Q

Previsão do tempo

16° C
  • Tuesday 16° C
  • Wednesday 16° C
  • Thursday 17° C
16° C
  • Tuesday 16° C
  • Wednesday 17° C
  • Thursday 17° C
17° C
  • Tuesday 17° C
  • Wednesday 18° C
  • Thursday 17° C
Olhar JSD

Ser livre no século XXI

Ema Calado - militante da JSD Caldas da Rainha

EXCLUSIVO

ASSINE JÁ
Trago para este jornal um tema que, talvez, não é muito abordado ou até é ignorado, que é a liberdade.

Liberdade? Sim, somos muito gratos pelo que os portugueses conquistaram e temos imensa sorte em viver num “país livre”. Esta seria a resposta de um número significativo de pessoas.

Mas será que somos assim tão livres? Tão livres quanto desejávamos? Tão livres quanto nos fazem pensar que somos? Eu diria que não.

Estamos numa fase da humanidade em que ser livre não significa só podermos estudar, podermos votar, podermos sair de casa porque nos apetece. Como é que é suposto alguém sentir-se livre ao ser gozado ou julgado por usar uma mala que tanto gosta, por exemplo? Eu não me sentiria.

Como é que esperam que um homossexual que tem um estilo diferente ou mais feminino se sinta bem se ouvir um comentário homofóbico sobre o seu visual que tão confiantemente usava?

Bastou apenas um comentário para nunca mais usar aquela roupa que tanto queria puder usar.

Já viram como um comentário ou apenas um olhar negativo e completamente desnecessário consegue tirar o sentido de liberdade de alguém? Liberdade é muito mais do que “poder fazer algo”, liberdade é sentirmo-nos bem em poder fazer o que gostamos, livremente, sem que alguém fale sobre, sem que alguém nos julgue por fazermos o que gostamos, e que é socialmente e juridicamente aceitável.

Temos de crescer. Temos que, de uma vez por todas, perceber que somos todos diferentes, o que é excelente, e que graças a Deus vivemos num país livre! Quão grave é, num país livre, não viver numa sociedade livre?!

Temos de dedicar tempo a pensar mais em nós, e menos nos outros. Deixarmos cada um decidir a sua vida tal como tem que ser. Parar de achar que temos o direito de opinar sobre as decisões dos outros… bem, se calhar até temos, pois podemos achar e pensar o que quisermos, e aí entra o tal senso comum. Partilhem ideias de uma maneira não ofensiva, não maldosa e não invasora, pois a nossa liberdade acaba quando começa a do outro. Sejamos mais tolerantes.

(0)
Comentários
.

0 Comentários

Deixe um comentário

Últimas

Artigos Relacionados

Um problema, muitas variáveis

Não é de agora. Mas há alturas em que as notícias surgem com mais vigor e nas últimas semanas os meios de comunicaçãosocial trouxeram até nós o que de tão mau pode acontecer na nossa sociedade: os maus cuidados e negligência para com aspessoas mais velhas...

miguel 4

Jiu jitsu do Sporting das Caldas em destaque

O jiu jitsu do Sporting Clube das Caldas participou no passado dia 18 no Grande Prémio Cidade da Maia nesta modalidade,tendo obtido uma vitória e um segundo lugar. Em Infanto - juvenil 3 - faixa laranja, Ariana Silva foi primeira classificada e em Infantil 1-faixa...

revista 1 1

Campeonato Concelhio de Futsal no Cadaval

No passado domingo, no Pavilhão Gimnodesportivo do Cadaval, jogaram-se os três encontros relativos à 2.a jornada do XVCampeonato Concelhio de Futsal do Cadaval. Esta prova, que se irá disputar até 30 de abril, conta com seis equipas, todaselas do Concelho do...