Q

Previsão do tempo

18° C
  • Saturday 26° C
  • Sunday 23° C
  • Monday 23° C
18° C
  • Saturday 27° C
  • Sunday 23° C
  • Monday 23° C
18° C
  • Saturday 29° C
  • Sunday 25° C
  • Monday 25° C

Inauguração de totem sinaliza as localidades com geminação com Caldas

Marlene Sousa

EXCLUSIVO

ASSINE JÁ
A Câmara Municipal das Caldas da Rainha inaugurou a 17 de abril o totem que sinaliza as localidades com quem tem geminação (Figueiró dos Vinhos, Le Raincy, Huambo, Poços de Caldas e Santo Amaro da Imperatriz). A estrutura, composta por cinco placas sinaléticas com os nomes das povoações, está colocada no Complexo Desportivo Municipal, sito na Avenida Dobrynine.

Na sessão inaugural simbólica o presidente da Câmara das Caldas, Tinta Ferreira, disse que é um “momento de relevo que mantém viva a chama das ligações com as localidades com que se fez acordos de geminação”.

Figueiró dos Vinhos está ligada às Caldas por causa do pintor José Malhoa, que nasceu na cidade termal e foi viver para aquela localidade. “O seu património e a sua vida ligam as duas comunidades e naturalmente temos essa proximidade com Figueiró dos Vinhos”, explicou o autarca.

Le Raincy tem uma relação na sequência de várias iniciativas culturais com comunidades envolvendo portugueses que estavam naquela cidade em Seine-Saint-Denis, na região de Ile-de-France. “Tendo nas Caldas uma relevância cultural relevante acharam importante juntar Le Raincy às Caldas”, apontou, acrescentando que “é uma comunidade importante da periferia de Paris, que tem um nível cultural e económico muito interessante, em termos daquilo que é a vivência em França”.

A colocação de Huambo numa das placas é devido aos encontros dos Amigos do Huambo e de um conjunto de governantes daquela localidade que estiveram nas Caldas no passado e que suscitaram esse acordo.

As geminações mais recentes são com Poços de Caldas e com Santo Amaro de Imperatriz, por força da relação com as termas das Caldas. No século XIX foi construído um hospital de águas medicinais em Santo Amaro de Imperatriz, cidade no estado de Santa Catarina, inspirado nos estatutos das termas das Caldas da Rainha.

Segundo Tinta Ferreira, em Poços de Caldas, um “construtor que tinha trabalhado nas canalizações e sistema de distribuição de água nas Caldas da Rainha foi executar e ensinar a executar o sistema em Poços de Caldas e Santo Amaro da Imperatriz, onde se situa as Caldas de Imperatriz, que são a primeira estância termal em contexto hospitalar da América do Sul”.

“Caldas da Rainha é o primeiro hospital termal do mundo e eles são o primeiro hospital termal da América do Sul. Caldas da Imperatriz fundou-se com os estatutos e os regulamentos do hospital termal das Caldas da Rainha, decretados por D. João VI. Há aqui relações óbvias e evidentes”, descreveu.

Devido à pandemia tem sido difícil manter atividades conjuntas com as cidades geminadas. No entanto, o presidente da Câmara referiu que há mais interação com Le Raincy e Figueiró dos Vinhos e está a ser retomado o dinamismo com Santo Amaro da Imperatriz, onde houve eleições. Com Poços de Caldas e Huambo têm existido contatos pontuais.

No dia 28 de abril haverá uma reunião com os presidentes de Câmara dos países geminados com Le Raincy, nomeadamente de Portugal, Itália e Inglaterra. Será um encontro online para retomar projetos.

“O presidente da Câmara de Le Raincy está muito empenhado nesta iniciativa e estou convicto de que teremos mais atividades”, contou.

Os Amigos de Huambo, assim como os Inseparáveis de Huíla e os amigos do distrito deMoçâmedes estão a avaliar se têm ou não condições para fazer atividades.

Segundo o autarca, os Amigos do Huambo admitem a hipótese de fazer o encontro anual em setembro e sempre que fazem uma atividade procuram trazer representantes do município de Huambo.

Presentes no momento simbólico estiveram a vereadora Maria da Conceição, que acompanhou os acordos de geminação ao longo dos vários mandatos e o vereador Pedro Raposo, que enquadrou a colocação da sinalética no espaço junto ao complexo desportivo. O presidente da União de Freguesias de Santo Onofre e Serra do Bouro também marcou presença, uma vez que tem “procurado incentivar estas iniciativas diferentes, como é o caso das bandeiras das freguesias junto à praça da universidade, e as letras que vamos ter a dizer Caldas da Rainha no novo espaço verde”.

(0)
Comentários
.

0 Comentários

Deixe um comentário

Últimas

Artigos Relacionados

João Almeida com Covid-19 desiste do Giro d’Italia

A 18ª etapa do Giro d’Italia, nesta quinta-feira, fica marcada pela ausência do ciclista caldense João Almeida, que acusou positivo à Covid-19, sendo assim forçado a abandonar a prova, quando ocupava o quarto lugar, a 1 minuto e 54 segundos do líder e a 49 segundos do pódio.

almeida 3

Aluna caldense “Embaixadora UC à Frente” 

A caldense Beatriz Lopes, estudante do Mestrado Integrado em Ciências Farmacêuticas na Universidade de Coimbra, recebeu o prémio “UC à Frente”, atribuído pela Reitoria da Universidade de Coimbra (UC).

premio 1

Vigília com “abraço” ao hospital das Caldas da Rainha

Uma vigília que terminou com um cordão humano em frente à urgência do hospital das Caldas da Rainha foi a forma encontrada pela população para exigir medidas do Governo para melhorar as condições em que trabalham os profissionais de saúde. O alerta foi feito na noite da passada sexta-feira.

vigilia2