Q

Previsão do tempo

18° C
  • Thursday 16° C
  • Friday 15° C
  • Saturday 15° C
18° C
  • Thursday 17° C
  • Friday 15° C
  • Saturday 15° C
19° C
  • Thursday 17° C
  • Friday 15° C
  • Saturday 16° C

Homenagem a Abílio de Mattos e Silva

EXCLUSIVO

ASSINE JÁ
Dia 1 de abril é o aniversário do nascimento de Abílio de Mattos e Silva e o Museu Abílio, em Óbidos, e o Museu Doutor Joaquim Manso, na Nazaré, juntaram-se para assinalar o seu aniversário, fazendo o lançamento, nesse dia, de uma exposição online dedicada ao artista, com obras dos dois museus, tendo a Nazaré como tema principal.

Esta iniciativa nasce no âmbito dos estágios de Rui Anastácio e João Ferreira, estudantes do Curso Programação e Produção Cultural na ESAD.CR (Escola Superior de Arte e Design, nas Caldas da Rainha).

Segundo os autores desta iniciativa, “em toda a sua vida, Abílio de Mattos e Silva sentiu uma forte ligação à Nazaré e a Óbidos, dois marcos extremamente importantes na sua vida cultural e artística e que, outrora, chamou de lar”.

“Sendo totalmente concebida para uma apresentação virtual, esta exposição realiza-se na plataforma Google Sites, sendo o critério de seleção das obras centrado nas ‘gentes, espaços e quotidiano da Nazaré’. Pelas obras expostas podemos observar os costumes, os trajes, as vivências, a arquitetura popular, entre outros aspetos da vila piscatória da Nazaré de meados do século XX, através do olhar de Abílio”, escrevem os autores.

Abílio de Mattos e Silva nasceu a 1 de abril de 1908, no Sardoal, mas cedo adoptou a Nazaré e Óbidos como as suas terras de eleição e foi em Óbidos onde foi criado e onde manteve uma residência com a sua mulher, a arquiteta de interiores, Maria José Salavisa. Com a doação de parte do espólio de Abílio, nos inícios do século XXI, à Câmara Municipal de Óbidos, por sua esposa, Maria José Salavisa, surge, em 2008, o Museu Abílio, que tem como foco a divulgação da obra do artista nas suas múltiplas facetas de cenógrafo, figurinista, pintor e designer.

(0)
Comentários
.

0 Comentários

Deixe um comentário

Últimas

Artigos Relacionados

PSP intervém em jogo de futebol

O Comando Distrital da Polícia de Leiria da PSP transmitiu que no final de um jogo de futebol do escalão júnior realizado no passado sábado no Campo Luís Duarte, nas Caldas da Rainha, o juiz da partida “comunicou ao comandante do policiamento” ter existido uma “suposta tentativa de agressão ao árbitro” por parte do treinador de uma das equipas.

Bárbara Costa no “Centro das Conversas”

A iniciativa “Centro das Conversas”, realizada no passado dia 20, no Shopping Center La Vie Caldas da Rainha, contou com a presença de Bárbara Costa, Miss Petite Mesoamérica Portugal 2024 e vencedora do Mesoamerica International 2024, concurso de beleza e dança.

miss