Q

Previsão do tempo

16° C
  • Friday 17° C
  • Saturday 15° C
  • Sunday 15° C
16° C
  • Friday 17° C
  • Saturday 15° C
  • Sunday 15° C
17° C
  • Friday 17° C
  • Saturday 15° C
  • Sunday 16° C

Conselho da Cidade realiza debate para combater pobreza

Marlene Sousa

EXCLUSIVO

ASSINE JÁ
A presidente do Conselho da Cidade - Associação para a Cidadania, Ana Costa Leal, disse que se espera “uma crise mais acentuada com o fim das moratórias” e pretende “preparar uma resposta mais eficaz com todas as entidades da linha da frente”, para fazer face “às dificuldades que se avizinham”. Com o objetivo de melhorar a articulação entre a rede social do concelho das Caldas da Rainha no combate à pobreza, o Conselho da Cidade vai realizar a 5 de maio, pelas 21h00, um debate, no auditório da Expoeste.

Ana Costa Leal fará a abertura com uma intervenção sobre a pobreza nas Caldas da Rainha.

Marina Ximenes, também elemento do Conselho da Cidade, irá abordar o tema “Quem está na Linha da Frente?”.

Caberá a Célia Roque, diretora do Centro de Emprego Oeste Norte, falar sobre o emprego enquanto pilar para a inclusão social.

O convidado Edmundo Martinho, provedor da Santa Casa da Misericórdia de Lisboa, irá fazer uma intervenção sobre as estratégias de combate à pobreza e inclusão social e caberá a António Curado, presidente da mesa da assembleia do Conselho da Cidade, fazer o encerramento do debate.

“Pretende ser um espaço de encontro no combate à pobreza e exclusão social e conhecer a realidade das Caldas, tendo na plateia representantes das entidades que estão na linha da frente no combate à pobreza. Ao verificar que existe de uma maneira geral uma apreensão por parte das entidades de solidariedade social do aumento de pessoas a bater à porta com necessidades, é fundamental haver um cruzamento de dados para perceber quem precisa, quem está a repetir os pedidos e quem precisa e não pede, para que se encontrem novas soluções”, apontou a presidente do Conselho da Cidade.

Ana Leal sublinha que a ideia “não é criticar, mas sim dar o nosso contributo de cidadania no sentido ajudar nas preocupações das instituições de solidariedade social para superar desafios da pandemia e fortalecer o setor”.

No debate o Conselho da Cidade vai apresentar as conclusões de um inquérito composto por 14 questões que foi respondido por mais de 20 centros sociais e paroquiais, instituições particulares de solidariedade social, associações e movimentos de ajuda aos mais carenciados do concelho das Caldas da Rainha.

“Com o objetivo de conhecer a realidade enviámos questionários com várias questões, como por exemplo a proveniência dos bens, como é que os utentes lá chegam, que tipo de utentes é que têm e se há cruzamento de dados e se há uma entidade coordenadora que faça esse cruzamento”, explicou Marina Ximenes.

“Queremos contribuir para a construção de uma rede social no concelho das Caldas mais inovadora, colaborativa e estratégica”, adiantou, afirmando que “é fundamental a pessoa necessitada saber onde se pode dirigir para pedir ajuda”.

Segundo Ana Costa Leal, o Banco Alimentar do Oeste é o grande pilar da distribuição dos alimentos às instituições, que têm de fornecer periodicamente listas atualizadas dos beneficiados. No concelho das Caldas são apoiadas cerca de três mil pessoas.

(0)
Comentários
.

0 Comentários

Deixe um comentário

Artigos Relacionados

ASAE apreende mais de 4 toneladas de carne imprópria para consumo

A Autoridade de Segurança Alimentar e Económica (ASAE), através da Unidade Regional do Sul - Unidade Operacional de Santarém, procedeu, no final da semana passada, à execução de quatro mandados de busca, realizados “no âmbito do combate ao crime de abate clandestino e comercialização de géneros alimentícios anormais avariados ou corruptos”, nos concelhos de Batalha e Caldas da Rainha.

carne

“Flash mob” comemorou 30 anos da EB de Santo Onofre

Um “flash mob” com a participação de cerca de uma centena de pessoas para assinalar os 30 anos da Escola Básica de Santo Onofre foi o momento alto do Dia Aberto daquele estabelecimento escolar, que decorreu no passado sábado.

dji 0226 0161