Q

Previsão do tempo

13° C
  • Friday 13° C
  • Saturday 13° C
  • Sunday 14° C
13° C
  • Friday 13° C
  • Saturday 13° C
  • Sunday 14° C
13° C
  • Friday 13° C
  • Saturday 14° C
  • Sunday 14° C

Porque voto lista A

Carlos Gouveia, Engenheiro e pós-graduado em Gestão de Empresas Ex-administrador-delegado e diretor geral da Schaeffler Portugal (ex-Rol)

EXCLUSIVO

ASSINE JÁ
Quando em novembro um velho amigo me pediu para integrar a lista do Conselho Geral, nas eleições do Montepio Rainha D. Leonor, eu disse-lhe que sim. Disse, também, que tinha convidado um “gajo chato” pois eu não iria pactuar com o marasmo em que se encontra há anos a Casa de Saúde e reforçaria a necessidade de se encontrar uma solução para o antigo edifício da EDP.

Em breve faço 47 anos de sócio de Montepio, uma associação muito querida e respeitada pelos caldenses. Reconhecido pela Casa de Saúde, mas, para mim, muito mais que isso, pois são quatro os seus grandes pilares (Casa de Saúde, Lar, Fisioterapia e Residências Assistidas). Se três funcionam bem e progridem, a Casa de Saúde “parou no tempo” e apresenta, há anos, uma terrível situação deficitária que consome os recursos gerados pelos restantes.

Esta situação tem que ser rapidamente corrigida e, na minha opinião, só será possível através de uma parceria, pois o Montepio sozinho não tem escala, não tem dimensão suficiente para competir e negociar com a mesma força dos atuais grupos de saúde. Por outro lado, não tem capacidade financeira para investir cerca de oito a dez milhões de euros, nem tem uma estrutura de recursos humanos para o desafio de avançar por si só para um novo hospital.

Enquanto membro da lista A conheci o possível projeto. Entendi que se trata de um exercício financeiro complexo, mas executável, assente num equilíbrio de sinergias entre as duas entidades. Enquanto o Montepio cede o espaço, com condições justas, e partilha os serviços de saúde, a Sanfil fará a sua exploração, mantendo regalias especiais para os sócios, semelhantes às atuais, absorvendo os atuais colaboradores da Casa de Saúde que o queiram fazer. Este hospital tem um prazo de execução estimado para adaptação das instalações de dois anos.

Com esta solução, as atuais instalações da Casa de Saúde poderão ser requalificadas, mantendo um serviço de cuidados continuados e abrindo espaço a novos serviços para os sócios. Temos, portanto, um projeto concreto!

Cada mês que passa o Montepio perde muito dinheiro na Casa de Saúde correndo riscos sérios, caso tudo se mantenha.

Adiar, reavaliar e voltar a dar pode ser perigoso. O negócio do Montepio movimenta cerca de 8 milhões de euros e tem de ser

gerido profissionalmente a tempo inteiro.

É por esta razão que eu voto e sou candidato ao Conselho Geral da Lista A.

(0)
Comentários
.

0 Comentários

Deixe um comentário

Últimas

Artigos Relacionados

GNR leva presentes de alunos a idosos

Alunos da turma 8C da Escola Básica e Secundária Fernão do Pó, do Bombarral, prepararam presentes alusivos à páscoa para serem distribuídos por idosos que vivem no concelho.

idosos

Infantis obidenses vencem em futsal

Em jogo da 4ª jornada da Divisão Distrital - Grupo B de futsal em infantis, no pavilhão da EB 2-3 D. Luís de Ataíde, em Peniche, defrontaram-se no passado dia 24 o Peniche Amigos Clube “B” e a Associação Desportiva de Óbidos. O resultado foi de 2-6.

futsal

Concerto solidário com Guiné

Um concerto solidário de angariação de bens para apoio do trabalho missionário na Guiné vai ter lugar no dia 30 de março, às 20h30, e no dia 31 de março, às 16h00, nos Pimpões, nas Caldas da Rainha.

concerto