Q

Previsão do tempo

14° C
  • Thursday 15° C
  • Friday 16° C
  • Saturday 13° C
14° C
  • Thursday 15° C
  • Friday 16° C
  • Saturday 13° C
14° C
  • Thursday 16° C
  • Friday 17° C
  • Saturday 13° C

Dragagens na Lagoa de Óbidos começam daqui a um mês

Marlene Sousa

EXCLUSIVO

ASSINE JÁ
A consignação da empreitada de dragagem da zona superior da Lagoa de Óbidos foi assinada no dia 27 de abril, no Parque Tecnológico de Óbidos, e as dragagens devem iniciar-se daqui um mês. Em declarações à imprensa, o vice-presidente da APA - Agência Portuguesa do Ambiente, Pimenta Machado, disse que a draga está neste momento a “ser montada em França e deverá chegar daqui a um mês, data de arranque dos trabalhos na Lagoa”.
Assinatura da consignação da empreitada de dragagem da Lagoa de Óbidos

A cerimónia contou com a presença da secretária de Estado do Ambiente, Inês dos Santos Costa, que salientou que esta obra é a concretização de um “plano de gestão ambiental muito maior que simplesmente a retirada de 900 mil metros cúbicos de areia, que irá melhorar a qualidade ambiental e preservar este recurso que é fundamental para a vivência desta região”.

“São mais de 15 milhões de euros de investimento nesta fase e não iremos ficar por aqui”, apontou. Ainda segundo Inês dos Santos Costa, o Governo irá “continuar ativamente a trabalhar através dos programas de proteção da orla costeira, área a que estão destinados“140 milhões de euros doPOSEUR (Programa Operacional Sustentabilidade e Eficiência no Uso de Recursos)” dos quais “115 milhões já estão aprovados”.

Para a secretária de Estado do Ambiente, é também importante aos líderes locais, “sejam eles cidadãos agentes económicos ou autarcas, perceberem que proteger o recurso não se esgota na limpeza dos rios e das ribeiras ou na dragagem neste caso, se depois não se atua, por exemplo,nas ligações indevidas, para garantir a ligação de habitações às redes de saneamento ou se não se faz o devido planeamento das ligações industriais”.

Segundo o vice-presidente da APA, um dos grandes objetivos da obra é “melhorar a qualidade da água e a relação que ela tem com o mar”.

Com a intervenção pretende-se evitar o isolamento dos Braços da Barrosa e do Bom Sucesso e robustecer o cordão arenoso litoral que protege a Lagoa da agitação marítima. “Os cerca de 900 mil metros cúbicos dragados vão ser colocados no litoral, minimizando impactos na costeira”, adiantou.

“É o maior investimento da APA previsto para este ano”, afirmou Pimenta Machado, durante a apresentação da empreitada, garantindo que vão “reunir todos os meses para que a obra, que tem a duração de 18 meses, corra na perfeição”.

O presidente da Câmara de Óbidos, Humberto Marques, alertou para o facto de “parte dos canais já estarem completamente obstruídos devido ao atraso das dragagens”, sublinhando a necessidade de manter “dragagens permanentes, para assegurar que não se perde a eficácia da intervenção”. Revelou ainda que os dois municípios “mantêm depois desta intervenção a total disponibilidade de adquirir a draga”.

O autarca alertou ainda para outra preocupação, que é “a passagem das condutas por cima do areal da praia sul de Óbidos”, defendendo “outra solução que não crie problemas aos banhistas”.

O autarca apelou ainda para que o Governo assegure “apoios aos pescadores e mariscadores” caso, durante as dragagens, “se verifique uma diminuição da qualidade da água” que ponha em causa a atividade piscatória.

A vice-presidente da Câmara das Caldas da Rainha, Maria João Domingos, destacou a data marcante para ambos os municípios, “no sentido da preservação do ecossistema”, lembrando “os meses de ansiedade à espera do início desta intervenção que é importante para a afirmação desta região e que tem um importante significado económico”.

(0)
Comentários
.

0 Comentários

Deixe um comentário

Artigos Relacionados

Festival das Sopas ajuda jovens

O I Festival das Sopas vai realizar-se no Centro Paroquial de Salir de Matos, nas Caldas da Rainha, no dia 18 de dezembro,pelas 13h. O evento contará com sopa da pedra, sopa de peixe, sopa de legumes e canja. Também haverá petiscos, filhós, café da avó...

Idosos com festa de natal no Nadadouro

Os utentes do cartão municipal do idoso nas Caldas da Rainha têm uma festa de natal no dia 15 de dezembro, pelas 12h, naAssociação Cultural e Recreativa do Nadadouro. As inscrições são obrigatórias até dia 12, na junta de freguesia da área de residência ou ao...

Natal Solidário do Sport Clube do Bairro

No dia 4 de dezembro realizou-se o Natal Solidário do Sport Clube do Bairro, coletividade do Bairro Senhora da Luz, emÓbidos, que conseguiu atingir os principais objetivos, que era juntar as crianças da comunidade e proporcionar uma série deatividades em que elas...

ramalho