Q

Previsão do tempo

15° C
  • Thursday 17° C
  • Friday 18° C
  • Saturday 17° C
15° C
  • Thursday 18° C
  • Friday 18° C
  • Saturday 17° C
15° C
  • Thursday 19° C
  • Friday 18° C
  • Saturday 18° C

Lourinhã desenvolve plano para integração da comunidade cigana

EXCLUSIVO

ASSINE JÁ
No âmbito da celebração do Dia Internacional do Cigano (8 de abril), o Município da Lourinhã anunciou o início de um caminho para a conceção de um Plano Local para a Integração da Comunidade Cigana.
O objetivo é a integração das pessoas ciganas no tecido sociocultural do concelho

Este plano acompanhará as recomendações e orientações do Alto Comissariado para as Migrações e da Estratégia Nacional para a Integração das Comunidades Ciganas 2013-2022, prevendo a parceria com várias entidades ao nível local, regional e nacional. Visa a plena integração das pessoas ciganas no tecido sociocultural do concelho e devida coesão social, através da implementação e acompanhamento de medidas concretas nas áreas da educação, habitação, formação, bem como de mediação, igualdade de género e cidadania participativa. Atualmente está em curso a elaboração de um diagnóstico, de forma a aprofundar o conhecimento da realidade social da comunidade cigana do concelho, determinar os principais impedimentos, assim como os recursos locais disponíveis para facilitar esta integração.

(0)
Comentários
.

0 Comentários

Deixe um comentário

Artigos Relacionados

Tuberculose, um grave problema de saúde pública

“A tuberculose é uma doença infeciosa que constitui um grave problema mundial de saúde pública. No entanto, esta doença, que se transmite maioritariamente por via aérea, ou seja, pela inalação de gotículas expelidas pela pessoa doente, é potencialmente curável, se for submetida ao tratamento correto, que normalmente é feito através da administração de fármacos”, manifesta Nuno Marques, diretor do Serviço de Infeciologia do Hospital Garcia de Orta, em Almada.

tuberculose

Qual é o Dia Mundial das Doenças Raras?

“Quando há quase dois anos iniciámos uma caminhada com o propósito de trazer para a ordem do dia as doenças raras, fizemo-lo porque muitas pessoas e respetivas famílias necessitavam de maior atenção. Era costume falar sobre doenças raras no mês de fevereiro e mais ainda no último dia, que assinala o Dia Mundial das Doenças Raras. Simbolicamente, o dia raro no ano é substituído pelo dia 28, quando este tem 365 dias”, conta Paulo Gonçalves, presidente executivo da RD-Portugal, União das Associações de Doenças Raras de Portugal.

raras

Diabetes: que futuro?

Vanda Jorge, especialista de Medicina Interna no Hospital CUF Torres Vedras e elemento da Comissão organizadora das 1as Jornadas do Oeste do Hospital CUF Torres Vedras, que juntou profissionais de saúde da região, explica que “sede e fome intensas, aumento do débito urinário, perda de peso, fadiga, boca seca e visão turva - de uma forma geral estes são os principais sintomas da diabetes”.

diabetes 1