Q

Previsão do tempo

19° C
  • Wednesday 22° C
  • Thursday 24° C
  • Friday 23° C
19° C
  • Wednesday 23° C
  • Thursday 24° C
  • Friday 23° C
20° C
  • Wednesday 26° C
  • Thursday 25° C
  • Friday 25° C

GNR localiza idosos incontactáveis

Francisco Gomes (texto)

EXCLUSIVO

ASSINE JÁ
Um idoso de 76 anos que tinha sido dado como desaparecido na freguesia de Moita dos Ferreiros, no concelho da Lourinhã, no passado dia 20, foi localizado pela GNR no dia seguinte, no interior da sua habitação, prostrado no chão da casa de banho e consciente, mas com sinais de hipotermia e bastante debilitado, uma vez que, por ter caído, esteve assim durante cerca de 24 horas.
A GNR lança alerta para prevenir desaparecimento de idosos

Após o alerta de um familiar que comunicou o desaparecimento do idoso, os militares encetaram diligências policiais para o localizar, percorrendo toda a área envolvente e questionando familiares e vizinhos. O idoso acabou por ser localizado e foi acionada a assistência médica para o local, tendo o idoso sido transportado para uma unidade hospital para acompanhamento do seu estado de saúde.

Esta ação contou com o apoio dos Bombeiros Voluntários da Lourinhã.

Entretanto, a GNR da Lourinhã socorreu no passado dia 23 uma idosa de 80 anos que estava incontactável naquele concelho.

Na sequência de um alerta por parte da filha da otogenária, alegando que não conseguia contactar a sua mãe que vivia sozinha, os militares foram ao local para tentarem encontra-la. Ao acionarem a campainha da sua residência, ouviram um pedido de socorro vindo do interior da habitação, tendo descoberto a idosa caída no chão da sala e consciente, aparentando estar bastante debilitada.

Foi acionada a assistência médica, tendo sido transportada para a unidade hospitalar de Torres Vedras, para avaliação do seu estado de saúde.

“O desaparecimento de idosos é um fenómeno para o qual a GNR tem estado particularmente atenta, não só pelo esforço desenvolvido no sentido de permitir a localização dos desaparecidos, mas sobretudo pela prevenção deste tipo de ocorrências, alertando para a problemática”, refere o Comando Territorial de Lisboa.

Nesse sentido, a GNR alerta para o seguinte: Os familiares devem estar cientes se os idosos ainda estão nas suas plenas capacidades físicas e psíquicas, para poderem sair de casa sozinhos, sem correrem o risco de se perderem.

Os familiares devem procurar conhecer as rotinas dos idosos e ter informação sobre o local para onde estes pretendem ir quando saem de casa, para que, no caso da chegada tardar mais do que o previsto, possam por aí iniciar a sua procura.

Sempre que possível, os idosos devem fazer-se acompanhar de um telemóvel ligado, para que, em caso de necessidade, possam contactar ou serem contactados pelos seus familiares e, em caso de desaparecimento, serem mais facilmente localizados através de localização celular.

Os idosos devem ter sempre na sua posse os contactos dos seus familiares, para que, em caso de desorientação, outras pessoas possam entrar em contacto com os mesmos.

A GNR realiza, através das Secções de Prevenção Criminal e Policiamento Comunitário, com o reforço dos militares dos postos territoriais, ações de proximidade que vão desde o levantamento e georreferenciação de situações em que os idosos vivem sozinhos ou em locais isolados, até à realização de ações de sensibilização e informação, visitas, sinalização de casos problemáticos e respetivo encaminhamento para as instituições de apoio social locais e participação em equipas multidisciplinares de intervenção e acompanhamento.

(0)
Comentários
.

0 Comentários

Deixe um comentário

Últimas

Artigos Relacionados

Interrupção de fornecimento de água

Vai decorrer a interrupção de fornecimento de água entre 17 de abril e 3 de maio, das 09h00 às 13h00 e as 14h00 e as 18h00, no centro de Salir do Porto, na zona limitada pelas ruas Humberto Delgado, Primeiro de Maio, Castelo e 25 de Abril.

Restrições à circulação rodoviária

Devido à execução de trabalhos de pavimentação, a circulação rodoviária será alvo de condicionamentos na cidade das Caldas da Rainha, na Rua 31 de janeiro entre 15 e 17 de abril, na Avenida Eng.º Marcelo Morgado, nos dias 18, 19, 22 e 23 de abril, e na Avenida General Pedro Cardoso nos dias 22, 23, 24 e 26 de abril.

Roadshow Eleições Europeias

Organizado pela Agência Nacional de Erasmus+ Juventude/Desporto e Corpo Europeu de Solidariedade, em parceria com os Multiplicadores da Rede Eurodesk - Município das Caldas da Rainha e Leader Oeste, o Roadshow Eleições Europeias passou pelas Caldas da Rainha no dia 9, entre as 10h00 e as 17h00, na Praça da Universidade.

road1