O evento contou também com o comandante geral da GNR, tenente-general, Rui Clero, o presidente da Autoridade Nacional de Emergência e Proteção Civil, brigadeiro general José Costa, o presidente da Comunidade Intermunicipal do Oeste, Pedro Folgado, e restantes autarcas do Oeste.
As torres vão integrar o Sistema Ciclope, do qual fazem parte já outras sete torres, ficando a região Oeste coberta com doze.
Ao integrarem o sistema as imagens das respetivas torres de videovigilância podem ser vistas e as câmaras operadas a partir dos Centros de Controlo e Gestão dos Comandos Distritais da GNR de Leiria e de Lisboa, bem como a partir dos Comandos Distritais de Operações de Socorro de Leiria e Lisboa, no sentido de localizar e de avaliar a progressão dos incêndios florestais em tempo útil e, deste modo, atestar a necessidade de meios no terreno. Também os Serviços Municipais de Proteção Civil podem ter acesso às respetivas imagens.
Este projeto resulta de uma candidatura da Comunidade Intermunicipal do Oeste ao Programa Operacional de Sustentabilidade e Eficiência no Uso de Recursos e corresponde a um investimento total de 565,8 mil euros.
0 Comentários