Q

Previsão do tempo

19° C
  • Wednesday 19° C
  • Thursday 16° C
  • Friday 17° C
19° C
  • Wednesday 19° C
  • Thursday 16° C
  • Friday 17° C
19° C
  • Wednesday 19° C
  • Thursday 16° C
  • Friday 17° C
Olhar JSD

Ser livre no século XXI

Ema Calado - militante da JSD Caldas da Rainha

EXCLUSIVO

ASSINE JÁ
Trago para este jornal um tema que, talvez, não é muito abordado ou até é ignorado, que é a liberdade.

Liberdade? Sim, somos muito gratos pelo que os portugueses conquistaram e temos imensa sorte em viver num “país livre”. Esta seria a resposta de um número significativo de pessoas.

Mas será que somos assim tão livres? Tão livres quanto desejávamos? Tão livres quanto nos fazem pensar que somos? Eu diria que não.

Estamos numa fase da humanidade em que ser livre não significa só podermos estudar, podermos votar, podermos sair de casa porque nos apetece. Como é que é suposto alguém sentir-se livre ao ser gozado ou julgado por usar uma mala que tanto gosta, por exemplo? Eu não me sentiria.

Como é que esperam que um homossexual que tem um estilo diferente ou mais feminino se sinta bem se ouvir um comentário homofóbico sobre o seu visual que tão confiantemente usava?

Bastou apenas um comentário para nunca mais usar aquela roupa que tanto queria puder usar.

Já viram como um comentário ou apenas um olhar negativo e completamente desnecessário consegue tirar o sentido de liberdade de alguém? Liberdade é muito mais do que “poder fazer algo”, liberdade é sentirmo-nos bem em poder fazer o que gostamos, livremente, sem que alguém fale sobre, sem que alguém nos julgue por fazermos o que gostamos, e que é socialmente e juridicamente aceitável.

Temos de crescer. Temos que, de uma vez por todas, perceber que somos todos diferentes, o que é excelente, e que graças a Deus vivemos num país livre! Quão grave é, num país livre, não viver numa sociedade livre?!

Temos de dedicar tempo a pensar mais em nós, e menos nos outros. Deixarmos cada um decidir a sua vida tal como tem que ser. Parar de achar que temos o direito de opinar sobre as decisões dos outros… bem, se calhar até temos, pois podemos achar e pensar o que quisermos, e aí entra o tal senso comum. Partilhem ideias de uma maneira não ofensiva, não maldosa e não invasora, pois a nossa liberdade acaba quando começa a do outro. Sejamos mais tolerantes.

(0)
Comentários
.

0 Comentários

Deixe um comentário

Artigos Relacionados

Bárbara Costa no “Centro das Conversas”

A iniciativa “Centro das Conversas”, realizada no passado dia 20, no Shopping Center La Vie Caldas da Rainha, contou com a presença de Bárbara Costa, Miss Petite Mesoamérica Portugal 2024 e vencedora do Mesoamerica International 2024, concurso de beleza e dança.

miss

Exposição de Thiago Gadelha

O Espaço AbraçAr-te, na Rua Principal, 56, na Mata de Porto Mouro, em Santa Catarina, acolhe a exposição "O Quarto”, de Thiago Gadelha, inaugurada no dia 20 de abril.