Q

Previsão do tempo

20° C
  • Friday 20° C
  • Saturday 20° C
  • Sunday 23° C
20° C
  • Friday 20° C
  • Saturday 21° C
  • Sunday 23° C
20° C
  • Friday 20° C
  • Saturday 22° C
  • Sunday 24° C

Ciclovia alvo de protestos por reduzir estacionamento

Francisco Gomes

EXCLUSIVO

ASSINE JÁ
A construção da ciclovia que vai ligar o Parque Urbano "Abraço Verde", junto ao Cencal, e a Escola Superior de Artes e Design das Caldas da Rainha, no âmbito das obras de regeneração urbana, vai reduzir o estacionamento utilizado por cerca de centena e meia de moradores e empresários com lojas em alguns prédios na Rua Vitorino Fróis. Estão revoltados e apresentaram queixa no tribunal, por considerarem existir violação de regras urbanísticas.
O vereador Hugo Oliveira foi local e mandou parar a obra até clarificar a situação

A Câmara Municipal das Caldas da Rainha está a construir uma ciclovia com vários quilómetros para ligar o parque urbano e a escola superior, num investimento de mais de um milhão de euros, com fundos comunitários, só que o traçado da obra passa por cima de lugares de estacionamento e os moradores e lojistas na zona afetada na Rua Vitorino Fróis mostram-se espantados, porque dizem desconhecer o projeto.

“Nem uma informação, nem uma reunião, nem uma correspondência, não avisaram nada”, lamentou ao JORNAL DAS CALDAS Helena Tomaz, uma moradora.

Na passada sexta-feira com a chegada das máquinas da empresa a quem foi adjudicado o trabalho, ficaram em alerta. Nas viaturas estacionadas foi colocado um pequeno papel para ali não permanecerem “por motivos de obras de repavimentação”.

Quando viram que o estacionamento começou a ser destruído, a revolta foi grande, porque sentiram-se enganados, e na última segunda-feira, logo pela manhã, alguns moradores e lojistas concentraram-se para evitar o prosseguimento da obra. Ao mesmo tempo no Ministério Público foi apresentada uma queixa contra o presidente da Câmara e a empresa construtora por abuso de poder e violação de regras urbanísticas, que em última instância pode determinar “perda de mandato”, alegou José Salvado.

O morador declarou que “o estacionamento do loteamento urbano está protegido por lei e não pode ser tocado arbitrariamente. Foi aprovado com cedência de terrenos para o arruamento e estacionamentos”, pelo que a Câmara “tinha de desafetar isto do domínio público e dar-lhe uma utilização diferente”.

“O construtor fez esse estacionamento mas nós pagámo-lo. Comprámos as nossas frações na perspetiva de que tínhamos aqui um estacionamento à porta”, sustentou, indicando a inscrição na Conservatória do Registo Predial das Caldas da Rainha da “área de 3.614,66 metros quadrados, destinada a arruamentos, estacionamento e passeio”, obras que custaram perto de 27 mil euros

Informado dos protestos, o vereador da reabilitação urbana, Hugo Oliveira, foi ao local inteirar-se das reclamações.

“As obras são para as pessoas, queremos garantir qualidade de vida e bem-estar e não faz sentido criar tensão. Não queremos prejudicar e tentamos encontrar situações de equilíbrio”, começou por dizer o autarca, que explicou que a ciclovia “é um pedido de muita gente e valoriza o espaço”. “A discussão pública foi feita há dois anos e pode ter havido falha de comunicação aos moradores”, admitiu.

“O que vou fazer é ver o processo do loteamento e chamar os técnicos da Câmara para apurar as condições que há para alguma alteração. É um loteamento de há muitos anos e vou ver com os serviços se há alguma questão que nos tenha escapado e que seja necessário corrigir”, disse ao JORNAL DAS CALDAS Hugo Oliveira, que reconheceu que a obra irá reduzir o estacionamento.

“A Câmara, percebendo isso, está a preparar um parque de estacionamento em frente ao Cencal para compensar os 26/27 lugares que são retirados daqui, enquanto tentamos a negociação de outras questões mais perto também para garantir estacionamento”, revelou.

Contudo, decidiu que a obra da ciclovia não vai prosseguir na zona contestada até a situação ser clarificada. “A obra pára aqui e continua noutras frentes, e vamos avaliar de forma muito célere para que se encontre uma solução”, anunciou.

Os moradores e lojistas ficam à espera de uma solução que lhes agrade, caso contrário, prometem mais contestação.

Projeto-piloto

No âmbito deste projeto-piloto será criada uma rede de pistas cicláveis no centro da cidade e criar-se-á um sistema de partilha pública de bicicletas, tendo em vista a potenciação da sua utilização.

Um dos vereadores da oposição na Câmara explica que os pressupostos que motivaram a sua aprovação não foram cumpridos. Luís Patacho afirmou que “seria criada uma bolsa de estacionamento alternativa nas traseiras dos prédios e isso não aconteceu”. “Era fundamental porque atualmente existem cerca de 60 lugares de estacionamento e com as obras ficam apenas 25, ou seja, há supressão de 35 lugares”, referiu, apontando que esse número difere do que é apresentado por Hugo Oliveira.

O parque de estacionamento a criar junto ao Cencal “não é solução”, porque “fica a 400 metros e não é viável, e para além disso é um erro urbanístico crasso, que é um estacionamento a céu aberto numa das principais entradas da cidade”.

Admitindo que a solução possa eventualmente passar pelo estudo de um novo traçado, o vereador socialista tem uma certeza: “Não se começam obras desta natureza sem se informar previamente as pessoas, que têm direito de saber o que vai existir, os prazos de execução e quais as alternativas de estacionamento”.

(0)
Comentários
.

0 Comentários

Deixe um comentário

Artigos Relacionados

Papagaios gigantes coloriram o céu na Foz do Arelho

O passado fim-de-semana foi de grande animação na Foz do Arelho, com diversos eventos a terem lugar, no âmbito do 2º Festival da Lagoa. No domingo, os papagaios tomaram conta do céu.

primeira

Urgência de Ginecologia/Obstetrícia e Bloco de Partos continuam fechados ao fim de semana

A Urgência de Ginecologia/Obstetrícia e Bloco de Partos no hospital das Caldas da Rainha, na Unidade Local de Saúde (ULS) do Oeste, vão continuar a não receber utentes entre as manhãs de sexta-feira e de segunda-feira e quem necessitar de assistência médica deverá dirigir-se ao Hospital de Santarém, pertencente à ULS da Lezíria.

urgencia

“Mural dos afetos” dá as boas-vindas a quem chega à cidade

A imagem de uma mãe abraçada à filha embeleza a fachada de um edifício na Rua General Amílcar Mota, na entrada sul da cidade. Trata-se de um mural de arte urbana, da autoria de Daniel Eime, que identifica Caldas da Rainha como uma cidade que há uma dezena de anos faz parte do Movimento Cidade dos Afetos.

afetos