Q

Previsão do tempo

15° C
  • Thursday 17° C
  • Friday 18° C
  • Saturday 17° C
15° C
  • Thursday 18° C
  • Friday 18° C
  • Saturday 17° C
15° C
  • Thursday 19° C
  • Friday 18° C
  • Saturday 18° C

Inauguração de totem sinaliza as localidades com geminação com Caldas

Marlene Sousa

EXCLUSIVO

ASSINE JÁ
A Câmara Municipal das Caldas da Rainha inaugurou a 17 de abril o totem que sinaliza as localidades com quem tem geminação (Figueiró dos Vinhos, Le Raincy, Huambo, Poços de Caldas e Santo Amaro da Imperatriz). A estrutura, composta por cinco placas sinaléticas com os nomes das povoações, está colocada no Complexo Desportivo Municipal, sito na Avenida Dobrynine.

Na sessão inaugural simbólica o presidente da Câmara das Caldas, Tinta Ferreira, disse que é um “momento de relevo que mantém viva a chama das ligações com as localidades com que se fez acordos de geminação”.

Figueiró dos Vinhos está ligada às Caldas por causa do pintor José Malhoa, que nasceu na cidade termal e foi viver para aquela localidade. “O seu património e a sua vida ligam as duas comunidades e naturalmente temos essa proximidade com Figueiró dos Vinhos”, explicou o autarca.

Le Raincy tem uma relação na sequência de várias iniciativas culturais com comunidades envolvendo portugueses que estavam naquela cidade em Seine-Saint-Denis, na região de Ile-de-France. “Tendo nas Caldas uma relevância cultural relevante acharam importante juntar Le Raincy às Caldas”, apontou, acrescentando que “é uma comunidade importante da periferia de Paris, que tem um nível cultural e económico muito interessante, em termos daquilo que é a vivência em França”.

A colocação de Huambo numa das placas é devido aos encontros dos Amigos do Huambo e de um conjunto de governantes daquela localidade que estiveram nas Caldas no passado e que suscitaram esse acordo.

As geminações mais recentes são com Poços de Caldas e com Santo Amaro de Imperatriz, por força da relação com as termas das Caldas. No século XIX foi construído um hospital de águas medicinais em Santo Amaro de Imperatriz, cidade no estado de Santa Catarina, inspirado nos estatutos das termas das Caldas da Rainha.

Segundo Tinta Ferreira, em Poços de Caldas, um “construtor que tinha trabalhado nas canalizações e sistema de distribuição de água nas Caldas da Rainha foi executar e ensinar a executar o sistema em Poços de Caldas e Santo Amaro da Imperatriz, onde se situa as Caldas de Imperatriz, que são a primeira estância termal em contexto hospitalar da América do Sul”.

“Caldas da Rainha é o primeiro hospital termal do mundo e eles são o primeiro hospital termal da América do Sul. Caldas da Imperatriz fundou-se com os estatutos e os regulamentos do hospital termal das Caldas da Rainha, decretados por D. João VI. Há aqui relações óbvias e evidentes”, descreveu.

Devido à pandemia tem sido difícil manter atividades conjuntas com as cidades geminadas. No entanto, o presidente da Câmara referiu que há mais interação com Le Raincy e Figueiró dos Vinhos e está a ser retomado o dinamismo com Santo Amaro da Imperatriz, onde houve eleições. Com Poços de Caldas e Huambo têm existido contatos pontuais.

No dia 28 de abril haverá uma reunião com os presidentes de Câmara dos países geminados com Le Raincy, nomeadamente de Portugal, Itália e Inglaterra. Será um encontro online para retomar projetos.

“O presidente da Câmara de Le Raincy está muito empenhado nesta iniciativa e estou convicto de que teremos mais atividades”, contou.

Os Amigos de Huambo, assim como os Inseparáveis de Huíla e os amigos do distrito deMoçâmedes estão a avaliar se têm ou não condições para fazer atividades.

Segundo o autarca, os Amigos do Huambo admitem a hipótese de fazer o encontro anual em setembro e sempre que fazem uma atividade procuram trazer representantes do município de Huambo.

Presentes no momento simbólico estiveram a vereadora Maria da Conceição, que acompanhou os acordos de geminação ao longo dos vários mandatos e o vereador Pedro Raposo, que enquadrou a colocação da sinalética no espaço junto ao complexo desportivo. O presidente da União de Freguesias de Santo Onofre e Serra do Bouro também marcou presença, uma vez que tem “procurado incentivar estas iniciativas diferentes, como é o caso das bandeiras das freguesias junto à praça da universidade, e as letras que vamos ter a dizer Caldas da Rainha no novo espaço verde”.

(0)
Comentários
.

0 Comentários

Deixe um comentário

Artigos Relacionados

Gisela Morgado lança livro de poesia

Gisela Morgado, colaboradora de poesia do JORNAL DAS CALDAS, vai fazer a apresentação do seu livro de poesia, "Duplos Sentidos", no Café Concerto do Centro Cultural e de Congressos das Caldas da Rainha, no dia 6 de abril, às 21h30.

poemas

Bombeiros queixam-se de doentes rejeitados nos hospitais

As corporações de bombeiros da região Oeste têm sido obrigadas a percorrer dezenas de quilómetros a mais, em alguns casos distâncias superiores a cem quilómetros, para prestar socorro. A situação deve-se ao facto de alguns doentes urgentes que transportam nas ambulâncias serem rejeitados no primeiro hospital para onde são enviados.

bombeiros

“É urgente ter uma dádiva de sangue mais regular”

O Dia Nacional do Dador de Sangue comemorou-se a 27 de março, correspondendo também à data de fundação da Federação Portuguesa de Dadores Benévolos de Sangue (FEPODABES), que festejou o seu 41º aniversário.

sangue