa a atividade piscatória.

A vice-presidente da Câmara das Caldas da Rainha, Maria João Domingos, destacou a data marcante para ambos os municípios, “no sentido da preservação do ecossistema”, lembrando “os meses de ansiedade à espera do início desta intervenção que é importante para a afirmação desta região e que tem um importante significado económico”.

(0)
Comentários
.

0 Comentários

Deixe um comentário

Últimas

Artigos Relacionados

Inês Belbute com medalha de bronze na marcha

Inês Belbute, atleta da Escola de Atletismo do Arneirense, das Caldas da Rainha, alcançou o 3° lugar no Campeonato Nacional de Marcha em Estrada, realizado em Porto de Mós, com a marca de 29 minutos e 42 segundos.

atleta

Gaeirense com vitória caseira no futsal

O Gaeirense arrancou com uma goleada a fase de manutenção/descida do Campeonato Nacional da III Divisão de Futsal, série 6. Vitória caseira por 5-1, diante da Casa do Benfica da Golegã.

Nova loja de produtos para animais de estimação

A Goldpet - Produtos para animais de estimação, Lda abriu uma loja nas Caldas da Rainha, estando o evento formal de inauguração marcado para sábado, a partir das 10h00.

goldpet2