Q

Previsão do tempo

19° C
  • Saturday 26° C
  • Sunday 23° C
  • Monday 23° C
19° C
  • Saturday 27° C
  • Sunday 23° C
  • Monday 23° C
19° C
  • Saturday 29° C
  • Sunday 25° C
  • Monday 25° C

Homenagem a Abílio de Mattos e Silva

EXCLUSIVO

ASSINE JÁ
Dia 1 de abril é o aniversário do nascimento de Abílio de Mattos e Silva e o Museu Abílio, em Óbidos, e o Museu Doutor Joaquim Manso, na Nazaré, juntaram-se para assinalar o seu aniversário, fazendo o lançamento, nesse dia, de uma exposição online dedicada ao artista, com obras dos dois museus, tendo a Nazaré como tema principal.

Esta iniciativa nasce no âmbito dos estágios de Rui Anastácio e João Ferreira, estudantes do Curso Programação e Produção Cultural na ESAD.CR (Escola Superior de Arte e Design, nas Caldas da Rainha).

Segundo os autores desta iniciativa, “em toda a sua vida, Abílio de Mattos e Silva sentiu uma forte ligação à Nazaré e a Óbidos, dois marcos extremamente importantes na sua vida cultural e artística e que, outrora, chamou de lar”.

“Sendo totalmente concebida para uma apresentação virtual, esta exposição realiza-se na plataforma Google Sites, sendo o critério de seleção das obras centrado nas ‘gentes, espaços e quotidiano da Nazaré’. Pelas obras expostas podemos observar os costumes, os trajes, as vivências, a arquitetura popular, entre outros aspetos da vila piscatória da Nazaré de meados do século XX, através do olhar de Abílio”, escrevem os autores.

Abílio de Mattos e Silva nasceu a 1 de abril de 1908, no Sardoal, mas cedo adoptou a Nazaré e Óbidos como as suas terras de eleição e foi em Óbidos onde foi criado e onde manteve uma residência com a sua mulher, a arquiteta de interiores, Maria José Salavisa. Com a doação de parte do espólio de Abílio, nos inícios do século XXI, à Câmara Municipal de Óbidos, por sua esposa, Maria José Salavisa, surge, em 2008, o Museu Abílio, que tem como foco a divulgação da obra do artista nas suas múltiplas facetas de cenógrafo, figurinista, pintor e designer.

(0)
Comentários
.

0 Comentários

Deixe um comentário

Últimas

Artigos Relacionados

Novo recorde de maior onda surfada na Praia do Norte

Há um novo recorde mundial de maior onda já surfada na Praia do Norte, na Nazaré, que foi alcançado pelo alemão Sebastian Steudtner, que em 29 de outubro de 2020 atingiu os 26,21 metros, segundo foi anunciado nesta terça-feira pela World Surf League (WSL), organizadora dos Red Bull Big Wave Awards.

onda