Q

Previsão do tempo

13° C
  • Thursday 23° C
  • Friday 23° C
  • Saturday 21° C
13° C
  • Thursday 24° C
  • Friday 24° C
  • Saturday 22° C
13° C
  • Thursday 25° C
  • Friday 25° C
  • Saturday 23° C

“Marés” ajuda ligação do meio académico à comunidade

EXCLUSIVO

ASSINE JÁ
Chama-se “Marés” e apresenta-se como um grupo criativo composto por estudantes, docentes e técnicos da Escola Superior de Turismo e Tecnologia do Mar (ESTM), que tem como objetivo trabalhar na área criativa e no enriquecimento e dinamização cultural do estabelecimento de ensino, por forma a potenciar as relações no meio académico e na comunidade de Peniche.
O primeiro evento do “Marés” foi uma conversa com o surfista penichense Ernesto Figueiras

O grupo, que pretende criar um espaço de trabalho e de convívio, visa a dinamização da ESTM em três vertentes: rede de voluntariado entre estudantes e empresas/associações, procurando fazer-se um complemento à parceria já existente entre os municípios e a ESTM, nomeadamente na participação voluntária de estudantes em determinados eventos da região, criação de um plano formativo não formal (formações/workshops) diversificado, de forma a que os estudantes possam complementar as suas aprendizagens adquiridas em contexto formal (componente letiva), e um espaço cultural ESTM, através da promoção de uma agenda cultural dinâmica, criativa e interativa direcionada à comunidade educativa e à comunidade envolvente.

A equipa do “Marés” conta com estudantes e docentes dos cursos de Animação Turística, Gestão de Eventos e Marketing Turístico, e técnicos do Gabinete de Imagem e Relações com o Exterior (GIRE) e da Biblioteca da ESTM, estando aberta à participação de outros colaboradores.

Face ao atual contexto pandémico, e numa fase inicial, o grupo está a promover uma agenda cultural composta por atividades e eventos dinamizados em formato online, nomeadamente na rede social Instagram e no Youtube. O primeiro evento promovido pelo “Marés” decorreu no passado dia 24 e contou com a participação do penichense e surfista Ernesto Figueiras, que partilhou os seus projetos e o seu percurso.

Na próxima quinta-feira o grupo vai lançar o passatempo musical “Câmara Off”, que consistirá na apresentação de vozes de elementos da comunidade académica (estudantes, técnicos e docentes), de forma anónima, que vão “encantar” as redes sociais. Os participantes e a “voz revelação” da comunidade ESTM, selecionada por um júri, serão revelados no dia 21 de abril, durante um evento artístico de stand-up comedy, poesia e música.

Já no final do mês de abril serão abertas as candidaturas para um concurso de curtas metragens, cujo vencedor será anunciado no dia 19 de maio, durante o evento “ComFimNaMente” (Sentimentos em Pandemia). O criador da melhor curta metragem ganhará a oportunidade de participar num workshop com um técnico da área de edição de vídeo e criatividade. Os melhores vídeos serão promovidos nas redes sociais do “Marés” e da ESTM, divulgando-se o trabalho dos participantes.

O último evento virtual está agendado para o dia 23 de junho, e consistirá numa festa com a participação de um dj para celebrar a vida e o verão. Em simultâneo com estes três eventos virtuais, decorrerão atividades dinamizadas nas redes sociais, de forma a criar interação com a comunidade e a alcançar a participação de todos os que acompanhem o “Marés”, nomeadamente através de diretos e conversas informais com personalidades da região Oeste.

O grupo “Marés”, além de estar presente no Facebook, Instagram e Youtube, vai ainda lançar um site na internet no final do mês de abril. “Este é um projeto que pretendemos que perdure, daí procurarmos ter estudantes de diferentes anos numa colaboração mais efetiva da gestão e planeamento do projeto, de forma a dar-se continuidade de uns anos letivos para os outros”, afirma Daniela Amorim, docente da ESTM e responsável pelo projeto.

(0)
Comentários
.

0 Comentários

Deixe um comentário

Artigos Relacionados

Empate com o Amora mantém o Caldas em segundo lugar

Amora FC e Caldas SC disputaram no passado sábado, no estádio da Medideira, uma partida a contar para a jornada 8 que terminou com igualdade a uma bola. Com este resultado, o Caldas soma 18 pontos e mantém-se em segundo lugar, mantendo tudo em aberto para as últimas duas jornadas na Série 2 de manutenção na Liga 3.

caldas2