Q

Previsão do tempo

14° C
  • Sunday 23° C
  • Monday 22° C
  • Tuesday 21° C
14° C
  • Sunday 23° C
  • Monday 23° C
  • Tuesday 22° C
14° C
  • Sunday 25° C
  • Monday 25° C
  • Tuesday 23° C

Homenagem a Abílio de Mattos e Silva

EXCLUSIVO

ASSINE JÁ
Dia 1 de abril é o aniversário do nascimento de Abílio de Mattos e Silva e o Museu Abílio, em Óbidos, e o Museu Doutor Joaquim Manso, na Nazaré, juntaram-se para assinalar o seu aniversário, fazendo o lançamento, nesse dia, de uma exposição online dedicada ao artista, com obras dos dois museus, tendo a Nazaré como tema principal.

Esta iniciativa nasce no âmbito dos estágios de Rui Anastácio e João Ferreira, estudantes do Curso Programação e Produção Cultural na ESAD.CR (Escola Superior de Arte e Design, nas Caldas da Rainha).

Segundo os autores desta iniciativa, “em toda a sua vida, Abílio de Mattos e Silva sentiu uma forte ligação à Nazaré e a Óbidos, dois marcos extremamente importantes na sua vida cultural e artística e que, outrora, chamou de lar”.

“Sendo totalmente concebida para uma apresentação virtual, esta exposição realiza-se na plataforma Google Sites, sendo o critério de seleção das obras centrado nas ‘gentes, espaços e quotidiano da Nazaré’. Pelas obras expostas podemos observar os costumes, os trajes, as vivências, a arquitetura popular, entre outros aspetos da vila piscatória da Nazaré de meados do século XX, através do olhar de Abílio”, escrevem os autores.

Abílio de Mattos e Silva nasceu a 1 de abril de 1908, no Sardoal, mas cedo adoptou a Nazaré e Óbidos como as suas terras de eleição e foi em Óbidos onde foi criado e onde manteve uma residência com a sua mulher, a arquiteta de interiores, Maria José Salavisa. Com a doação de parte do espólio de Abílio, nos inícios do século XXI, à Câmara Municipal de Óbidos, por sua esposa, Maria José Salavisa, surge, em 2008, o Museu Abílio, que tem como foco a divulgação da obra do artista nas suas múltiplas facetas de cenógrafo, figurinista, pintor e designer.

(0)
Comentários
.

0 Comentários

Deixe um comentário

Últimas

Artigos Relacionados

Festa no Reguengo da Parada

A festa em honra de Nossa Senhora da Guia vai animar o Reguengo da Parada entre 10 e 19 de maio, numa organização da Associação Desportiva e Recreativa. No dia 10, pelas 22h00, o baile é com Chaparral Band, e no dia 11 atua Bico d’Obra, seguindo-se o dj Rikardo....

437574991 1873892616378257 4348903617813390839 n

Convívio na Palhoça

A Associação Cultural Desportiva da Palhoça é palco de um almoço de convívio com cozido à portuguesa no dia 28 de abril. A animação musical estará a cargo de Rodrigo. Inscrições pelo telemóvel...

Samuel Freire e Catarina Ribeiro vencem nas Caldas nos 10.000 metros

Samuel Freire e Catarina Ribeiro conquistaram no passado sábado os títulos de Portugal em 10.000 metros, nos campeonatos que decorreram na pista verde de Caldas da Rainha, numa organização da Federação Portuguesa de Atletismo, com apoio da Associação Distrital de Atletismo de Leiria e do Município de Caldas da Rainha.

atletismo2