Q

Previsão do tempo

7° C
  • Tuesday 13° C
  • Wednesday 13° C
  • Thursday 14° C
7° C
  • Tuesday 13° C
  • Wednesday 13° C
  • Thursday 14° C
7° C
  • Tuesday 13° C
  • Wednesday 14° C
  • Thursday 14° C

Restaurantes vão promover ementas com pescado sustentável

EXCLUSIVO

ASSINE JÁ
Peniche será a primeira cidade do país onde os restaurantes, aderindo a uma iniciativa inédita, irão elucidar os seus clientes para os vários benefícios do consumo das espécies marítimas sustentáveis existentes na sua carta.
Cavala salgada à moda de Peniche com batata-doce de Moledo e chips de Chondrus crispus (foto Nicolas Lemonnier)

O projeto “Smart Fish – Restauração Sustentável”, coordenado pela chef Patrícia Borges, da Escola Superior de Turismo e Tecnologia do Mar de Peniche, visa, numa primeira instância, promover a integração continuada de espécies piscatórias sustentáveis ou de baixo valor económico (como a cavala e o carapau, a título de exemplo) na carta dos restaurantes aderentes.

Esta ação será depois complementada com uma formação de cozinha específica, especialmente focada no desenvolvimento de novas receitas com estas espécies de forma a auxiliar e melhorar a oferta gastronómica, possibilitando o escoamento de forma regular do pescado da lota de Peniche.

A concretização final do projeto passa pela atribuição aos restaurantes aderentes de um selo identitário – Smart Fish – símbolo que comprova e atesta a integração destas práticas sustentáveis, bem como a garantia de qualidade na confeção das referidas espécies.

Fomentar o aumento da procura destas espécies e, consequentemente, valorizar a atividade piscatória de Peniche, são os objetivos.

(0)
Comentários
.

0 Comentários

Deixe um comentário

Últimas

Artigos Relacionados

Museu Nacional Resistência e Liberdade arranca em fevereiro

Tem início em fevereiro a empreitada com vista à instalação do Museu Nacional Resistência e Liberdade na Fortaleza de Peniche, devendo a mesma estar concluída no primeiro trimestre de 2023, de modo a que possa ser inaugurado a 25 de abril de 2023, um ano antes das comemorações do 50º aniversário da Revolução dos Cravos.

museu

Cercina reforça respostas sociais

A Cercina – Cooperativa de Ensino, Reabilitação, Capacitação e Inclusão da Nazaré, reunida em assembleia geral no dia 29 de dezembro, aprovou por unanimidade o Plano de Atividades e Orçamento para 2022.

Eventos com alunos da ESAD.CR

“Descaminho” é o título de uma mostra de performance a ser apresentada nos dias 13 e 14 de janeiro, entre as 20h e as 24h, no Centro Cultural e de Congressos das Caldas da Rainha.