Q

Previsão do tempo

11° C
  • Friday 12° C
  • Saturday 14° C
  • Sunday 16° C
12° C
  • Friday 12° C
  • Saturday 14° C
  • Sunday 16° C
11° C
  • Friday 12° C
  • Saturday 14° C
  • Sunday 17° C

Dia do Combatente assinalado pelo Núcleo da Liga

Mariana Martinho

EXCLUSIVO

ASSINE JÁ
O Núcleo da Liga dos Combatentes de Caldas da Rainha assinalou na passada sexta-feira o “Dia Nacional do Combatente”, com “uma singela cerimónia de homenagem aos nove fuzilados no Borlão”. Além da colocação de uma coroa de flores junto ao memorial alusivo dos nove combatentes, situado em frente ao antigo Posto de Turismo da Câmara Municipal das Caldas da Rainha, também se realizou um minuto de silêncio.
A cerimónia decorreu junto ao memorial alusivo aos nove combatentes, junto ao antigo Posto de Turismo

A iniciativa, segundo o presidente da Liga dos Combatentes das Caldas da Rainha, Emanuel Sebastião, teve como intuito celebrar o “Dia Nacional do Combatente, que pela segunda vez está confinado”. “Situação essa, que limita efetuar as habituais cerimónias e festividades com outro tipo de liberdade”, referiu.

“Celebra-se este dia para que pelo menos uma vez por ano sejam honrados formalmente aqueles que por vicissitudes históricas foram submetidos a este fenómeno social que conhecemos como guerra”. “Hoje realçamos a Guerra Peninsular em frente ao memorial que foi edificado em homenagem aos nove portugueses fuzilados, seis militares do 2º Regimento da Infantaria do Porto e três rapazes caldenses na casa dos vinte anos“, explicou Emanuel Sebastião, adiantando que “a cerimónia também homenageia todos os combatentes e as cerca de vinte mil vítimas da Guerra Peninsular, entre os quais portugueses, franceses, ingleses, espanhóis e outros, que faziam parte das forças contendoras à data”.

O dia também ficou marcado pela condecoração da Liga dos Combatentes como Membro Honorário da Ordem Militar da Torre e Espada, do Valor, Lealdade e Mérito, atribuída pelo Presidente da República, Marcelo Rebelo de Sousa, durante as cerimónias comemorativas do 100.º aniversário da Fundação da Liga dos Combatentes, do 103.º aniversário da Batalha de La Lys, e do Dia do Combatente, na Batalha. “Gesto esse de reconhecimento a todos membros da Liga pelos serviços prestados a Portugal”, sublinhou Emanuel Sebastião, adiantando que “esse ato também nos renova forças para continuarmos a nossa missão”.

Na cerimónia estiveram presentes outros elementos do núcleo, o comandante da Escola de Sargentos do Exército e ainda o presidente da Câmara Municipal das Caldas da Rainha, Tinta Ferreira. O autarca começou por agradecer o facto de “não terem deixado de assinalar o vosso dia com uma cerimónia pública, embora que singela”. Igualmente por terem escolhido aquele local, que “significa alguma resiliência e resistência a atos brutais, que infelizmente ocorrem de forma acessória das guerras”.

(0)
Comentários
.

0 Comentários

Deixe um comentário

Últimas

Artigos Relacionados

Marcha lenta de agricultores em protesto entre Bombarral e Caldas da Rainha

Uma marcha lenta entre o Bombarral e Caldas da Rainha, na passada quinta-feira, juntou mais de duas centenas de veículos, a maioria tratores, num protesto dos agricultores com mensagens para os futuros governantes do país. No final foi apresentado um manifesto reivindicativo.

trator2

Porco no espeto em Vale de Maceira

O Grupo Recreativo e Desportivo de Vale de Maceira celebra, a 9 de março, o seu 51º aniversário com uma festa popular.

Pinto da Costa em almoço dos Dragões do Oeste

A delegação do Futebol Clube do Porto do Oeste (Dragões do Oeste) situada nas Caldas da Rainha vai comemorar no próximo sábado seu 20º aniversário, tendo garantida a presença do presidente do Futebol Clube do Porto, Pinto da Costa.

pinto