Q

Previsão do tempo

14° C
  • Friday 23° C
  • Saturday 19° C
  • Sunday 24° C
14° C
  • Friday 24° C
  • Saturday 19° C
  • Sunday 25° C
15° C
  • Friday 25° C
  • Saturday 21° C
  • Sunday 26° C

Tribunal ouve perito médico antes de sentença do caso Valentina

Francisco Gomes (texto)

EXCLUSIVO

ASSINE JÁ
O Conselho Superior da Magistratura informou no início desta semana, em nome do Tribunal Judicial da Comarca de Leiria, que a leitura do acórdão do processo relativo à morte da menor Valentina, que estava inicialmente prevista para 14 de abril, foi adiada porque o coletivo de juízes decidiu ouvir, neste mesmo dia, pelas 14h00, no Tribunal de Leiria, um perito médico.
Valentina, a menina de 9 anos que foi assassinada

Após a audição do perito médico, o coletivo de juízes agendará nova data para a leitura do acórdão.

Nas alegações finais, o Ministério Público de Leiria pediu 25 anos de prisão para o pai e para a madrasta de Valentina, menina de 9 anos que foi assassinada a 6 de maio do ano passado em Atouguia da Baleia, Peniche, onde vivia temporariamente.

A procuradora sustentou que, apesar de ter sido o pai, Sandro Bernardo, a provocar as lesões que levaram à morte de Valentina, a sua companheira, Márcia Monteiro, “nada fez para impedir” as agressões e “não tinha nenhum impedimento” para que não o fizesse, nem promoveu o socorro à menor.

Por outro lado, o pai em nenhum momento mostrou tristeza pela morte da filha, tendo sido pedida inibição do poder paternal por 10 anos para Sandro.

O casal é acusado dos crimes de homicídio qualificado e de profanação de cadáver, em coautoria, para além dos crimes de abuso e simulação de sinais de perigo, para além do pai da criança estar ainda acusado de um crime de violência doméstica.

Durante o confinamento devido à pandemia da Covid-19, em março do ano passado Valentina passou a morar na casa do pai, porque a mãe, residente no Bombarral, estava a trabalhar.

De acordo com o Ministério Público, o progenitor, de 33 anos, natural das Caldas da Rainha, confrontou a filha sobre rumores de abusos sexuais de que Valentina supostamente era vítima e de contactos de cariz sexual com colegas da escola.

Na presença da companheira, de 39 anos e natural de Peniche, ameaçou e bateu na menina quando esta se encontrava na casa de banho. Ter-lhe-á ainda atirado água a ferver e dado violentos abanões.

O meio-irmão de Valentina, filho de Márcia, com treze anos, ouviu tudo, mas foi mandado para o quarto, sob ameaça de ficar sem a mãe e as duas irmãs, filhas do casal.

A menina foi deixada inanimada no sofá, sem que os arguidos pedissem socorro. O casal saiu e foi à lavandaria, deixando a menor “a agonizar”.

A criança acabou por morrer devido a contusão cerebral com hemorragia. O casal escondeu o corpo numa zona florestal, na Serra d’El Rei, a poucos quilómetros de distância, e combinou, no dia seguinte, contar as autoridades que a criança tinha desaparecido, alimentando uma história de rapto ou de fuga, que acabou por ser desmascarada.

(0)
Comentários
.

0 Comentários

Deixe um comentário

Artigos Relacionados

Clínica veterinária assaltada

Um quarteto encapuzado e com luvas assaltou uma clínica veterinária nas Caldas da Rainha na madrugada da passada sexta-feira, tendo levado cerca de 250 euros do fundo de maneio e de uma caixa de donativos para o tratamento de animais, para além de trelas.

assalto2

Exercício de resgate de náufragos na Foz do Arelho

Um simulacro de busca no mar e resgate junto às rochas foi realizado no passado sábado na Foz do Arelho. Foi testada a resposta ao salvamento de dois náufragos que deram à costa, numa zona de praia de difícil acesso.

simulacro3

Maior afluência às praias aumentou salvamentos

Entre 12 e 14 de abril o aumento da temperatura levou muitas pessoas às praias e aos banhos, o que fez subir o perigo de afogamento, numa altura em que a maioria não tem ainda vigilância. A Autoridade Marítima Nacional (AMN) registou, ao longo destes três dias, 249 salvamentos e quatro desaparecidos ao longo do país, incluindo no distrito de Leiria, na Praia da Vieira, na Marinha Grande, área da capitania da Nazaré, onde um jovem de 22 anos foi arrastado pelo mar e outro de 26 anos foi resgatado com vida.

prevencao