Q

Previsão do tempo

18° C
  • Thursday 16° C
  • Friday 15° C
  • Saturday 15° C
18° C
  • Thursday 17° C
  • Friday 15° C
  • Saturday 15° C
19° C
  • Thursday 17° C
  • Friday 15° C
  • Saturday 16° C

Dia do Combatente assinalado pelo Núcleo da Liga

Mariana Martinho

EXCLUSIVO

ASSINE JÁ
O Núcleo da Liga dos Combatentes de Caldas da Rainha assinalou na passada sexta-feira o “Dia Nacional do Combatente”, com “uma singela cerimónia de homenagem aos nove fuzilados no Borlão”. Além da colocação de uma coroa de flores junto ao memorial alusivo dos nove combatentes, situado em frente ao antigo Posto de Turismo da Câmara Municipal das Caldas da Rainha, também se realizou um minuto de silêncio.
A cerimónia decorreu junto ao memorial alusivo aos nove combatentes, junto ao antigo Posto de Turismo

A iniciativa, segundo o presidente da Liga dos Combatentes das Caldas da Rainha, Emanuel Sebastião, teve como intuito celebrar o “Dia Nacional do Combatente, que pela segunda vez está confinado”. “Situação essa, que limita efetuar as habituais cerimónias e festividades com outro tipo de liberdade”, referiu.

“Celebra-se este dia para que pelo menos uma vez por ano sejam honrados formalmente aqueles que por vicissitudes históricas foram submetidos a este fenómeno social que conhecemos como guerra”. “Hoje realçamos a Guerra Peninsular em frente ao memorial que foi edificado em homenagem aos nove portugueses fuzilados, seis militares do 2º Regimento da Infantaria do Porto e três rapazes caldenses na casa dos vinte anos“, explicou Emanuel Sebastião, adiantando que “a cerimónia também homenageia todos os combatentes e as cerca de vinte mil vítimas da Guerra Peninsular, entre os quais portugueses, franceses, ingleses, espanhóis e outros, que faziam parte das forças contendoras à data”.

O dia também ficou marcado pela condecoração da Liga dos Combatentes como Membro Honorário da Ordem Militar da Torre e Espada, do Valor, Lealdade e Mérito, atribuída pelo Presidente da República, Marcelo Rebelo de Sousa, durante as cerimónias comemorativas do 100.º aniversário da Fundação da Liga dos Combatentes, do 103.º aniversário da Batalha de La Lys, e do Dia do Combatente, na Batalha. “Gesto esse de reconhecimento a todos membros da Liga pelos serviços prestados a Portugal”, sublinhou Emanuel Sebastião, adiantando que “esse ato também nos renova forças para continuarmos a nossa missão”.

Na cerimónia estiveram presentes outros elementos do núcleo, o comandante da Escola de Sargentos do Exército e ainda o presidente da Câmara Municipal das Caldas da Rainha, Tinta Ferreira. O autarca começou por agradecer o facto de “não terem deixado de assinalar o vosso dia com uma cerimónia pública, embora que singela”. Igualmente por terem escolhido aquele local, que “significa alguma resiliência e resistência a atos brutais, que infelizmente ocorrem de forma acessória das guerras”.

(0)
Comentários
.

0 Comentários

Deixe um comentário

Últimas

Artigos Relacionados

“Flash mob” comemorou 30 anos da EB de Santo Onofre

Um “flash mob” com a participação de cerca de uma centena de pessoas para assinalar os 30 anos da Escola Básica de Santo Onofre foi o momento alto do Dia Aberto daquele estabelecimento escolar, que decorreu no passado sábado.

dji 0226 0161

PSP intervém em jogo de futebol

O Comando Distrital da Polícia de Leiria da PSP transmitiu que no final de um jogo de futebol do escalão júnior realizado no passado sábado no Campo Luís Duarte, nas Caldas da Rainha, o juiz da partida “comunicou ao comandante do policiamento” ter existido uma “suposta tentativa de agressão ao árbitro” por parte do treinador de uma das equipas.