Q

Previsão do tempo

16° C
  • Saturday 20° C
  • Sunday 21° C
  • Monday 24° C
17° C
  • Saturday 21° C
  • Sunday 21° C
  • Monday 24° C
17° C
  • Saturday 21° C
  • Sunday 21° C
  • Monday 25° C

Centro Biomarinho da Nazaré inaugurado pelo ministro do Mar

17 de Abril, 2021
O Centro Biomarinho, constituído por laboratórios, maternidade de bivalves e zona administrativa, instalado no Porto da Nazaré, foi inaugurado, no passado dia 13, pelo ministro do Mar, Ricardo Serrão Santos, pela secretária de Estado das Pescas, Teresa Coelho, e pelo presidente da Câmara Municipal, Walter Chicharro.
Ministro saiu impressionado da visita às instalações e à tecnologia instalada

A missão deste investimento de 2,2 milhões de euros, com um apoio público de 1,1 milhões de euros, é contribuir para a produção sustentável de alimentos, produzindo sementes para pré-engorda de espécies autóctones, nomeadamente amêijoa boa e amêijoa macha.

Bernardo Carvalho, CEO da empresa, acredita que os bivalves são a solução para mudar a matriz alimentar do mundo”,

passando a um “padrão sustentável”.

Já o ministro do Mar, que saiu impressionado da visita às instalações e à tecnologia instalada, conduzida por uma equipa de 20 funcionários, 10 dos quais doutorados ou com mestrado, disse ter estado perante um “centro de investimento e

desenvolvimento, com uma equipa altamente graduada, um exemplo na introdução de doutorados na produção industrial e comercial”.

Portugal é um dos maiores consumidores de peixe do mundo e dependente da importação de peixe de outros países, tendo o ministro manifestado o desejo do que se está a produzir na Nazaré “aumente a nossa capacidade de exportação”.

Walter Chicharro, presidente da Câmara Municipal, elogiou o investimento que coloca a Nazaré “na vanguarda da investigação e desenvolvimento no mercado da pesca em geral, e dos bivalves em particular”.

Comentários
.

0 Comentários

Deixe um comentário

Últimas

Artigos Relacionados

Dia da Freguesia

A Junta de Freguesia de Santa Maria, São Pedro e Sobral da Lagoa organiza no dia 18 de outubro, no âmbito das celebrações do Dia da Freguesia, uma visita a vários pontos de interesse do roteiro turístico desta freguesia do concelho de Óbidos.

Sardinha não vendida deitada para o chão

Dezenas de cabazes de sardinha foram descarregadas para o chão, no porto de pesca de Peniche, no passado dia 6, depois de não terem sido vendidas em lota.

sardinha