Q

Previsão do tempo

27° C
  • Saturday 26° C
  • Sunday 23° C
  • Monday 21° C
28° C
  • Saturday 26° C
  • Sunday 23° C
  • Monday 21° C
29° C
  • Saturday 29° C
  • Sunday 25° C
  • Monday 22° C

Plantadas as primeiras 54 árvores no futuro Parque de Lazer de Santo Onofre

EXCLUSIVO

ASSINE JÁ
As 54 árvores que são as primeiras a serem plantadas no futuro Parque de Lazer de Santo Onofre, no terreno entre o Cencal e o Colégio Rainha D. Leonor, chegaram no passado dia 23.
Oliveiras, choupos, freixos, plátanos e olaias são plantados

Segundo o arquiteto paisagista, Ruben Prata, a principal preocupação foi a de trazer espécies autóctones ou que se dão bem nesta região, de forma a reduzir a necessidade de manutenção, e que tivessem já alguma dimensão.

Ao não ter relva, este parque também não exigirá regas quase diárias. “Vamos manter o prado que já existia, haverá vários arbustos e flores, e dá para nos sentarmos ou deitarmos”, explicou Ruben Prata.

As oliveiras, choupos, freixos, plátanos e olaias, entre outras, vão criar diferentes ambientes de cores e cheiros. Será também plantada alguma vegetação habituada a climas mais secos.

A intervenção neste espaço, que está reservado para a eventual construção do futuro hospital do Oeste, está a ser desenvolvida pela Câmara Municipal das Caldas da Rainha, proprietária do terreno, e pela União de Freguesias das Caldas da Rainha – Santo Onofre e Serra da Bouro.

A União de Freguesias considerava importante que o terreno pudesse ser utilizado até existir uma decisão sobre a localização do novo hospital. Por isso, todos os equipamentos que virão a ser colocados serão amovíveis e poderão ser deslocados para outro local, sempre que necessário, permitindo que o terreno possa ficar livre em qualquer altura.

“Trabalhámos em conjunto com a Câmara Municipal no sentido de encontrar uma solução provisória para que as pessoas possam aproveitar o espaço para as suas caminhadas, andar de bicicleta ou simplesmente para passear”, explicou Jorge Varela, para quem esta área será complementar ao Parque e à Mata.

“Assim, proporcionamos um espaço de lazer alternativo, fazendo ligação ao Abraço Verde no complexo desportivo”, salientou o presidente da autarquia, Tinta Ferreira.

A primeira fase da intervenção consistiu na limpeza do terreno, mantendo-se as árvores e o padro existentes. Foram criados trilhos, com saibro, a partir dos caminhos que já foram marcados pelas pessoas que por ali passam diariamente, mas também novos percursos. “Já se nota que há muitas pessoas por aqui a caminharem e a andar de bicicleta”, referiu Jorge Varela.

Na segunda fase estão a ser plantadas novas árvores e serão feitos alguns arranjos urbanísticos, por exemplo, colocando papeleiras. Só na última fase é que serão instalados alguns equipamentos amovíveis de fitness e para crianças e restante mobiliário urbano.

Por ali passará a futura ciclovia, estando ainda prevista a criação de uma pista para bicicletas BMX e uma área de terrado multiusos.

(0)
Comentários
.

0 Comentários

Deixe um comentário

Últimas

Artigos Relacionados

João Almeida com Covid-19 desiste do Giro d’Italia

A 18ª etapa do Giro d’Italia, nesta quinta-feira, fica marcada pela ausência do ciclista caldense João Almeida, que acusou positivo à Covid-19, sendo assim forçado a abandonar a prova, quando ocupava o quarto lugar, a 1 minuto e 54 segundos do líder e a 49 segundos do pódio.

almeida 3

Aluna caldense “Embaixadora UC à Frente” 

A caldense Beatriz Lopes, estudante do Mestrado Integrado em Ciências Farmacêuticas na Universidade de Coimbra, recebeu o prémio “UC à Frente”, atribuído pela Reitoria da Universidade de Coimbra (UC).

premio 1

Vigília com “abraço” ao hospital das Caldas da Rainha

Uma vigília que terminou com um cordão humano em frente à urgência do hospital das Caldas da Rainha foi a forma encontrada pela população para exigir medidas do Governo para melhorar as condições em que trabalham os profissionais de saúde. O alerta foi feito na noite da passada sexta-feira.

vigilia2